Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2010

Serafim para Governador...

... do interior do Amazonas

O interior do Amazonas está bem na foto. Agora todos os candidatos a governador vão fazer uma administração voltada para o hinterland. Depois de que o Serafim, Marcelo Serafim e o Marcelo Ramos percorreram vários municípios e escreveram no seus blogs que o interior estava entregue as baratas, todo mundo só fala nisso. E muito bom que assim seja. O nosso município mais populoso, fora a capital, tem o quê ? 100 mil habitantes ? Vários deles têm 20 mil, 10 mil e até muito menos. O Amazonas é rico, tem um orçamento de 8 bilhões por ano. Mas não tem um programa de desenvolvimento do interior do Estado. Então, cuidar do interior é uma questão de boa vontade política, são cidades pequenas, menores que os bairros da capital. Segundo um amigo meu, "algumas delas estão com duzentos anos de atraso."

Blog do Holanda - Por que o senhor quer ser governador do Amazonas?
Alfredo Nascimento - Porque estou preparado pra isso. Porque o Amazonas tem que resolver seus problemas estruturais não apenas na propaganda. Veja como piorou a situação do interior nos últimos anos. Não tem emprego, não tem atividade econômica, saúde, nem segurança. É um abandono de dar dó. São nossos irmãos amazonenses injustiçados com o que são obrigados e viver. O Amazonas é um estado rico, mas os problemas são os mesmos há décadas, a qualidade de vida das pessoas não melhora na mesma medida que a arrecadação do estado. Quero ser governador para acabar com essa injustiça.

O Serafim soma muito nessa chapa do Alfredo Nascimento; portanto, advogo que a ele seja dado a missão de administrar os projetos do governo do Estado para o interior do Amazonas, que seja o vice-rei. Dizem que o ócio é o pai de todos os vices. O Serafim tem muito a contribuir, que assuma a gestão da administração do interior do Estado.
Como eu adoro dar palpite, eis aqui mais um.
Amém

sábado, 29 de maio de 2010

O PIM perde centro de P & D

Da Folha Online
28/05/2010-08h32

São Paulo e Rio disputam área de pesquisa da GE

Segue comentário após a notícia.

Os Estados de São Paulo e Rio estão no páreo para abrigar o centro de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da General Electric --investimento de US$ 150 milhões e que resultará na geração de 300 empregos de engenharia, informa Mariana Barbosa, em reportagem na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).
O centro brasileiro será o segundo maior da GE em número de engenheiros. Fora dos EUA, a companhia possui centros na Índia (450 engenheiros), na China (250) e na Alemanha (100). A GE iniciou entrevistas com engenheiros e a expectativa é que em junho seja definido o local que abrigará o prédio de 30 mil metros quadrados.
Segundo o vice-presidente e líder global dos centros de P&D da GE, Mark Little, os fatores que vão determinar a escolha são: potencial para atrair mão de obra qualificada, proximidade de clientes e incentivos governamentais. "Nosso negócio é gerar soluções para as companhias", disse Little à Folha.
Cerca de 50% a 60% dos projetos são custeados pela GE. O restante é feito por empresas parceiras e/ou governo. Depois, a GE vende os equipamentos que resultaram da pesquisa
.


O título deste post exige uma pergunta e uma resposta: E o PIM estava concorrendo para conseguir esse centro de pesquisa e desenvolvimento ? Não. Porque não possui massa crítica de engenheiros e cientistas para receber um projeto desse porte.
Há dez anos estudo esse assunto, que, em 2004, resultou em tese de doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o título: Estratégias Governamentais para o Desenvolvimento do Pólo Industrial de Manaus. Para escrever esse trabalho estudei muito sobre a Zona Franca de Manaus e várias outras pelo mundo afora; como também parques tecnológicos. Em breve vou escrever aqui sobre isso, só estou tentando ser conciso, o que é muito difícil. Fui motivado pelo que escreveu recentemente o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, defendendo a prorrogação da ZFM por 100 anos, em oposição a sua perenização, como insinuou José Serra, em uma entrevista recentemente. No seu texto ( http://www.blogdosarafa.com.br/?p=6169&cpage=1) Serafim diz que a perenização não garante nada, porque ela pode ser desfeita a qualquer momento, mas se prorrogada por 100 anos, esta não poderá ser interrompida. Mas isso é assunto para outro post, pois na minha tese defendo medidas para a ZFM, justamente para perenizá-la, em situação adversa, caso o Congresso não mais faça a sua prorrogação, que no momento está assegurada até 2023. Minha proposta não vai de contra a do Serafim, nem a do Serra.
Quero chamar atenção para o texto da Folha. A nossa zona franca começou de verdade em 1967, já são 43 anos. É sobretudo um projeto exitoso, 400 empresas, 100 mil empregos diretos, gerando renda para milhares de famílias, conservando a floresta amazônica amazonense de pé, etc. etc. Os sub-produtos dela: exôdo rural, favelas e outras mazelas, não obstante, serem resultados dela, não é exclusividade dela. As grandes cidades brasileiras, que não possuem zonas francas, também apresentam esse tipo de problemas. As estatísticas estão aí toda hora sendo publicadas. Na realidade, é por causa, também, dessas estatísticas que a tese não foi ainda publicada. De 2004 para cá, em alguns aspectos, o PIM não mudou nada, mas em termos de nível de produção, números de operários e firmas, sim. Além da falta de dinheiro para pagar a publicação, falta tempo para atualizar dados.
A nossa ZFM é muito maior do que a de Barcelona (Parc de Vallés) e do parque tecnológico de Bangalore (Science Parks of India, Bangalore), também chamado Silicon Valley da Índia. Para ficar com dois exemplos apenas.
O Parque Tecnológico de Bangalore foi criado em 1991, ontem. Tem dezenove aninhos apenas. E tem mais de 2500 laboratórios de P&D. Vocês querem que eu repita ? 2500 laboratórios de P&D. O que diz o texto da Folha ? A General Electric tem 450 engenheiros na Índia. Sabem quantos centros de pesquisas temos no Pólo Industrial de Manaus ? Dá para contar em uma mão. E por quê ? Porque não temos mão de obra especializada para termos mais do que isso. O que fizeram os indianos? Lá os incentivos fiscais não são pelo tempo que durar o parque tecnológico.Os incentivos fiscais são só por cinco anos (querem que eu repita?), com desconto na tarifa de energia elétrica; e no mínimo 50% da produção de software tem de ser exportado. E como foi que eles conseguiram atrair tantas empresas em tão pouco tempo ? Primeiro procuraram formar mão de obra qualificada criando ou aprimorando os institutos tecnológicos para formação de engenheiros. Na Espanha, a Universitat Autònoma de Barcelona está localizada dentro do parque industrial, para que a interação academia-indústria seja mais rápida.
Eu defendia a transformação da UTAM, em um centro de excelência, no ITA do Norte; ou no ITAM, Instituto de Tecnologia do Amazonas. E continuo defendendo a transformação da EST, Escola Superior de Tecnologia da UEA, no ITAM. Apesar da EST ser bem melhor, academicamente falando, do que a UTAM. Dei aulas nos dois, posso afirmar isso. Defendo por razões de agilidade administrativa, tomada de decisão, captação de recursos, execução de objetivos. É uma questão política. Quem tem 6 bilhões para gastar num projeto esportivo, tem capacidade criativa de buscar recursos para criar uma centro de excelência. Zeferino Vaz ,quando criou a Unicamp, tinha em mente criar em Campinas uma outra USP. E com isso provocou a instalação de várias empresas de base tecnológica na região (Parque Tecnológico de Campinas: http://inovacao.scielo.br/pdf/inov/v3n2/a23v03n2.pdf). A Embraer não existiria sem o ITA. A Petrobrás não chegaria onde chegou sem o CENPES, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello. O centros de pesquisas não vêm para Manaus por falta dos chamados knowledge workers. Existem casos isolados formando engenheiros especializados, como o CT-PIM, Centro de Ciência e Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus, dirigido pelo professor, phd em economia, Admilton Salazar; o Instituto Nokia de Tecnologia (IndT), dirigido pelo engenheiro elétrico Geraldo Feitoza; o NUTEC, Núcleo Interdisciplinar de Gestão Tecnológica de Materiais e Processos e o CETELI, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Eletrônica e da Informação, ambos da UFAM.
Semana passada li duas boas notícias: a UEA vai criar um centro de inovação e a UFAM o Parque Tecnológico para Inclusão Social: Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Segundo o Portal da UFAM. “O financiamento federal para o Parque, avaliado em 17,2 milhões de reais, se tornou possível por meio da articulação entre a reitora Márcia Perales e o deputado Marcelo Serafim, em novembro de 2009.” Tentei encontrar mais informações no site da UEA sobre o centro de inovação, mas não obtive sucesso.
A UFAM também está de parabéns pela criação do curso de engenharia de petróleo e gás. Esta semana ouvi na rádio entrevista de um headhunter, dizendo que a profissão do presente e do futuro, em termos de salário, é de engenheiro de petróleo e gás. O recém formado tem o maior salário de entrada no mercado, e os com experiência sofrem grande demanda. Considerando que o pré-sal está engatinhado, e na nossa região, com o gasoduto Coari-Manaus, cujo potencial ainda está por ser determinado, a demanda tende aumentar no futuro.
Resumindo, defendo a implantação de centros de excelência para formar mão de obra especializada para o PIM, algo mais além de que uma boa universidade. Devemos, contudo, agora mesmo, tentar convencer os laboratórios de P&D a se instalarem aqui. A Embraer chegou a mandar buscar 150 engenheiros no leste europeu, em 2001, que foram enviados de volta, em 2006, depois da implantação, junto com o ITA, do Programa de Especialização em Engenharia (PEE). Mestrado profissionalizante feito dentro da própria Embraer, como o diploma expedido pelo ITA.
Precisamos nos preparar, AGORA, para sobrevivermos sem os incentivos fiscais, para fazermos a transição de parque industrial de produção em massa, para nos tornamos um parque tecnológico de produtos de maior valor agregado,maior produtividade, menores custo; deixando cada vez mais de ser intensivo de mão de obra, para ser intensivo de capital, migrado de vantagens comparativas para vantagens competitivas. E isso pode ser feito, independentemente, se ZFM vai ser perenizada ou prorrogada por 100 anos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Brasil e EUA ampliam validade de visto para 10 anos


