Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

O Lula transfere voto para governador ?

Nas eleições de 2008 para prefeitos de todo Brasil, um sociólogo do Rio de Janeiro, que infelizmente não guardei o nome, foi sabatinado no programa Roda Viva da TV Cultura, sobre o seu livro, conclusão de uma pesquisa dos resultados em mais de 100 eleições em diferentes e repetidas cidades. E a conclusão dele era bastante simples e aparentemente nada reveladora. Mas só aparentemente. Consistia no seguinte: candidato a reeleição com mais de 60% de aprovação de sua administração se reelege; e se não é candidato, elege o candidato por ele indicado.
Aí vem a primeira pergunta: Então, porque o Eduardo Braga campeão de popularidade não conseguiu implacar o Omar Aziz como prefeito de Manaus ?
E por que o Lula, com popularidade elevada, está conseguindo transferir o seu voto, para até pouco tempo atrás ilustre desconhecida da grande massa da população, Dilma Roussef? E por que Aécio Neves, o mais popular governador do país, até aqui não está conseguindo que o seu candidado a governador por Minas, decole e assuma a dianteira nas pesquisas para essa eleição ?
Todas essas questões tem explicação, hoje, a luz do resultado da pesquisa apresentada pelo professor da UFRJ em 2008. A pesquisa não errou, mas apontou uma tendência, uma porta para uma generalização. Não necessariamente o acerto é 100%. Mas até aqui a pesquisa se confirma. Vale lembrar quem nunca erra uma previsão é o polvo alemão.
Deve ser lembrado que as explicações estavam escritas no livro antes do resultado das urnas. Primeira resposta, para o fiasco do Braga na eleição para prefeito, dentro do contexto da pesquisa: o prestígio do governante com a popularidade em alta é transferida para o mesmo cargo, o que supõe continuidade. Por esse motivo, o prestígio do governador não foi transferido para o cargo de prefeito. Obviamente, havia outras variáveis em jogo, como o voto de protesto em Manaus, etc., etc. Diante desta resposta, de que a transferência é para o mesmo cargo, os jornalistas perguntaram ao pesquisador: E como o sr. explica que o candidato de Aécio Neves, que é governador ganhou a eleição para prefeito, já que não é o mesmo cargo. A resposta dele foi a seguinte:
- O candidato que ganhou, Márcio Lacerda do PSB, é realmente apoiado por Aécio, mas é também apoiado que atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel do PT. O que ainda está de acordo com a minha pesquisa, um candidato indicado pelo ocupante do cargo, que tem a gestão com elevado grau de aprovação.

E então, o que é está acontecendo em Minas hoje ? Por que o Lula transfere votos para Dilma e para o Hélio Costa, e o super Aécio não consegue transferir votos para o seu sucessor, que tem nome de personagem da Disney, Anatasia ? A resposta é simples, pouca gente conhece o sujeito:

“ O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, candidato à reeleição pelo PSDB, reconhece que ainda é desconhecido por grande parte da população fora da capital, Belo Horizonte, onde foi prefeito. O fato, no entanto, não tira o otimismo do candidato, que aposta na propaganda eleitoral na televisão para intensificar a transferência dos votos do ex-governador Aécio Neves, seu principal cabo eleitoral e candidato ao Senado.
Apesar do esforço de Aécio, que acompanha Anastasia em praticamente todas as viagens pelo Estado, a última pesquisa de intenção divulgada ontem pelo Vox Populi aponta que Hélio Costa (PMDB), apoiado pelo presidente Lula, ganharia no primeiro turno. De acordo com o levantamento, Costa teria 42% das intenções de voto, contra 18% de Anastasia."
(http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/ainda+desconhecido+anastasia+aposta+na+tv+para+subir+em+minas/n1237731103903.html)

O Lula fingindo ser desconhecedor da legislação eleitoral, há dois anos anda com a Dilma a tiracolo tirando-a do anonimato para milhões de eleitores.

Então poderíamos dizer, que estamos diante de uma exceção dentro da pesquisa do professor, já que esta não afirmar que em 100% dos casos ocorreram o que foi afirmado no parágrafo anterior ? Ou seja, o Aécio não transfere votos, e o Lula que não é governador sim. Mas se levarmos em conta a informação do texto acima sobre Anastasia; não será de todo errado concluirmos que o Aécio não consegue transferir votos, porque o candidato dele é desconhecido, que concorrer com Hélio Costa, que é muito conhecido desde do tempo que era corresponde nos Estados Unidos do Fantástico, e que diante desta situação, os 42% que tem como intenção de votos não foram obra do apoio do Lula.
Portanto, a situação de Manaus, se estiver dentro da curva da pesquisa, o Omar tem chances de ganhar; principalmente, se o eleitor considerar que ele também pede voto para a candidata do Lula. Ou seja, não bate de frente com o Lula, como fez Arthur Neto em 2006. Vamos ter de esperar a propaganda eleitoral na TV, os debates frente a frente e verificar se ocorrerar a regra ou a exceção, isto é, o Eduardo transferindo votos para o Omar, mais do que o Lula consiga transferi-los para o Alfredo.