Brasília, 27 de maio de 2010 – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil têm a satisfação de anunciar a concessão recíproca de vistos com validade de 10 anos para viagens de turismo e de negócios. Essa mudança entra em vigor nesta sexta-feira, 28 de maio de 2010. Anteriormente, a validade máxima desses vistos era de cinco anos.
Além disso, Brasil e Estados Unidos decidiram eliminar as taxas cobradas para a concessão de vistos de viagens de negócios, de estudante e de intercâmbio/professores visitantes.
A taxa de solicitação de visto continuará sendo cobrada de toda pessoa que solicitar qualquer tipo de visto, incluindo visto de turismo e de negócios.
Para outras informações sobre vistos para viajar para os EUA: www.embaixadaamericana.org.br/index.php?itemmenu=38&submenu=11&action=visa.php
Para mais informações sobre vistos e custos dos vistos para viajar para o Brasil, favor consultar as páginas dos Consulados do Brasil no exterior.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pastor Vigário

Até muito recentemente, Papa, Cardeal, Bispo, Pároco e Vigário só existiam dentro da igreja católica. Agora tem igreja evangélica que tem pastor bispo e pastor vigário.

Como não paga multa de trânsito

Um grande amigo meu, coronel do Exército, que serve em Brasília, me mandou a seguinte informação, que achei interessante:

" No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Leve a xerox da carteira de motorista, documentação do carro e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada."

Vejamos o que diz o CTB:

CAPÍTULO XVI
DAS PENALIDADES

...
Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.
§ 1º A aplicação da advertência por escrito não elide o acréscimo do valor da multa prevista no § 3º do art. 258, imposta por infração posteriormente cometida.


E o que reza o § 3ºdo art. 258

Art. 258. As infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade, em quatro categorias:
I - infração de natureza gravíssima, punida com multa de valor correspondente a 180 (cento e oitenta) UFIR;
II - infração de natureza grave, punida com multa de valor correspondente a 120 (cento e vinte) UFIR;
III - infração de natureza média, punida com multa de valor correspondente a 80 (oitenta) UFIR;
IV - infração de natureza leve, punida com multa de valor correspondente a 50 (cinqüenta) UFIR.
§ 1º Os valores das multas serão corrigidos no primeiro dia útil de cada mês pela variação da UFIR ou outro índice legal de correção dos débitos fiscais.
§ 2º Quando se tratar de multa agravada, o fator multiplicador ou índice adicional específico é o previsto neste Código.
§ 3º (VETADO)
§ 4º (VETADO)


sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Lógica Flamenguista

Quero me solidarizar, nesse momento de comoção, dor e tristeza, com o dr. Ney Bastos Soares Nogueira Jr. e toda a Nação..., digo, nação rubro-negra pela desclassificação do Flamengo da Copa Libertadores.
Gostaria de refletir a lógica flamenguista; seja este, torcedor, jornalista, ou dirigente do clube.
Quando o Flamengo ganhou do Corinthians e se classificou e seguiu em frente na Libertadores, o técnico provisório Rogério Lourenço virou herói e a presidente do clube, Patrícia Amorim, disse que ele iria ser efetivado. Peraí. Eu disse ganhou do Corinthians ? Sim. Apesar do resultado ter sido 2 a 1 para o Corinthians, as manchetes dos jornais falavam na vitória do Flamengo. O que aconteceu foi que cada equipe ganhou na sua casa. No Rio, o Flamengo ganhou de 1 a 0, e como os dois ficaram como mesmo saldo de gols, o Flamengo ficou com a vaga, porque fez gol na casa do adversário. O Lucas e Mateus, sobrinhos meus, flamenguistas chatos, repetiam que naquela partida o Flamengo ganhou. Com a empolgação da classificação, mesmo perdendo, o Rogério Lourenço virou herói. Anote aí: perdeu e virou herói. No jogo seguinte a ficha caiu, o Flamengo perdeu, novamente, para o Universidad do Chile. Então, são duas derrotas seguidas sob nova direção. Cadê o herói ? E ontem, o Flamengo ganhou, do Universidad do Chile, no Chile, fez bonito, mas foi desclassificado. Veja bem ! O Flamengo ganhou, mas o técnico, comenta-se vai ser demitido.
Cadê o Andrade, técnico demitido ? Quando ele foi campeão brasileiro ano passado, apareceu no Fantástico (ouvi e vi) dizendo que quando era auxiliar técnico, a esposa dele dizia que ele era apenas guardador de bolas, e que não era respeitado. Em seguida, ela aparece e diz que a diretoria teve de engoli-lo, devido as vitórias que teve, mas era demais para a elite do Flamengo ter um técnico negro. Só sei que o cara foi efetivado, contra a vontade da direção, que reclamava do salário de R$ 150 mil que passou a ganhar, uma micharia comparado com o salário do Mano Menezes, que ganha R$ 350 mil. O Parreira ganhava R$ 500 mil no Fluminense. O certo é que arranjaram um desculpa e demitiram o Andrade, e agora o time taí de cabeça baixa, e sem Adriano na seleção.
Andrade participou, pelo Flamengo, das conquistas da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981, e de quatro campeonatos brasileiros, além de vários títulos cariocas. Foi medalha de prata nas Olímpiadas de Seul, em 1988. O quinto título nacional foi pelo Vasco. Em 2009 foi escolhido o técnico do ano pela CBF.
Não se preocupem, Ney, Lucas e Mateus, o Internacional, da Fabiana, que conhece o caminho das pedras, vai vingar o Flamengo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grande Momento do Brasil

Um gigante sul-americano acorda
por Juan de Onis

JUAN DE ONIS é um ex-correspondente do The New York Times e do Los Angeles Times, que vive no Brasil. Ele é o autor de A Catedral Verde: Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Depois de décadas de para-e-recomeça crescimento e da desordem política, o Brasil hoje parece pronto para finalmente cumprir o seu longo-latente potencial como global player. As principais características do despertar do Brasil, são amplamente reconhecidos: expansão das exportações, as descobertas de petróleo, a estabilidade financeira, baixa inflação, crescimento do investimento estrangeiro e doméstico, a demanda de consumo em expansão, a assistência social focada nos mais necessitados, e de coesão política democrática. A economia diversificada do Brasil agora é fundada em setores fortes em petróleo, mineração, agricultura, e, mais recentemente, os biocombustíveis - que se beneficiaram de uma combinação de avanços tecnológicos e fortes incentivos para o investimento privado. O país conta agora com um PIB de 1,58 [2008] trilhões de dólares, que o coloca entre as dez maiores economia do mundo.
A ascenção do Brasil não é o resultado da esparmos de sorte. Embora os fatores globais, como a alta das commodities e acesso fácil ao capital estrangeiro, têm ajudado, não houve nenhuma alquimia tropical ou uma economia de vodu. O segredo do sucesso atual do Brasil está na continuidade da sua boa gestão econômica e política. Nos últimos anos, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula), o Brasil continuou as políticas pró-mercado econômicas iniciadas por governos anteriores que domou a inflação e estimulou investimentos privados.
Ainda assim, o Brasil continua a ser um trabalho em andamento. A estabilidade contínua e o crescimento futuro exigirá evitar os erros do passado e encontrar novas soluções para os problemas que ainda permanecem. Estes incluem corrupção, reformas tributárias e trabalhistas parafisadas, os baixos níveis de poupança doméstica, inadequadas conquistas na educação pública e insuficiência de trabalho altamente qualificados. Se o Brasil tiver sucesso em resolver essas questões permitiria o Brasil a continuar subindo, e o Brasil - há muito tempo considerada como um país periférico - finalmente por se tornaria um player global.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os Jogos Olímpicos do Rio e a Nova Manaus Moderna

Volto a tocar nesse tema novamente: a revitalização da área em volta do porto de Manaus, mas precisamente a região do mercado Adolpho Lisboa e daquela bagunça chamada Manaus Moderna. Citei, anteriormente, o que foi feito na cidade de Yokohama, no Japão. Mas, o noticiário nos lembra de uma outra cidade que também restaurou a sua área portuária: Barcelona. E o seu prefeito, Pascal Maragall, por ocasião das Olímpidas de 92, está no Rio para passar sua experiência. Vale lembrar que até então tudo ocorreria num dos mais lindos cartões postais do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca.

"O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou nesta terça-feira [18] à comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) a proposta de transferência do Centro e da Vila de Mídia dos Jogos Olímpicos de 2016 para a Zona Portuária da cidade. O projeto inicial previa a instalação desses equipamentos na Barra da Tijuca, na zona oeste, e, com a mudança, eles ficariam próximo à Avenida Francisco Bicalho.

Para Paes, a ideia de transferir esses equipamentos é de aproveitar a oportunidade da realização das Olimpíadas para deixar um legado ainda maior para o Rio, com a revitalização de uma área degradada como a Zona Portuária.”

Foi assim que fizeram em Barcelona. Maragall afirmou ontem, em entrevista a Globo News, que para as Olímpiadas foram construídos cinco hoteis, e agora na área existem mais de cem. Não zona portuária, ele construiu a vila olímpica e Barcelona nunca mais foi a mesma. Nós não estamos nos preparando para sediar uma Olímpiada, mas seremos uma cidade-sede da Copa do Mundo.

“A Vila Olímpica de Barcelona foi a primeira área marítima [??] de Barcelona e tem uma nova marina, uma avenida grande e boa seleção de bares e restaurantes... A Vila Olímpica foi construída com dois objetivos, para modernizar o setor urbano e satisfazer as necessidades de alojamento dos Jogos Olímpicos.”

Uma das expressões mais usadas na mídia española foi: “ La ciudad de Barcelona se abrió al mar.”

Ops! Por quê ? Eles viviam de costas para o mar ? Parece uma cidade que eu conheço. Qualquer coincidência e mera semelhança.


PS. Um abraço ao meu amigo Chico Moreira.

sábado, 15 de maio de 2010

Previsão para alta do PIB este ano já chega a 7,5%

Bancos e consultorias revisaram para cima suas estimativas para o desempenho da economia brasileira. Algumas projeções já apontam alta de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. Se confirmado, será o melhor resultado desde 1985 e um dos mais expressivos do mundo, superado apenas pelos países asiáticos. Dados recentes de produção industrial, varejo e emprego surpreenderam o mercado e provocaram a revisão das estimativas.

Uma das projeções mais altas é a do Itaú Unibanco, que anunciou ontem revisão da estimativa de 6,5% para 7,5%. O economista Aurélio Bicalho atribui o novo cálculo a alguns fatores, como a forte expansão da atividade econômica no primeiro trimestre, o crescimento mundial superior ao esperado (apesar dos problemas na Europa) e a manutenção de alguns estímulos fiscais, como o IPI menor para a compra de materiais de construção Por fim, Bicalho observa que o mercado de crédito tem se fortalecido. Segundo o Banco Central, os empréstimos cresceram 2,6% entre janeiro e março.

Na segunda-feira, o Bradesco elevou de 6,4% para 7% a projeção de crescimento do PIB em 2010. A MB Associados também reviu a estimativa para o PIB em decorrência do forte resultado das vendas do varejo. A previsão foi de 6% para 6,6%. "Posso dizer que esses 6,6% são apenas para começo de conversa", afirmou o economista-chefe da consultoria, Sérgio Vale.

Na semana passada, o Santander Brasil elevou a projeção de crescimento do PIB para 2010 de 5,8% para 6,3%. "Fomos surpreendidos com a velocidade de expansão da economia no primeiro trimestre", disse o economista-chefe do Santander, Alexandre Schwartsman. O JP Morgan foi o primeiro a apontar alta de 7% em 2010, ao rever a projeção anterior de 6,2% em meados de abril. "Nosso número é até conservador. O consenso é que está atrasado", disse o economista Júlio Callegari. No último relatório Focus, do BC, a média do mercado apostava em 6,26%.

Os analistas acreditam que o "superaquecimento" da economia pode levar o BC a intensificar o aperto do juro básico (Selic). Já existem apostas em uma alta de 1 ponto porcentual da taxa na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No último encontro, o BC elevou a Selic em 0,75 ponto, para 9,5 % ao ano. "Mantido o ritmo atual da economia, é provável que o ciclo total de altas seja superior ao que esperávamos", disse Vale, da MB Associados.

Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as previsões de alta de 6,5% a 7% do PIB são "um pouco exageradas". Em reunião com a CUT, ele previu crescimento de 5,5% a 6%.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 13/05/2010 /http://www.federasul.com.br/noticias/noticiaDetalhe.asp?idNoticia=11422&CategoriaNome=Econ%F4mico

Octavio de Barros: PIB terá 3ª maior alta do mundo
Economista do Bradesco projeta expansão de 6,4% para o PIB brasileiro neste ano
Klinger Portella, iG São Paulo 27/04/2010 13:59
http://economia.ig.com.br/octavio+de+barros+pib+tera+3+maior+alta+do+mundo/n1237597702430.html
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá em 2010 o terceiro maior crescimento entre as 30 maiores economias do mundo. Segundo Octavio de Barros, diretor de Pesquisa Macroeconômica do Bradesco, o Brasil deverá crescer 6,4% neste ano, “podendo chegar a 7%”.
Falando a uma plateia de investidores internacionais no evento Brazil Internacional Summit, organizado pela Terrapinn, nesta terça-feira, em São Paulo, Barros destacou que a taxa é “acima do que podemos crescer”. Nas projeções do economista, o crescimento sustentável do PIB está na casa dos 4,7%. “Poderia crescer mais, mas somos céticos com relação ao apetite por reformas.”
Segundo projeções do banco, o PIB brasileiro deve crescer 2,2% no primeiro trimestre de 2010, frente aos três últimos meses do ano passado, e 8% na comparação com igual período de 2009.
Octavio de Barros destacou o bom momento da economia brasileira e elencou uma série de indicadores que apontam para níveis pré-crise, tais como crescimento do varejo, confiança do consumidor, mercado de trabalho e crédito bancário.

Inflação e juros
Apesar de ressaltar os números positivos da economia, Octavio de Barros fez um alerta com relação aos índices de inflação: “é motivo de preocupação”. O economista apontou que o núcleo dos índices aponta para inflação acima de 6% neste ano e na casa dos 4,9% para 2011.

“Se o Banco Central não agir prontamente, o IPCA pode ir além dos 5,1% atuais”, disse. Barros acredita que a política monetária será apertada, com alta de 0,75 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que começa hoje. Amanhã, o Copom anunciará os rumos da taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 8,75% ao ano.

Eleições
Segundo Barros, as eleições presidenciais não afetarão o ambiente de negócios no Brasil neste ano. "Os negócios vão passar ao largo das eleições. Para o investidor externo é irrelevante quem vai ganhar a eleição de outubro", disse.
O economista afirma que o mercado vai apresentar certa volatilidade durante a campanha eleitoral, mas os impactos não serão fortes, dado o amadurecimento institucional do País.

Vox Populi/Band traz Dilma com 38% e Serra com 35%

Após superexposição, petista passa tucano pela primeira vez; Marina Silva (PV) tem 8% das intenções de voto
iG São Paulo 15/05/2010 19:20
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/vox+populiband+traz+dilma+com+38+e+serra+com+35/n1237620552595.html
O Vox Populi divulgou neste sábado pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2010. A pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes, mostra pela primeira vez a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) à frente do ex-governador José Serra (PSDB), após período de superexposição da petista no rádio e na TV. Na pesquisa estimulada, Dilma aparece com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, assim como na última pesquisa Vox/Band os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Em abril, na segunda rodada do levantamento, Serra tinha 34% das intenções de voto, contra 31% de Dilma. Em janeiro, na primeira rodada, a diferença do tucano era de 34% contra 27%. Os números referem-se ao cenário com o deputado Ciro Gomes (PSB), que ainda era um dos possíveis candidatos. No cenário sem Ciro Gomes, Serra aparecia com 38% contra 29% de Dilma, em janeiro, e com 38% contra 33% de Dilma, em abril.
terceiro lugar na pesquisa de maio coube à ex-ministra Marina Silva (PV), com 8% das intenções de voto. Em abril, ela havia registrado 7% e em janeiro, 8% - no cenário sem Ciro Gomes.
Não quiseram ou não souberam responder 11%, enquanto votos nulos e brancos contabilizam 8%.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz o nome do candidato sem o auxílio da lista, Dilma também aparece na frente, com 19% das intenções de voto, seguida de Serra, com 15%. Em terceiro lugar, mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lembrado por 10% dos entrevistados. Na última pesquisa Vox/Band, Lula era lembrado espontaneamente por 16%.