Dia 29 deste mês foi divulgado resultado de pesquisa eleitoral para governador. Será que ela é confiável ?
O que é isso deve está perguntado o e-leitor? Esse cara deve ser eleitor do Alfredo.
Sobre resultados de pesquisa eleitoral já conversamos no texto abaixo "Vota Obrigatório, Facultativo e Pesquisa Eleitoral". Mas leia o exemplo que dei sobre a eleição para prefeito em Minas em 2006, já que estamos falando de Aécio Neves.
Agora vou escrever o óbvio, se vencer o Omar, ele e Eduardo vão querer repetir a dobradinha Gilberto-Amazonino, de alternância no governo do Amazonas. Omar só pode ficar quatro anos, sai para o senado em 2014, Braga, que quer tudo, já deter concorrido para prefeito em 2012, tentará se eleger, novamente, governador no ano da Copa do Mundo.
Vou novamente repetir o que já disse anteriormente, releia o post "Alfredo ou Braga ministro?". O Braga não pode ganhar todas, se o Omar ganhar quem vai ser ministro é o Alfredo e não ele. O PR tem lá a sua cota no futuro ministério, e o Alfredo é o presidente do partido; já no PMDB tem muita gente para ser ministro, e mesmo apoiando a Dilma, não se pode esquecer que Omar e Eduardo peitaram o Planalto lançando candidatura contra Alfredo e quebraram acordo firmado nas eleições de 2006.






Poeminha filha

Poema de Maria Fernanda Fontoura Nogueira (9 anos) – 28.07.2010

O que é ser assim ?
Não há nada em mim.
O que eu posso fazer ?
Vem cá,
Vem dizer.
O sol está nascendo,
Mas que lindo!
Olha a flor está surgindo.
O mar vai crescer,
Tudo pode acontecer.
Olha só que alegria,
Fiz amigos,
Uma nova amizade
Apareceu do nada,
Mas surgiu de verdade.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Em Pesquisa Eleitoral, Tamanho não é Documento

Hoje a noite o Jornal Nacional divulgou a mais recente pesquisa da Globo/Estado/Ibope para presidente da República, e o resultado confirmou que a Dilma Roussef está na frente de José Serra. O portal IG comentou:

"Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. No dia 23 de julho, a pesquisa Vox Populi/Band/IG já colocava a candidata à frente de Serra, com uma vantagem de 8 pontos percentuais e fora da margem de erro. A pesquisa Datafolha, divulgada no dia seguinte, apontou empate técnico entre os dois candidatos, com vantagem de 1 ponto percentual para o tucano.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Dilma venceria com diferença de seis pontos percentuais. A petista aparece com 46% das intenções de voto, contra 40% de Serra, de acordo com a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Os votos brancos e nulos somam 6% e 8% se disseram indecisos."

Agora caro e-leitor tire as suas próprias conclusões:

"O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 de julho em 174 cidades de todas as regiões do País."
"O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho."
"A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os Estados, exceto Roraima."

Quais são as suas conclusões ? A primeira é que elas foram feitas em períodos muitos próximos. Então, as divergências de resultados deveriam ser insignificantes. A segunda é que a pesquisa correta é a da Datafolha porque teve um número maior de pesquisados. Certo ? Não necessariamente. Não é isso que torna a pesquisa Datafolha mais precisa. Veja o comentário sobre isso logo abaixo no post "Voto Obrigatório, Facultativo e a Pesquisa Eleitoral", para entender porque tamanho não é documento. Particularmente, achava a pesquisa do Datafolha muito suspeita; a impressão que dar, como já disse antes, é que foi lançada para fazer frente a pesquisa Vox Populi/Band/IG, afim de evitar estragos na campanha de Serra, e com a divulgação da pesquisa Globo/Estado/Ibope, a pesquisa Datafolha ficou mais suspeita ainda. Afinal Vox populi, Dei vox est.

Sobre isso Ricardo Kotscho escreveu no seu blog:
30/07/2010 - 21:50
Ibope desempata pró Dilma: como fica o Datafolha?
"Não sou especialista em pesquisas _ aliás, como vocês sabem, em coisa alguma _, mas são números tão divergentes estes apresentados pelos três maiores institutos do país que, neste momento, o Datafolha fica mal na fita. Talvez seja o caso de repensar a sua metodologia, baseada em entrevistas nas ruas nos pontos de grande fluxo de pessoas (os outros ouvem os eleitores em suas casas)."