Segundo turno
Dilma passou Serra também na pesquisa para o segundo turno, mas novamente há empate técnico. Enquanto a petista aparece com 40% das intenções de voto, o tucano tem 38%.
Na rodada de janeiro, Serra tinha uma vantagem de nove pontos percentuais: 46% a 35%. Em abril, não houve pergunta sobre segundo turno.

Itaú diz que PIB vai crescer 7,5%

Extraído do blog do Paulo Henrique Amorim
http://www.conversaafiada.com.br/economia/2010/05/12/itau-diz-que-pib-vai-crescer-75-que-horror-bye-bye-serra-2010/
Que diz ter "extraído do Blog da urubóloga Miriam Leitão:
Previsão
Itaú Unibanco revê para 7,5% crescimento do PIB
O Itaú Unibanco acabou de divulgar relatório para seus clientes informando que está revisando para cima sua previsão de crescimento para o PIB brasileiro. A alta projetada para este ano é de 7,5%. Depois de o país ter passado por uma pequena recessão em 2009, o banco diz que o Brasil cresce puxado por medidas fiscais, monetárias e creditícias que estimulam a demanda doméstica.
De acordo com o relatório assinado pelo economista-chefe, Ilan Goldfajn, mesmo se houver desaceleração, a economia brasileira vai expandir mais de 6,5% em 2010. A previsão para o crescimento do PIB mundial neste ano também subiu de 4,2% para 4,5% e de 3,9% para 4% em 2011.
As projeções para a inflação também foram alteradas. O IPCA deverá fechar o ano em 5,5%, maior que a previsão feita anteriormente (5,3%) e um ponto percentual acima da meta prevista pelo governo. Em 2010, as pressões virão da demanda doméstica e do aumento dos preços das commodities. Em 2011, segundo o banco, a inflação será puxada por reajustes nos preços regulados e nos de serviços, parte como reflexo do aumento no IGP-M previsto para este ano.
Por conta desse cenário, o banco prevê que a taxa de juros encerre o ano em 11,75%, mas suba para 13% já no início de 2011."

O que o Serra disse sobre Lula

José Serra sobre seu concorrente nas eleições presidenciais, em 20 de outubro de 2002

"Se Lula fosse eleito, estaríamos diante de duas possibilidades: ou ele cumpriria seus compromissos assumidos com os empresários e estaríamos diante do maior estelionato eleitoral, depois da eleição de Collor; ou, se tentasse cumprir suas promessas mágicas com a população, levaria o Brasil à ruína."

FBI: “Hillary gera crise na campanha de Serra”

Do Festival de Besteiras na Imprensa (FBI)
Blog de Luiz Carlos Azenha
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fbi-hillary-gera-crise-na-campanha-de-serra.html
Nossa fonte na campanha Serra disse que os cardeais do DEM-PSDB-PPS estão estudando uma forma de acionar a Secretária na Justiça, por conta do estrago que essa declaração pode causar na campanha do Serra.
Não vai demorar e as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) vão esconder e depois sumir com essa matéria.
Jornal Nacional, então, nem pensar…
Hillary elogia carga tributária brasileira
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/05/hillary-elogia-carga-tributaria-brasileira.html

13/05/2010 08h50 - Atualizado em 13/05/2010 09h22
País vive 'boom' de crescimento e reduz desigualdade, diz secretária.
Países da América Latina têm que aumentar arrecadação, afirma.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou nesta quarta-feira (12) a alta carga tributária brasileira e deu a entender que o regime tributário do Brasil é um exemplo a ser seguido pelo resto da América Latina. No país, a carga tributária está em cerca de 38% do Produto Interno Bruto (PIB) e é alvo de críticas.
"Se você olhar para a arrecadação de impostos em relação ao PIB no Brasil, é uma das mais altas no mundo - então não é por acaso o Brasil estar vivendo um boom de crescimento e reduzindo a desigualdade", disse Hillary em discurso na Conferência das Américas, diante de ministros das relações exteriores e empresários da região. Segundo a secretária de Estado, "essa é uma política adotada há várias décadas [no Brasil], com grande comprometimento, e que está funcionando".
Hillary disse ter conversado com vários chefes de Estado e de governo no hemisfério sobre a necessidade de aumentar as receitas dos governos - "uma outra maneira de dizer necessidade de aumentar impostos", ela esclareceu. "Para muitos outros países da região, a relação entre arrecadação de impostos e PIB é uma das mais baixas do mundo, isso é insustentável."
Empresários presentes acharam as observações da secretária de Estado inusitadas. "Estou perplexo. Como é que alguém elogia a alta carga de impostos do Brasil?", questionou um empresário brasileiro.
Até o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, sentiu-se compelido a comentar as declarações "inesperadas" de Hillary. "A secretária Hillary Clinton
afirmou que uma das vantagens do Brasil é ter uma alta arrecadação de impostos - isso não é necessariamente visto dessa maneira pelo público brasileiro", disse Patriota. "Muitos no Brasil acreditam ser necessário simplificar os impostos e esse será um desafio para o próximo presidente", disse.

Hillary Clinton Applauds Brazil for Closing Gap Between Rich and Poor
May 12th, 2010
U.S. Secretary of State Hillary Clinton, in an speech today in Washington D.C., applauded countries in the Americas for sustaining economic growth during the global recession, expressed her vision of the Western Hemisphere becoming “a model” for cooperation around the world and singled out Brazil for its long-term commitment to closing wide economic inequalities.
The wide-ranging speech provided another indication of the growing closeness between the U.S. and countries in Latin America and the Caribbean and the leadership Clinton has shown in understanding the deeper challenges and issues with individual countries.
Clearly economic inequality was a major theme. “We’re really trying to work with governments and the private sector to increase economic opportunity,” she said.
She also underscored a longstanding talking point for her which reasserts the principal that many Latin America countries are failing to raise tax revenues, and as a result continue to falter. “Too many other countries, you look at the tax revenue to GDP percentage, it’s among the lowest in the world. That is unsustainable,” said Clinton.
Contrasting that approach has been Brazil, which has followed through on a decades-long plan to raise sufficient tax revenue to lift up the neediest in their society. Clinton praised these efforts.
Finally, Clinton signaled that free trade pacts with Panama and Colombia are still in a holding pattern, which was not good news for either country. To read the full text of the speech, visit the State Department website.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eron e o Fogo Amigo

Já havia dito aqui que se o Omar optasse pela candidatura do Serra, o Arthur Neto iria ser o principal beneficiado, com isso Eron e Vanessa teriam seus planos alterados, isto é, ela voltaria a concorrer para deputada federal e ele para estadual. Ou seja, tudo ficaria na mesma. Omar ainda não se decidiu por Serra e, por enquanto, parece que fica com a Dilma. Só que eles não contavam com o fogo amigo do PT, que resolveu lançar Marilene Corrêa para o Senado. Aí a situação da Vanessa complicou, e o Eron soltou os cachorros. Ela queria atrelar o seu nome ao do ex-governador Eduardo Braga, fazendo dobradinha com ele, o Lula viria aqui e pediria votos para os dois. Seria a sopa no mel. Mas agora tem uma candidatura petista, que é o partido do presidente, no que deixou os Bezerras enfurecidos. Já não veem o Lula com os mesmos olhos. Mas uma vez o PT local se posiciona e interfere nos planos até mesmo de aliados.

Lula para Alfredo: Quem é esse Serafim ?

O Serafim deve está rindo da afirmação feita no PS2.