Falando de pesquisa suspeita és aqui mais um exemplo:

Agência Brasil - 27/10/2008
Belo Horizonte - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito eleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), criticaram, no domingo, o Instituto de Pesquisas Ibope, ao comentarem o resultado final da apuração, no qual Lacerda atingiu 59% dos votos válidos contra 40% de Leonardo Quintão (PMDB). Na noite de sábado, o Ibope divulgou pesquisa que apontava empate técnico entre os dois candidatos.
“O Ibope deve uma explicação à população de Belo Horizonte. Nós não estamos falando de equívocos naturais de avaliações, mas de um erro crasso, que eu jamais tinha visto numa campanha eleitoral”, criticou Aécio.
Em sua primeira entrevista coletiva como prefeito eleito, Lacerda reforçou as queixas do governador, utilizando-se praticamente das mesmas palavras."

Afinal em quem devemos acreditar ? Já se vai o tempo que de barriga de mulher, cabeça de juiz e de urna eleitoral não se sabia o que iria sai de dentro. Saber antecipadamente, o que vai sair da cabeça de juiz, é dos três o mais danoso.

domingo, 25 de julho de 2010

Novo Reitor assume na UEA

Sexta, 23 de Julho de 2010, 09h33
PALAVRA DO REITOR [ José Aldemir de Oliveira]
À comunidade universitária:
“Estou chegando num momento sensível da Instituição. Não sou dos quadros da UEA, mas não me considero um estranho, porque boa parte da minha vida está voltada para o trabalho na Universidade Pública e Instituições de fomento à pesquisa. O tamanho do desafio não é pequeno, temos questões trabalhistas, orçamentárias e de organização a resolver. Nada que não possa ser superado e por isso necessito da compreensão e da ajuda de professores, técnicos administrativos e estudantes.
Nesta chegada é preciso estabelecer alguns compromissos basilares e norteadores do nosso trabalho:
1) Gestão transparente e republicana, criando de imediato, a partir de ampla discussão com os três segmentos, procedimentos relativos ao acesso de benefícios inerentes à atividade acadêmica. Enquanto esses procedimentos não forem elaborados e pactuados fica suspensa qualquer forma de concessão, ressalvando-se os casos em que o adiamento implique prejuízos para a Instituição;
2) Retomaremos imediatamente os trabalhos da comissão de elaboração do PCCS;
3) Discutiremos com os três segmentos a eleição de Diretores das Unidades da Capital bem como a viabilidade legal de reestruturação do Conselho Universitário....

O restante pode ser lido no portal da UEA: http://www.uea.edu.br/

sábado, 24 de julho de 2010

Voto Obrigatório,Facultativo e a Pesquisa Eleitoral

O voto deve ser obrigatório como no Brasil ou facultativo como nos Estados Unidos ? Quem vota quando o voto não é obrigatório ? Quem é consciente e não abre mão do direito de escolher, e para usar um mote atual: exercer a cidadania ? E não quis aproveitar o feriado ? Isto é, se a eleição não for no domingo, o que é improvável.

O que eu quero escrever hoje é que mesmo que o voto não seja obrigatório e o nível de abstenção seja elevado, o resultado da eleição reflete a vontade da maioria. Explico melhor: em uma determinada cidade, estado ou país, como o Brasil que tem mais de 100 milhões de eleitores (135.804.433 eleitores estão aptos, para ser exato), se apenas 30 milhões sufragaram um candidato e esse resultado for a maioria dos votos válidos, o candidato eleitor estaria, percentualmente muito próximo, para mais ou para menos, do mesmo resultado se todos os eleitores tivessem ido as urnas.

Se todos os eleitores tivessem ido as urnas, os votos do candidato eleito, os votos dos adversários, os nulos e brancos cresceriam na mesma proporção. Se isso não fosse verdade, as pesquisas como as expostas abaixo, não teriam validade, porque o número de "votantes" (pessoas pesquisadas) é extremamente pequeno. E estamos acostumados a ver que quando a pesquisa é séria, e diz, nas vésperas das eleições, que o candidato A ganha e o B perde, isso acontece, igual ou por uma pequena margem de erro para mais ou para menos.

Agora não acredite quando três dias antes das eleições o candidato A está bem a frente do candidato B, e no dia da apuração Fátima Bernardes e William Bonneco veem com a maior cara de pau dizer que B "virou" no dia das eleições, sem que nenhum fato extraordinário ou novo justifique isso. É pura mentira. O que foi dito antes da eleição era pura mentira, forçação de barra. Quem não se lembra de uma pesquisa para governador, que previa como resultado o seguinte: 1. Eduardo Braga, 2. Gilberto Mestrinho, e lá atrás, 3. Serafim Corrêa. Quando as urnas foram abertas, o Serafim estava em segundo e o Gilberto Mestrinho num terceiro lugar bem distante. O Serafim reagiu no dia da eleição ? Bobagem!

Deem uma olhada nas pesquisas abaixo, divulgadas com um dia de diferença entre elas:

"A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial deste ano e aparece com 8 pontos de vantagem sobre o rival José Serra (PSDB) tanto no primeiro como no segundo turno, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira. Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%. Segundo o Vox Populi, José Maria Eymael (PSDC) tem 1%.Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos."
Fonte: Portal IG (23.07.2010)


"Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%."
Fonte: Portal G1 (24.07.2010)

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/07/datafolha-mostra-empate-tecnico-entre-serra-e-dilma.html

Uma presenta 8 pontos percentuais de diferença entre Dilma e Serra, a outra diz que estão empatados. O que pode-se chegar as seguintes conclusões, :

1 -Alguém está mentido (ou os dois);

2 - Alguém (ou os dois) não está fazendo a pesquisa dentro das regras científicas de inferência estatística; consequentemente, há erro no resultado obtido.

As duas coisas podem está acontecendo ao mesmo tempo, um é incompetente, o outro é mentiroso. Mas essa situação não acredito ser o caso.
Tudo depende do tamanho e da qualidade da amostra.
Como e-leitor !? Sim, claro ! Depende também da honestidade do instituto ou da pessoa responsável pela pesquisa.

Para se entender melhor como isso funciona, vamos compara a eleição como se fosse um bolo. Se o bolo tem 70% de farinha, 10% de manteiga, 10% de ovos e 10% de açucar (doceiras que me perdoem o chute), uma fatia ou duas de bolo, nesse caso representado a amostra perfeita ( e o resultado final seria sem erros) teria de ter a mesma proporção de farinha (7o%), manteiga (10%), ovo (10%) e açucar (10%); em quantidade menor, obviamente.

Por esse motivo, considerando que as duas pesquisas acima foram honestas, uma delas está, com certeza absoluta, errada, e pecou ou se perdeu na metodologia utilizada. É impossível as duas refletirem a verdade.

Eu me lembro de um candidato, muitas eleições atrás, para governador, chamado Deuzamir Pereira. Quando as pesquisas era divulgadas e o nome dele parecia mal cotado; no seu programa de televisão, ele alegava, que a pesquisa era feita na hora que os jovens "seus eleitores" estavam na escola. Só faz uma afirmação desta quem não entende de estatísticas, ou para tentar mudar a opinião do eleitor, ou para evitar o voto válido, etc. etc.

Uma amostra bem feita, para refletir a verdade tem de ter gente de Eirunepé a Cabedelo, de são Gabriel da Cachoeira ao Chuí, preto e branco, pobre e rico, novo e velho, gay e hetero, católicos e macumbeiros, e assim por diante. Em resumo, um pouco de cada, uma representação nuclear da sociedade brasileira. E uma das duas pesquisas acima errou nesse conceito elementar.

Então, juntando dois assuntos interligados, o candidato eleito com o voto facultativo, ou eleição com grande abstenção, é tão legítimo quanto ao eleito com o voto obrigatório. Aqueles que foram para as urnas no dia da eleição, representam uma amostra de toda a sociedade brasileira. Quem ficou em casa, foi representado ali. Obviamente (1), há situações em que um candidato pode perder porque um número elevado eleitores de um "curral eleitoral" ou de uma área não votou por algum motivo.Mas isso é outra história. Obviamente (2), tem uma força política muito maior se o sujeito for eleito com 48% dos votos válidos, em uma eleição com comparecimento em massa, do que em uma eleição com grande abstenção.

Veja bem! A primeira pesquisa diz que foram entrevistados 3.000 eleitores e a segunda 10.905. Vamos tomá-la como verdadeira, para fazer uma exemplicação apenas. Observe que isso corrabora o que eu afirmo, mesmo que o número de eleitores que vão espontanemente a urna seja bem menor quando comparado com a população (chama-se população em estatística o universo total). Foram pesquisados 10.905 eleitores num universo de 135.804.433 de eleitores, e a pesquisa pode está correta. Então, se apenas 45 milhões eleitores fossem as urnas, com uma abstenção de mais de 90 milhões, como na pesquisa eleitoral, essa votação representaria - e com um grau de precisão extraordinaria - a vontade da maioria. Obviamente, o eleito não teria a mesma força política. Mas dizer, quando a abstenção é alta, que aquela eleição não reflete a vontade popular está matematicamente incorreto.