Hélio Fernandes
quarta-feira, 12 de maio de 2010 11:18
Intervenção diretíssima de Lula, tumulto eleitoral no Amazonas

http://www.tribunadaimprensa.com.br/

Tenho analisado as eleições de vários estados, quase todas com elevado grau de complicação. O que não é surpreendente pela ausência total de partidos, dominados, t-o-d-o-s, por cúpulas comprometidíssimas.
Mas o estado de mais difícil análise é o Amazonas. Motivo: existe um nome destacado para o Senado, o ex-governador Eduardo Braga, e os outros cargos, praticamente dependendo dele.
Para governador: Omar Aziz, vice de Eduardo Braga, agora no governo e candidato, vem subindo muito, pela escada construída e implantada por Braga. E Alfredo Nascimento, ex-ministro (duas vezes) e senador, já foi mais favorito,vem diminuindo esse favoritismo. Curiosidade: os adversários e até inimigos se reconciliam, se juntam, abandonam a hostilidade.
Para senador, Artur Virgilio, já esteve em situação mais difícil para a reeleição, mas vem em recuperação. Vanessa Graziotin, ao contrário. Deputada federal em 2002 com 180 mil votos, reeleita em 2006 com apenas 90 mil, a metade. É do PCdoB, com o marido, ex-secretário, que também pretende ir para a Câmara. Só que os votos não elegem marido e mulher. (Por enquanto, ela continua pretendendo o Senado, esperando a ajuda de Lula).
Eduardo Braga, além de ser hoje a figura eleitoralmente mais importante do Amazonas, tem projeto ambicioso, que vou revelar na totalidade.
1 – Candidato a senador. 2 – Colocou a mulher como primeira suplente. 3 – Quer ser ministro do Meio Ambiente (sua grande obsessão) com Dilma ou Serra. 4 – Assim, a senatoria ficará ou ficaria com a mulher, que é participante. 5 – Nomeado ministro, fica no cargo até abril de 2012. 6 – Se desincompatibiliza, será candidato a prefeito de Manaus. 7 – Por que toda essa estratégia, prefeito depois de governador, senador e ministro? 8 – Textual: “Quero ser prefeito da capital do Amazonas, Manaus, durante a Copa de 2014”.
***
PS – Tudo isso já desenvolvido e em fase de conclusão, até ontem (terça-feira), quando Alfredo Nascimento (repetindo: duas vezes ministro de Lula) chegou ao Planalto-Alvorada levando Serafim Correa.
PS2 – Quem é e o que fazia por volta das 7 da noite naquele local? Foi prefeito de Manaus, tem prestígio pessoal, mas não conhecia o presidente. Foi apresentado a ele, assim: “Será o vice-governador na minha chapa”.
PS3 – Lula vibrou, havia autorizado “a visita”. O encontro durou 17 minutos, mas caminhava o objetivo de tudo: eleger Nascimento, derrotar Artur Virgilio, que disputa a reeleição, e garantir mais 4 anos no Senado ao suplente João Pedro, que passará a efetivo.
PS4 – Ainda na Tribuna papel, revelei que o Amazonas era prioridade de Lula, por causa do “ódio a Virgilio”. Com isso, sem dúvida, fortalece o palanque de Dona Dilma. No Amazonas, Serra mal chega aos 20 por cento dos votos

domingo, 9 de maio de 2010

A Mãe do Ano

Todos os anos a D. Glória, minha santa mãe, é escolhida a mãe do ano. Em 1952 os eleitores foram só um, seu marido, que votou por dois, pelo bebê, que nasceria no mês seguinte, mas se votasse com certeza votaria nela. Os anos se passaram e o número de eleitores não parou de crescer, são dezoito filhos (três ela divide a maternidade com uma irmã), cinquenta netos e onze bisnetos. Como os netos têm as mães e vovó para votar, e os bisnetos têm as mães, as avós e bisa para votarem, a D. Glória virou hors concours, ou seja, está fora do concurso, não concorre mais, já foi aclamada por unanimidade, eternamente eleita, a mãe do ano. Só na coluna de Nogar, no Jornal do Commércio foram várias vezes, mais algumas vezes pela rede Amazônia, gentileza dos amigos da família, Joaquim e Dea Margarido.
Por conta disso resolvi fazer uma pesquisa na família, retirando a D. Glória, queria saber quem entre as trintas e tantas mães seria a Mãe do Ano de 2010? Já que a minha mãe está fora da competição, posso ser tranquilamente, totalmente imparcial, e realizar com a maior lisura possível, a pesquisa cujas candidatas são as minhas irmãs, cunhadas e sobrinhas.
Juntei os meus conhecimentos teóricos de professor de estatística, e com ajuda dos conhecimentos práticos, de um conhecido dos anos setenta, quando éramos alunos do CMM, que tem nome de mocinho de filme de faroeste americano, notei à amostra. Dez pessoas escolhidas aleatoriamente entre a população de filhos, netos e bisnetos. Dez ? Essa é uma amostra altíssima, nunca utilizada antes, numa população de 79 pessoas (os genros e noras dos filhos, dos netos e dos bisnetos não votam).
Imagine os senhores e senhoras que o Brasil tem cento e tantos milhões de eleitores e uma pesquisa para presidente, por exemplo,são entrevistados dois mil e tantas pessoas. Escolhendo um amostra com dez elementos, estava extrapolando, era desnecessário, mas também, estava diminuindo a margem de erro.
Considerando que estou hospedado a exatos dez meses na casa da D. Glória, devido a reforma da minha casa, e que diariamente vem filhos netos e bisnetos visitá-las, pensei: vou ficar aqui sentado na sala e a medida que forem chegando, seja quem for, vai virar elemento da amostra. Começando: a primeira que apareceu foi a Rafaela, minha filha; em seguida chegou a Juliana com a Ana Júlia, trazendo a filha para visitar a bisa. Nisso entra a Bia, neta e vizinha. Aparecem na sala João Paulo e Maria Fernanda, esses são meus. Aí a Fabiana chama o Pedro Henrique, que também é meu. Para ser justo não computei, não foi espontâneo, foi induzido. Meia hora depois chegou a Piedade com a Maria Gabriela e a Maria Carolina. O Pedro Henrique que já havia indo embora, volta e entra na sala, aí eu não posso deixar de computá-lo, regras são regras, e aleatoriedade foi obedecida. Às 16:00 chegou a Rebeca perguntando: Cadê a vovó ?
A cada um ao entrarem na sala, eu fazia a seguinte pergunta: Quem você acha que é a mãe do ano de 2010 ? E anotava a resposta.
A Neyla chegou com as duas filhas,mas foi avisada que só uma poderia votar, pois faltava somente mais um elemento para com completar a amostra. Ela reclamou, esperneou dizendo que as filhas delas também queriam votar. Racionalizei: se eu aumentar a amostra, que já está superior a todos os padrões exigidos pela inferência estatística, o grau de erro para + ou para – vai diminuir; então, consenti. O que abunda não prejudica. E para deixar a Melissa e Bianca mais a vontade, já que a mãe delas estava presente, pedi que soprassem ao meu ouvido as respostas delas.
Terminado a computação, peguei as respostas e o meu computador, pluguei os dados no programa Statistics for the Mother of the Year Contest (SMYC) , software customizado desenvolvido pelo pessoal do MIT para eventos específico. O resultado foi o seguinte:
Em Primeiro Fabiana, com 33,33% do votos; em segundo, houve um empate entre a Piedade e a Neyla, cada uma com uma com 16,16% de votos. As duas estão de parabéns, pois, são mães novas e já tiveram uma boa colocação. Em terceiro, com 8,33% dos votos empataram: Jussara, Fátima,Ozenega e Cida. Como é tradição em qualquer concurso desse tipo, só divulgarei até o terceiro colocado.
Está na hora de anunciar solenemente a grande vencedora:
Fabiana Fontoura Nogueira, com um terço dos votos válidos foi escolhida a Mãe do Ano de 2010.
Eu fico até emocionado com esse resultado, para ser honesto, ele não me surpreende, sendo testemunha da mãe maravilhosa que ela é. E pelo visto, pelo resultado da votação isso é percebido nas outras famílias.
Em nome das nossas crianças, eu te parabenizo, meu amor. Que Deus te abençoe. Vamos ter de marcar uma data para a entrega do diploma.
Segundo à Agência Estado, Reuters e CBN, em Porto Alegre, quem venceu o concurso Mãe do Ano foi Selma Farias da Fontoura. Parabéns.
Parabéns a todas as minhas irmãs, primas, cunhadas e sobrinhas. Feliz dia das mães.
PARABÉNS D. GLÓRIA, a Mãe do Século, esse espaço é muito pequeno para lhe dizer tudo que a senhora merece. Deus lhe abençoe e nos ajude a lhe pagar tudo que lhe devemos, porque a dívida é muito grande. Lhe amo muito.
Obrigado Deus Todo Poderoso, porque ainda temos a nossa mãe entre nós.