Eu utilizei a segunda pesquisa, mas o mesmo raciocínio serve para a primeira; se considerarmos, separadamente, que cada uma está correta, desconsiderando a outra. Somente, vendo como elas foram feitas pode-se dizer qual está correta. Dependendo da qualidade da amostra, 3.000 ou 10.000 entrevistados, não levariam, sobre hipótese nenhuma, a um diferença tão grande de resultados, e sim uma margem de erro de +/- 2%. No mais pode-se repetir que uma das duas está errada. Não pode-se afirmar que o futuro dirá quem está certo, porque isso é dinâmico e reflete o momento atual. Mas me parece que a pesquisa da Data Folha foi divulgada, para mostrar que era, exatamente, diferente e discordava daquela divulgada pela Vox Populi, IG e Band.

Um bom domingo e não se abstenha de votar.




10 maneiras que Facebook pode arruinar sua vida

Esta semana a respeitada revista americana Newsweek escreveu advertindo sobre os riscos do Facebook. Será que ela está com a razão ou exagerou ? Alguém pode dizer que um bonita faca Tramontina é um perigo porque serve para matar, mas uma dona de casa pode alegar que ela é uma ferramenta e tanto. Então, depende com é usada. Vamos ao texto:

Esta semana Facebook vai registrar seu 500 milionésimo membro [500.000.000ésimo, alguém sabe como se diz isso ?]. É um marco tanto importante quanto sem sentido: sim, é um lembrete quão grande o gigante de mídia social tornou-se; mas realmente precisamos sermos lembrados? Que o Facebook é parte do cotidiano de muitos americanos está claro. Mas como ele está afetando estas vidas ainda está sendo examinado. Sabemos que o Facebook pode ser bom para sua saúde, e que ele pode fazer tudo, desde redes de relacionamento a compatilhamento de fotos mais facilmente. Mas há também um lado potencialmente sinistro, mesmo para além de questões de privacidade duvidosa. Abaixo, 10 maneiras que o Facebook podem fazer mais mal do que bem.

1. Você pode reencontrar com seus pais biológicos. Isso pode ser uma boa notícia, mas nem sempre. Tome o exemplo de Sagala Prince, que encontrou seus filhos biológicos no Facebook, as crianças que ela alega terem sido sequestradas, mais de uma década atrás, por seu ex-marido. A mãe e as crianças estão agora reunidas. O único problema: as crianças cresceram com seu pai e não querem nada com a mãe, que agora tem a custódia. E em uma história ainda mais horripilante, Aimee Sword foi recentemente condenada de nove a 30 anos [ainda não foi não, isso é a variação entre a pena mínima e máxima] de prisão por abusar sexualmente de seu filho biológico de 15 anos de idade, a quem ela rastreou no Facebook.

2. Seus credores podem encontrá-lo. Credores usam o Facebook como uma maneira de acompanhar os movimentos dos devedores e manter seus olhos em quaisquer potenciais ativos (bens) que podem ser aproveitados para cobrir dívidas. Primeiro, os credores podem usar o Facebook para determinar se você é um candidato digno para um empréstimo. Mas se você vier a dever dinheiro a um credor, a empresa pode encontrá-lo e descobrir o seu património, monitorando seu feed no Facebook.

3. Suas seguradoras podem negar suas reivindicações. Lembre-se da mulher que estava recebendo a compensação de trabalhadores com depressão, somente por "ter se mostrado" na foto sorrindo no Facebook ? Seus benefícios de seguro foram cortados, com as seguradoras dizendo que suas fotos mostraram que ela estava pronta para voltar ao trabalho. Isso deixou preocupados os advogados que defendem a sua causa de invalidez. Muitos agora desaconselham informar tanto no Facebook.

4. Seu ex pode usá-lo contra você em um divórcio. Facebook é uma ferramenta popular para os advogados de divórcio, que passam um pente fino nas páginas das esposas de seus clientes em busca de prova da negligência, infidelidade, ou engano. (Um estudo sugere que o Facebook aparece em uma em cada cinco novas petições de divórcio ). Mashable diz que uma mulher perdeu a guarda dos filhos após o seu ex provar que ela foi passar um tempo cuidando da lavoura em Farmville em vez de desfrutar um tempo preciso com seus filhos; enquanto os advogados de divórcio tem dado várias entrevistas exaltando as virtudes do site como uma forma expor roupa suja prejudicial .

5. Poderia fazê-lo ficar deprimido. Pesquisadores da Stony Brook University, em Nova York revelaram que meninas adolescentes que passam mais tempo discutindo suas vidas com os amigos são mais propensas de ficarem deprimidas. Aparentemente, gastar muito tempo falando de fofocas e de seus problemas podem fazer você se sentir pior, e não melhor. Os pesquisadores não estudaram Facebook, em particular, mas indicaram que sites de redes sociais como o Facebook tornou mais fácil para as pessoas de estarem em contato constante com amigos e perpetuar as discussões não saudáveis.

6. Pode custar-lhe o emprego. Uma pesquisa britânica de empregadores descobriu que metade dos pesquisados recusou candidatos a emprego uma vez que algo desagradável sobre o candidato saiu no Facebook. (Os exemplos incluem contos de embriaguez, fotos de uma atividade ilegal e erros de gramática.) Nos Estados Unidos, 20 por cento dos empregadores admitiu usar as páginas do Facebook para potenciais candidatos a emprego, enquanto nove por cento dizem que vão começar em breve.

7. Pode lhe "entregar" para sua família. Mesmo se você é discreto no Facebook, seus amigos fofoqueiros pode não ser, e podem postar comentários que traem seus segredos. Mas também há mais insidiosos "outings" (saindo do armário) acontecendo: alunos do MIT desenvolveram um algoritmo que consegue, com sucesso, identificar usuários gays através da análise de quantos dos seus amigos eram gays.

8. Pode tornar mais fácil para o seu perseguidor ou parceiro violento seguir seus movimentos. Vamos ser honestos: se não houvesse o Facebook, abusadores iria encontrar um outro gatilho para detonar sua raiva. Mas o Facebook tornou mais fácil para essas pessoas manter os olhos em suas vítimas e responder aos seus movimentos, mesmo após a vítima ter cortado os laços. Em um caso particularmente triste, uma mulher que mudou seu status no Facebook para "solteira" foi morta pelo marido, de quem ela tinha se separado. Depois de ver seu status, ele invadiu a casa dela e esfaqueou repetidamente.

9. Você pode ser processado por difamação. Já existem vários casos de processos por difamação sobre o conteúdo postado no Facebook. Na Grã-Bretanha, onde a difamação é mais fácil de provar que nos os E.U., um empresário ganhou £ 22,000, quando um ex-colega de escola criou um perfil falso cheio de informações difamatórias. Nos EUA, uma banda de Ohio processou um "grupo de ódio" [grupos que promovem o ódio por razões de sexo, raça, cor, orientação sexual, etc.] no Facebook e uma empresa de reboque de Michigan processou um estudante que criou uma página no Facebook, alegando que a empresa reboca carros legalmente estacionados. (A empresa diz que essas alegações são falsas). Até agora, a lei parece estar do lado de quem postou. Mas ainda é uma amolação.

10. Seus filhos podem ser alvo de predadores. Depois que uma adolescente na Inglaterra, ser assassinada por um criminoso sexual que dizia ser um adolescente no Facebook, a versão britânica do site acrescentou um botão de "pânico" que permite que adolescentes relatem qualquer atenção indesejada - incluindo bullying cibernético - diretamente às autoridades . Mas o botão não está ainda [disponível] nos E.U. ou em outras versões internacionais do Facebook, e não está claro se a empresa pretende adicioná-lo.

http://www.newsweek.com/blogs/the-human-condition/2010/07/20/10-ways-facebook-can-ruin-your-life.html?GT1=43002

Vídeo: http://itunes.apple.com/us/podcast/newsweek-video/id88000805

domingo, 18 de julho de 2010

18 de julho de 1947

Nesta data nasce "de fato" o Estado judeu e o professor José Ribamar Bessa Freire, no beco da Bosta, na Aparecida; hoje beco da Indústria, onde vivi 40 anos. A mãe dele tinha quatro filhas; a avó Marieliza, em visita a são José de Ribamar, no Maranhão, fez uma promessa ao santo. A promessa foi tão forte que nasceram, na sequência três homens. José Ribamar, ou simplesmente Babá, é o mesmo (veja o post abaixo) da "A Jabulani Brasileira". A ironia nessa história é que existe um outro José Ribamar, que o primeiro detesta, mas que o nome tem a mesma origem: José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, ou simplesmente José Sarney, presidente do Senado.

O nascimento do Estado judeu:

"18 de julho, 1947: um navio da Haganá, rebocado pela marinha britânica, aporta em Haifa. a bordo estavam 4.554 sobreviventes do genocídio nazista, todos determinados a viver em Eretz Israel, a terra de Israel, único lugar no mundo que aceitavam chamar de "lar".

Yossi Harel, que liderou o Mossad na década de 1950, assim reportou o evento: "O Estado de Israel não foi criado em 1948, quando foi formalmente declarado no Museu de Tel Aviv. Nasceu mais cedo, em 18 de julho de 1947, quando um antigo navio americano, bastante danificado, o "Exodus 1947", arrastou-se para dentro do porto de Haifa".