sábado, 8 de maio de 2010

O Fim da Manaus Antiga, Início da Manaus Moderna

Os jornais noticiaram que a Prefeitura vai acabar com a Manaus Moderna.Que beleza ! Que maravilha! Aquilo ali pode se tornar em um dos mais bonitos cartões postais de Manaus, até mesmo da região norte. Dependendo do que for feito, o Amazonino pode entrar para história da cidade, como entrou Eduardo Ribeiro (infelizmente isso não aconteceu).
Aquilo lá de moderno não tem nada. A Manaus Moderna, naquela área poderá está nascendo agora, dependendo do que lá for feito, insisto. Aquilo é a Manaus intermediária, ou atrasada, porque a Manaus antiga, com a arquitetura do mercado municipal Adolpho Lisboa era muito bonita.
Em 2000, passei dois meses no Japão fazendo um curso sobre desenvolvimento e projetos industriais. Tínhamos aulas em Tóquio, mas nos deslocavamos com frequência para outras cidades, para visitar empreendimentos públicos e privados. E um dos projetos que recebemos informações detalhadas foi a revitalização da área portuária de Yokohama. Quem esteve lá, para a final da Copa de 2002, possivelmente, conheceu uma parte muito bonita da cidade chamada Mirato Mirai 21, ou Porto do Futuro 21 (http://www.japan-guide.com/e/e3200.html), em referência ao novo século que se aproximava. Lá tem um prédio bastante alto, no formato de um barco a vela, que mais tarde foi imitado, e também pode ser visto em Dubai.
A área, segundo a administração do consórcio que a revitalizou, tinha a forma de um U. Em uma das pontas, o porto, na outra a estação ferroviária, que no Japão são sempre bem movimentadas. E no meio, nada. Nada que prestasse. Desvalorização imobiliária, prostituição, degradação material e humana, marginalidade, cheiro de urina, drogas, e tudo mais que conhecemos muito bem.
O que foi que o governo fez ? Um novo bairro ? Sim, essa é a resposta deles. A minha é que fizeram uma mini cidade dentro de Yokohama, com shopping centers, centro de convenções, museus, hoteis, supermercados, a torre mais alta do Japão, Landmark Tower; o Cosmo Clock 21, um parque de diversões e uma infinidades de prestações de serviços.
Como fizeram isso? Criaram uma empresa, cujos sócios eram os governos estadual e municipal, empresas privadas, algo parecido com a nossa PPP, parceria pública privada. A empresa comprou a área, fez a infraestrutura e os prédios que desejava fazer e revenderam o resto. Depois que a iniciativa privada soube o que iria ser feito, não faltou comprador, assim ajudou a financiar o investimento. O resultado foi espetacular.
O consórcio, como eles chamam a empresa, recebe empresas, governadores, prefeitos, executivos, estudantes e curiosos, do mundo inteiro para conhecer como se deu o processo, e explicam tudo nos detalhes.
Com vasto material, voltei para o Brasil empolgado com a idéia. A área que tinha em mente era justamente a da Manaus Moderna, sempre achei que aquela bagunça e sujeira tinham de sair dali. Mandei o material para o vice-governador Samuel Hanan, depois falei com o prefeito Alfredo Nascimento, a quem entreguei pessoalmente em seu gabinete, que imediatamente, na minha presença, passou para o Paulo Jacob, seu assessor. Não posso críticá-los, cada governo tem suas prioridades. Apesar de ser um passado recente, a situação era outra. Ontem mesmo éramos devedores do FMI, hoje somos credores, vamos emprestar US$ 286 milhões para a Grécia via Fundo Monetário, noticiaram os jornais essa semana. Mas não posso deixar de elogiar a atitude da atual administração.
Resultado de imagem para feira da banana manausEntreguei o material que possuía, juntamente com um texto explicativo,números e valores e fazia referência as outras áreas, cidades e países, e quão bonito a frente de Manaus poderia se tornar.
De que estamos falando? De derrubar o mercado/feira (e feira da banana- Babá Bessa, me empresta aí o teu vixe! Vixe!) do local e fazer uma praça bonita ? Que pobreza! Isso é pensar pequeno. Falo de algo como, o bastante conhecido dos amazonenses: Bayside Market Place, em Miami; ou do Vieux Carré, em Nova Orleans; Puerto Madero, em Buenos Aires, Riverside de Atlantic City, em Nova Jersey e assim por diante. No nosso caso seria um beira-rio.
De onde viria o dinheiro? Do orçamento próprio da Prefeitura, do governo do Estado, do Banco Mundial, da Corporação Andina de Fomento (que já financiou viadutos), do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Ministério das Cidades, do Ministério do Turismo, do BNDES, dos parceiros privados, das revendas de lotes comprados, etc.
É trabalhoso, mas é possível e viável. Brasília foi tudo isso e muito, muito mais; em uma dimensão muito maior.
De que estamos falando ? Estamos falando de um mega projeto, arrasa-quarteirão, no sentido figurado e físico. Para quem fez o Prosamim, faz a ponte sobre o rio Negro (R$ 1,1 milhões), vai fazer a nova Arena esportiva (R$600 milhões), o monotrilho (?) (R$1,3 bilhão), fazer a verdadeira Manaus Moderna não seria nenhum bicho de sete cabeças.
E o que fazer com o povo que trabalha na velha Manaus Moderna ? O povo que trabalha lá vem de longe, da periferia. Portanto, se deslocar, é com eles mesmo. E o povo que compra também.
Quando era adolescente fui muitas vezes com o meu pai fazer compras no CEASA, que fica também fica perto do rio Negro, e está entregue as baratas. Muda esse povo para lá. Ou outra opção seria a estação de passageiros da balsa são Raimundo-Cacau Pireira recém inaugurada (hoje fechada). Qual será a utilidade dela depois da inauguração da ponte ? Com certeza, gestores e legisladores públicos estão muito mais capacitados do que eu para encontrar  uma solução. A função deles é encontrar soluções, a minha é dar palpite. E se a medida de fechar a Manaus Moderna já foi anunciada, é porque o novo local já existe.
É tudo uma questão de vontade política, já dizia JK. Quem sabe na nova “ação conjunta” entre Estado e Prefeitura o meu pedido seja atendido, e construam a verdadeira e nova Manaus Moderna. Para mim o importante é ser construído, seja pelo atual ( essa opção está descartada), ou um novo prefeito.
Seja como for, não posso deixar de elogiar a iniciativa da atual administração de acabar com a feira/mercado na frente da cidade; herança de uma época que já acabou, como ainda se ver em várias cidades do interior,localizadas nas margens dos rios onde elas foram fundadas. Na beira-rio, encontra-se o mercado, e mais adiante a igreja.

Vamos substituir a velha Manaus Moderna por algo que o turista lá de dentro do transatlântico se admire e os manauaras sintam orgulho.

Cláudio Nogueira

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Primeira Sexta-Feira do mês e o Sagrado Coração de Jesus



Hoje é a primeira sexta-feira do mês, dia da comunhão reparadora ao Sagrado Coração de Jesus. O que é que se ganha com isso ? Muita coisa. É uma história muito antiga e cheia de recompensas para que faz as 9 primeiras sextas-feira de cada mês.

A revelação do Sagrado Coração

Essa revelação aconteceu no século 17, na França, a uma religiosa da Ordem da Visitação, de Paray-le-Monial, de nome Margarida Maria. Ela foi favorecida por Nosso Senhor com preciosos dons e visões, e por três vezes Ele lhe concedeu mensagens para toda a Igreja. Essas são as chamadas “três Grandes Aparições” de Paray-le-Monial .
Na foto acima, D. Glória e eu no altar da Capela das Aparições em Paray-le-Monial, em 2005, França.
e ao lado, ela na frente da capela.
Para maiores detalhes dê uma visitada nesse site:
http://www.reinodavirgem.com.br/mistica/sagradocoracao.html

Pelé fala muita besteira.

É isso mesmo, o Pelé de vez em quando fala merda. O cidadão Edison Arantes do Nascimento não, esse fica de boca calada. Está estranhando? São duas pessoas num só corpo, possivelmente, eles devem ter CPF diferentes. O mesmo deve acontecer com Sílvio Santos e Senor Abranavel. Ele e o Pelé são as únicas duas pessoas que vi e ouvi se referindo ao si mesmo na terceira pessoa do singular, ou será que existem mais malucos por aí ? Eu vi uma vez na TV o Pelé dizendo que o “Edson um dia iria morrer, mas Pelé era eterno. Esse não morre.”
Então, provavelmente, daqui há séculos continuaremos (nós não!) nos lembrando de Hitler, Alexandre, o Grande; Nabucodonosor, Cristovão Colombo,..., Cristo e Pelé.
Essa semana ele disse mais uma de suas pérolas:

‘Se depender de Pelé, não será em 2010 que Neymar e Paulo Henrique Ganso vão jogar uma Copa do Mundo. Em reportagem publicada na Folha de S. Paulo desta quarta-feira, o Rei do futebol defendeu o técnico Dunga na posição de colocar Ronaldinho Gaúcho à frente das jovens estrelas do time do Santos.
Para o ex-camisa 10 do time da Baixada Santista, os novos Meninos da Vila ainda não têm experiência suficiente. “O pessoal diz que [EU] fui convocado com 17 anos [para Copa de 1958]. Mas eu já tinha experiência”, explicou.
“[EU] Fui contratado pelo Santos com 15 [anos], [EU] estreei contra o Corinthians em Santo André, [EU] disputei a Copa Roca na Argentina pela seleção, [EU]participei das eliminatórias. Esses meninos nunca jogaram fora do Campeonato Paulista”, completou.