O navio se tornou símbolo da luta dos judeus, muitos deles sobreviventes do Holocausto, para emigrar para a Terra de Israel, na época, sob mandato britânico. O incidente mostrou ao mundo as catastróficas conseqüências da política britânica para a Palestina, em vigor desde a publicação do Livro Branco, em 1939, que restringia a apenas 1.500 o número de judeus que podiam entrar legalmente no país. O sofrimento dos passageiros do "Exodus 1947" e a injustiça contra eles perpetrada pelas autoridades inglesas causaram protestos mundiais contra a Grã-Bretanha, resultando em maior apoio nas Nações Unidas em favor da criação de um Estado Judeu...
http://www.beitfortaleza.com.br/artigos/ver_artigos.php?id=47

sábado, 17 de julho de 2010

Os Factóides de Amazonino !

Por Marcelo Ramos -15/07/2010
http://www.vereadormarceloramos.com.br/novo/conteudo.php?registro=10710&cat_id=863

Nenhum prefeito na história de Manaus anunciou tanto e fez tão pouco como Amazonino Mendes.

Diante da absoluta inoperância da sua gestão, diante da falta de qualquer obra relevante, salvo aquelas que foram iniciadas pelo seu antecessor e diante das suas diversas trapalhadas, o prefeito adota a tática de criar diversos factóides, anunciando obras e ações que tomam as páginas dos jornais, mas nunca se transformam em medidas concretas.

A de hoje é essa história do trânsito, mas já foi a reforma da Ponta Negra, a compra dos ônibus da China, o shopping popular, o BRT e outros projetos anunciados com pompa, sem nunca sair do papel.

Assim, o que deveria ser ação concreta de estruturação e enfrentamento dos problemas da cidade, na gestão de Amazonino, vira mera peça de marketing para tentar desviar a atenção da população dos problemas urbanos e sociais que se agravam na cidade, sem que nada seja feito pela Prefeitura.

Amazonino tem sido o Prefeito da mentira, do engodo, da manipulação das informações. Mas os tempos são outros, por isso, ele tem demonstrado tanta irritação com as perguntas dos jornalistas nas suas incontáveis coletivas para apresentar obras e ações que são meras palavras ao vento.

Amazonino não existe como Prefeito, nada fez, nada faz e nem mesmo conseguiu manter as boas iniciativas do seu antecessor (remédio fácil, prosed, integração temporal).

Não bastassem os factóides e as mentiras, a cidade vive um verdadeiro caos fruto da total perda de autoridade do alcaide. A questão do transporte coletivo e essas obras intermináveis da Cigás são demonstrações cabais de um prefeito frágil e incapaz de enfrentar os desafios de bem gerir uma grande cidade.

O Prefeito resgata a política do pão e circo. Como não consegue superar a crise do transporte coletivo, oferece migalhas ao povo mais carente, com o tal complemento do Bolsa Família. Como não consegue oferecer uma educação digna e de qualidade para as nossas crianças, faz festas de bairros.

Para desculpar sua incompetência, factóides e críticas à administração passada, mas o povo não é bobo e, por isso, Amazonino é hoje considerado o pior Prefeito de todos os tempos.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fifa paga premiação em dinheiro

Pouca gente sabe, mas no mundo do campeonato mundial de futebol corre muito dinheiro e a premiação para os times que disputam a Copa do Mundo da África do Sul, garante um adicional no caixa das confederações futebolísticas de cada país que conseguem avançar na classificação.

A premiação que a FIFA paga para cada Confederação do país participante, partindo da primeira fase, oitavas de finais, quartas de finais, finais e o campeão mundial:

◦US$ 8 milhões de dólares para cada uma das 16 desclassificadas na primeira fase.
◦US$ 10 milhões de dólares para cada uma das 8 seleções que chegaram até as oitavas de finais e foram desclassificadas.
◦US$ 15 milhões de dólares para cada uma das 4 seleções que chegaram nas quartas de finais e foram desclassificadas.
◦US$ 18 milhões de dólares para o quarto colocado
◦US$ 20 milhões de dólares para o terceiro colocado
◦US$ 24 milhões de dólares para o vice-campeão mundial
◦US$ 30 milhões de dólares para o Campeão Mundial da Copa do Mundo da África do Sul 2010.
O montante toda pagos para todas as confederações vai custar para FIFA US$ 342 milhões de dólares. Este valor é repassado como prêmio para a CBF, no caso do Brasil.