“Quando eu comecei na seleção, todo mundo dizia que eu não tinha experiência, que nunca tinha sido técnico, que nunca ia dar certo. Mas eu classifiquei o Brasil em primeiro lugar nas eliminatórias, ganhei todos os campeonatos, ganhei da Argentina, de todo mundo”, teria dito Dunga a Pelé.'

Então!? Se Dunga que nunca foi técnico arriscaram nele, por que esse garotos não podem ser escalados, para fazer um coisa que já fizeram várias vezes, e fizeram muito bem: jogar futebol.

Pelé tem algum problema, o seu ego só é comparável, em tamanho, ao do publicitário Washignton Olivetto. Uma vez eu li uma entrevista com Olivetto, e fiquei horrorizado, detectei uma patologia imediatamente, mas fiquei esperando uma segunda opinião. Em outra ocasião o vi em uma entrevista na TV. Minha Nossa Senhora ! O caso agravou, pensei. Quando ele foi sequestrado e, depois que fugiu do cativeiro, deu uma entrevista da sacada de seu apartamento. Confirmei o diagnóstico. Mandei uma nota - com as minhas observações sobre o (super) ego do Olivetto - para a seção de leitores da revista Veja. Eles devem ter concordado, porque ela foi publicada.

O Pelé faz campanha contra as duas maiores novidades do futebol brasileiro. Que são dois craques de primeira grandeza, chegam quase serem unanimidades entre os comentaristas esportivos. É um monstro porque destrói sonhos, e a proveita a oportunidade para se promover. EU, EU, EU, EU... " Eu me amo, eu me amo, não posso mais viver sem mim." Esse sujeito faz tudo para não se esquecido. Diferente da Cidinha Campos que dizia: “ Falem mal, mas falem de mim.” O Pelé quer muito mais, parece dizer: “ Falem bem e falem só de mim.” Ele para dizer porque deseja destruir o sonho de dois jovens, se auto elogia. Ele é ridículo.
Esquece que os dois, desde da infância sonham com esse dia, e com certeza suas famílias de origens pobres, também. A Copa do Mundo é uma vitrine, nela poderiam ser visto pelos melhores times do mundo.

O Pelé não diz nada por acaso, tem sempre alguma terceira intenção, há interesse pessoal por trás disso. Usa a idade dos meninos, e parece dizer: “Não se esqueçam que agora vocês estão encantados com o futebol deles, são bons e são jovens, mas por favor não se esqueçam de mim.” Acho que estou sendo bonzinho com ele, acredito seja inveja mesmo e outras coisas piores.
O Pelé foi um excelente jogador, mas é despeitado. Quando foi pedido que fizesse a lista dos melhores do mundo de todos os tempos, deixou o Tostão de fora. Quem não sabe quem era o Tostão, que jogou toda a Copa de 1970 ao lado do Pelé, compra o vídeo que está na bancas, que vai entender do que estou falando.
Não sou santísta, sou rotaryano. Como dizia um ex-professor de português, que tive por muitos anos, quando saírmos em defesa de um colega em apuros:
- Você é o advogado deles ?
- Não.
- Você é a nega deles?
- Não.
- Então não se meta.

Me meto sim, porque, os dois não podem dizer nada, o Pelé manda no Santos, e por serem muitos novos não vão peitá-lo, mas tenho certeza que eles gostaria de mandar o Pelé pastar. Um dia livres do Santos eles vão expressar o sentimento que estão sentido agora.
Pergunte do Neymar se ele concorda com o Pelé: " Não vejo a hora de chegar logo terça-feira para saber quem vai ou não vai para a Copa. Espero estar na lista para realizar o meu sonho."

O cara é invejoso mesmo. Quando o Romário fez o milésimo gol, exclusividade que ele acredita ser dele, criticou; esqueceu que o baixinho com 40 anos foi o artilheiro do campeonato carioca. Mas segundo o Globo Esporte, entre os mil gols do Pelé, tinham vários que nem deveria ser contados, como um feito contra um time da Marinha em 1959.

O besterol dito por Pelé vai desde que “o brasileiro não sabe votar”, a situações como essa última, onde ele está mais interessado em se promover, se auto elogiar.

Seria bom se o cidadão Edison Arantes do Nascimento desse um puxão de orelha no Pelé, mandasse ele ficar calado e falar menos besteiras. Ele deve morrer de inveja do jogadores atuais que ganham em um ano o que ele não ganhou a vida inteira. Entendeu !?

domingo, 2 de maio de 2010

Lei da Anistia e o Discurso de Pedro Simon

STF nega pedido da OAB para rever Lei da Anistia

Por sete votos a dois, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram quinta-feira, 29, pela manutenção da Lei da Anistia, julgando improcedente a ação apresentada pela OAB sobre a aplicação da lei aos torturadores do regime militar. Acompanharam o voto do relator Eros Grau pela manutenção da lei os ministros Cármen Lúcia, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso, presidente do STF.
Os ministros Ricardo Lewandowski e Ayres Britto interpretaram a ação da Ordem dos Advogados do Brasil parcialmente procedente, defendendo que a Lei da Anistia não se estende a agentes da repressão que cometeram crimes de tortura e homicídios.
No dia anterior ao ler seu posicionamento, o ministro Eros Grau declarou que a ação proposta da OAB feria “acordo histórico que permeou a luta por uma anistia ampla, geral e irrestrita”. E que o Judiciário não teria “autorização para reescrever a história da Lei da Anistia”.

Na segunda feira, dia 26, portanto, antes da decisão do Supremo, o senador Pedro Simon fez um discurso defendendo a opinião da OAB de que os crimes cometidos por militares não foram políticos, mas comuns, o que torna os agentes culpáveis perante a Justiça.
Um amigo militar me mandou o discurso, retirado do site do Senado e no do senador:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/pronunciamento/detTexto.asp?t=384080

"Senhor Presidente, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores: Em janeiro de 1975, a polícia política do Chile prendeu uma jovem médica pediatra de 24 anos. Eram tempos difíceis. As tropas do general Pinochet tinham derrubado o governo constitucional de Salvador Allende dois anos antes. No ano seguinte, o pai da jovem médica, um brigadeiro leal ao presidente deposto, tinha sido preso e, ainda detido, morreu do coração, ao não resistir ao sofrimento de tantos camaradas. A jovem médica sobreviveu ao pai, à prisão e às torturas que lá sofreu, durante um ano, até se exilar na Austrália. Essa mesma jovem médica estudou mais, aperfeiçoou seus conhecimentos, e retornou ao Chile de Pinochet, o homem que levou seu pai à morte, e engajou-se na política, na luta pela democracia. Ela venceu. E tanto convenceu que, 31 anos após sua prisão e as torturas que sofreu, Michelle Bachelet, a jovem médica, tornou-se presidente do Chile por vontade soberana do povo chileno. Apesar de tanto sofrimento, tanta dor, Bachelet nos legou uma frase de profunda sabedoria, de elevado teor humanista: "Só as feridas lavadas cicatrizam". Senhor Presidente, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores: Na próxima quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal terá uma oportunidade de reconciliar o país com sua história, de ajustar a memória à verdade, de reafirmar a autoestima de uma Nação que respeita seu passado sem medo de seu futuro. A Suprema Corte brasileira terá, enfim, a chance de lavar nossas feridas e permitir a cicatrização de uma chaga que ainda sangra, dói e machuca. Após dois anos, o STF julgará, enfim, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) número 153, proposta em outubro de 2008 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O que pede a OAB é simples: que o STF interprete o Artigo 1° da Lei da Anistia, declarando, de forma clara e definitiva, que a Anistia não se aplica aos crimes comuns praticados por agentes da repressão durante o regime militar que manteve o país sob ditadura entre 1964 e 1985. Tortura, assassinato e desaparecimento forçado são crimes de lesa-humanidade, imprescritíveis, conforme tratados internacionais assinados pelo Brasil e nunca colocados em prática aqui dentro. São crimes que não podem, portanto, ser objeto de anistia ou autoanistia. Não são crimes políticos e nem conexos, e assim não podem se nivelar às punições dadas a tantos brasileiros que, condenados às prisões ou ao exílio, acabaram beneficiados em 1979 pela Lei de Anistia que os abrigava. Lei nenhuma, porém, no Brasil ou no mundo, acolhe a tortura, ou a reconhece. O Brasil é o único país da América Latina que ainda não julgou criminalmente os homens que se excederam na ditadura, torturando e matando. Ao longo de 21 anos de regime autoritário, vicejou aqui um sistema repressivo estimado em 24 mil agentes que, por razões políticas, prendeu cerca de 50 mil brasileiros e torturou algo em torno de 20 mil pessoas — uma média de três torturas a cada dia de ditadura. Que não foi branda, nem curta, nem clemente. "Anistia não é amnésia", disse o presidente da OAB, Cezar Britto, que apresentou a ação ao Supremo. Líderes de várias correntes políticas reconhece que tortura não é crime político. É muito pior do que isso: é um grave atentado à dignidade da pessoa humana, ontem, hoje e sempre. Torturadores e criminosos que atentaram contra a vida e a dignidade não são esquecidos em todos os lugares, em todos os tempos. É por isso que, até hoje, um ou outro criminoso de guerra nazista ainda é caçado e preso, embora tenha 80 ou 90 anos de vida. Não é pelo prazer da caça, mas pelo dever moral que a civilização tem de lembrar a todos que os seus crimes não se apagam, não se perdoam. O Tribunal de Nuremberg, no julgamento de criminosos da Segunda Guerra, ouviu 240 testemunhas em 285 dias de julgamento, gerando um sumário de 4 bilhões de palavras para uma acusação final de 25 mil páginas contra os 18 principais chefes do Reich nazista. Os juízes negaram o argumento da defesa que eles apenas "cumpriam ordens". O juiz americano Francis Biddle fulminou esta tese com uma frase imortal: "Os indivíduos têm deveres internacionais a cumprir, acima dos deveres nacionais que um Estado particular possa impor". Ficou assim encravado na consciência moral do mundo que todos nós somos responsáveis pelos atos que praticamos. Ninguém é inocente para "cumprir ordens" contra a lei, a moral, a ética e a verdade. Ninguém, neste país, tinha ordens para torturar. Nem mesmo o AI-5, a lei mais dura do período mais sangrento do regime de 64, mencionava ou liberava o uso da tortura. Os torturadores têm algo em comum: eles têm vergonha do que fizeram. É um crime, portanto, sem pai nem mãe. Anistia não é esquecimento, é perdão, ensinam os juristas que não escamoteiam as palavras. Não se pode esquecer o que não se conhece. Também não se pode perdoar o que não foi punido — privilégio imaculado de todos os torturadores que ainda existem no país. O nazismo não merecia a amnésia, muito menos a anistia. A tortura, também. Nossos vizinhos de Cone Sul, que padeceram ditaduras tão violentas como a nossa, acertam suas contas com o passado. A Justiça argentina neste momento processa 263 militares e policiais por crimes contra direitos humanos. Na Argentina, os generais Jorge Rafael Videla* e Reynaldo Bignone** cumprem longas penas de prisão pelo regime de tortura que comandaram. No Uruguai, está preso o civil que deu o golpe em 1973, Juan Maria Bordaberry, e o presidente da ditadura, o general Gregório Alvarez, condenado, em 2009, a 25 anos de prisão pela morte de 37 opositores. São três mortes a menos do que os 40 presos políticos mortos durante os 40 meses que o DOI-CODI da rua Tutóia foi comandado pelo major Carlos Alberto Brilhante Ustra, no Governo Médici. Hoje coronel, na reserva, Brilhante Ustra não teve os percalços de vida de seus colegas argentinos e uruguaios. Vive bem, tranquilo, aposentado, aqui mesmo em Brasília. O historiador americano Edward Peters, professor da Universidade da Pensilvânia, advertiu: "O futuro da tortura está indissoluvelmente ligado ao futuro dos torturadores". No berço da tortura não punida nasceu a impunidade da violência não resolvido do Brasil, antes na ditadura, agora na democracia. Ou seja, a impunidade do torturador acaba garantindo a perenidade da tortura e de sua filha dileta, a violência. O Brasil que evita punir ou sequer apontar seus torturadores acaba banalizando a violência que transborda a ditadura e vitimiza o cidadão comum em plena democracia, principalmente nas duas maiores capitais, São Paulo e Rio. O esquecimento da história é o berço da impunidade. E a impunidade é ancestral da violência. Pais cuidadosos dos delinquentes que puxam gatilhos, ou que arrastam inocentes pelas ruas, esfolados até a morte. O João Hélio, menino inocente, preso por um cinto que se diz de segurança, é, igualmente, vítima da impunidade de quem prendeu outros tantos nomes nos paus-de-araras, também em nome da segurança. Um, torturador, outro, torturado. Ambos, porém, inesquecíveis. A política silenciosa é cúmplice, portanto, da impunidade e de seus filhos diletos: a violência, a corrupção e a barbárie. É a construção de uma cultura, que vem de longe, desde quando se torturavam escravos e se dizimavam índios, e que chega aos nossos dias, contra quem ainda não conseguiu desbravar o “novo-oeste” da globalização e do mercado. Quem esquece a história é cúmplice nos mais de cinquenta mil assassinatos, por ano, no Brasil. Quinhentos mil numa única década! É como se uma Niterói sumisse do nosso mapa, a cada dez anos. Vítimas dos descendentes da impunidade. E dos cúmplices, que se escondem sob o manto do silêncio. Nos 24 anos seguintes à anistia (1979-2003), armas de fogo mataram no Brasil 550 mil pessoas — 44% delas jovens entre 15 e 24 anos. Este Brasil varonil, pacífico e cordial, viu morrer quase tanta gente quanto os Estados Unidos durante os cinco anos que lutou na Segunda Guerra Mundial (625 mil soldados). Num único ano, 2003, segundo dados do Ministério da Saúde, assassinaram no Brasil uma população civil (51 mil pessoas) quase tão grande quanto as perdas dos Estados Unidos (58 mil) ao longo dos 16 anos da Guerra do Vietnã. Esta mesma impunidade, que nasce nos quartéis, sobrevive hoje, portanto, nas ruas. A tortura é verdade. A verdade sob tortura é mentira. Esconder da história a verdade é a maior de todas as mentiras. Ou cumplicidade, se repetida a mesma história. A história é, normalmente, contada pelos vencedores. Neste caso, pelos torturadores. Quem teima em esquecer essa história, é cúmplice dela. É protagonista, do mesmo lado. O esquecimento é uma forma de perdão. Mas, existem fatos que são imperdoáveis. Portanto inesquecíveis. Como perdoar, por exemplo, os autores do holocausto? Esquecendo o próprio holocausto? Negando-o, como querem alguns? Como negar as fileiras e os amontoados de corpos esquálidos nos campos de concentração nazista? Ou do genocídio de Sabra e Chatila? Como haver misericórdia em tiros? Ou em gás? É o esquecimento, artéria principal da impunidade, a razão principal da repetição. Punir os torturadores, de hoje e de ontem, não é revanchismo. É uma obrigação moral e ética de um país que deve olhar sem medo, para trás, para encarar sem receios o caminho que tem pela frente. Vamos lavar nossas feridas. Que isso comece nesta quarta-feira, pela histórica decisão que será dada pelo STF, acatando o pedido da OAB e os clamores de um país consciente de seu passado e confiante em seu futuro."
* Jorge Rafaela Videla foi presidente da Argentina de 1976 a 1981, chegou ao poder por meio de um golpe que derrubou a presidente Estela Perón.
** Reynaldo Bignone, sucedeu o presidente general Leopoldo Galtieri, depois que esse perdeu a guerra das Malvinas, governou de julho de 1982 a dezembro de 1983.

sábado, 1 de maio de 2010

Lula é o Político mais Influente do Mundo II

Prezados e Prezadas e-leitores.
Recebi 312 emails me perguntando de onde eu tirei a idéia de que o Lula é o político mais influente do mundo. Dos emails recebidos 30% eram eleitores do Serra, 40% eram petistas e o demais curiosos mesmo. Fiquei muito contente com essa pergunta, e acredito que todos merecem uma resposta. A resposta que darei não é se o Lula é o político mais influente do mundo, mas sim como cheguei a essa conclusão.Obviamente, posso está errado.
O minha conclusão saiu da lista da revista Time que embora não mencione um rank, também não colocou os nomes por ordem alfabética, onde Luís Inácio Lula da Silva aparece em primeiro. Portanto, não seria errado dizer que na lista dos políticos mais influentes do mundo, feito pela revista TIME, Lula aparece em primeiro,confira:
http://www.time.com/time/specials/packages/completelist/0,29569,1984685,00.html







The 2010 TIME 100
In our annual TIME 100 issue we name the people who most affect our world

Leaders

Luiz Inácio Lula da Silva
•J.T. Wang
•Admiral Mike Mullen
•Barack Obama
•Ron Bloom
•Yukio Hatoyama
•Dominique Strauss-Kahn
•Nancy Pelosi
•Sarah Palin
•Salam Fayyad
•Jon Kyl
•Glenn Beck
•Annise Parker
•Tidjane Thiam
•Jenny Beth Martin
•Christine Lagarde
•Recep Tayyip Erdogan
•General Stanley McChrystal
•Manmohan Singh
•Bo Xilai
•Mark Carney
•Sister Carol Keehan
•Sheik Khalifa bin Zayed al-Nahyan
•Robin Li
•Scott Brown