◦US$ 50 mil dólares para cada juiz convocado para competição.
◦US$ 1,600 dólares por dia pagos por jogador para o Clube que teve jogadores convocados.
O valor total pago pela FIFA fica em US$ 420 milhões de dólares, somando todos os valores das premiações.

sábado, 10 de julho de 2010

Não sou polvo, mas faço previsões

Deem uma olhada no PS do post Copa de 2010: A Quebra de um Tabu de 06.07.10. Eu não sou polvo, mas faça as minhas previsões. Vejam a matéria do jornal capixaba A Gazeta, em 10.07.10:
Presos esperam que goleiro Bruno, acusado de participação no assassinato da ex-amante Eliza Samudio, reforce time de futebol em presídio.
Presença do jogador na Penitenciária Nelson Hungria foi o assunto do dia. Familiares de presos queriam autógrafo, mas ele segue em isolamento.

A presença do goleiro Bruno na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), foi o assunto principal entre familiares e os próprios detentos durante o horário de visita, neste sábado (10). Alguns revelaram que estão ansiosos por poder escalar o jogador em seu time de futebol, nas partidas realizadas todos os sábados e domingos, depois das 18h. Apesar de haver expectativa pelo convívio com o jogador, ele seguirá em isolamento por 30 dias, período previsto para a triagem de novos presos no sistema.
...
A mãe de um dos presos do pavilhão 6, cujo filho cumpre pena por envolvimento com tráfico de drogas, disse que muitas pessoas que foram visitar parentes detidos esperavam poder ver o goleiro em um dos pavilhões. Bruno ainda é considerado ídolo do futebol, seja por jogar no Flamengo ou pela passagem pelo Atlético-MG.

- Meu filho falou que ele vai ser bem recebido quando puder ir ao convívio com os demais presos. Por enquanto, ele está na triagem e vai demorar um pouquinho para ele aparecer - disse a mulher, na saída da penitenciária.

O pai de um outro detento - também por tráfico - que está no pavilhão 5, disse que os presos estão "num forró só por causa do Bruno". Segundo ele, todos querem saber notícias do jogador.

- Até parece piada, mas acho que vai ter briga para saber em qual time de futebol ele vai querer jogar lá dentro.

O irmão de um outro preso, que cumpre pena pelo mesmo motivo dos dois anteriores, está mais pessimista sobre a possibilidade de ver o goleiro Bruno no presídio.

- Meu irmão está de saída. Acredito que, se tudo der certo, ele esteja em liberdade até setembro. Não sei se meu irmão vai jogar bola com o Bruno. E olha que meu irmão joga muito bem.

Ele disse ainda, que muitas mulheres e namoradas de presos até pareciam ter caprichado mais no visual para a visita deste sábado.

- Olha, as meninas estavam todas agitadas para tentar conseguir falar com o Bruno, apenas vê-lo ou conseguir algum autógrafo.

É surreal ou não é ?

O Polvo arrisca palpite na política brasileira

O polvo alemão que tem feito tanto sucesso nessa Copa do Mundo, acertando os resultados de todos os jogos da seleção alemã, vitórias e derrotas, arriscou um palpite sobre a eleição presidencial brasileira esse ano. Veja o resultado:

É polvo ou é lula ?

A Jabulani Brasileira


Em primeiríssima mão informamos, para o Brasil e para o mundo, que o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), José Ribamar Bessa Freire, autor de vários livros sobre as línguas indígenas, entre eles Rio Babel (http://www.taquiprati.com.br/publicacao.php?ident=1) foi designado pela CBF para escolher o nome da bola de futebol que será utilizada no Brasil na Copa do Mundo de 2014.
O professor Bessa é amazonense, jornalista e mora na cidade de Niterói.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Alfredo ou Braga ministro ?

Vou pegar carona no blog do Holanda e perguntar: Se o Omar e Dilma vencerem, quem vai ser o ministro, Alfredo ou o Eduardo?
Podem está na cota da Amazônia, ou na cota do caminhão de votos para Dilma; isto é, se ela for também tão bem votada no Amazonas, como foi o Lula em 2002 e 2006; ou na cota de seus partidos. Só com três detalhes: o trabalho do Alfredo como ministro, a Dilma já conhece; no partido dele, ele é o cacique; no PMDB do Braga, tem mais cacique do que ministérios disponíveis. A pergunta que não quer calar é: O Eduardo Braga quer a derrota ou a vitória do Alfredo ?

"ALFREDO MINA SONHOS DE BRAGA
O ex-governador Eduardo Braga tem um sonho: ser ministro do governo Dilma Roussef , na eventualidade de a candidata do PT vencer as eleições presidenciais deste ano. Mas pode ficar sonhando, se depender do senador Alfredo Nascimento. Toda hora Alfredo mostra para Dilma e o presidente Lula o Braga que eles não conhecem. O caso dos portos não construídos é só um detalhe. Braga poderá ainda ter que engolir a dupla-Alfredo Arthur no Senado a partir de 2011. Vai ser um massacre..."
http://www.blogdoholanda.com/site/artigo.php?cod=106

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Polvo é a voz de Deus ?

Polvo-profeta desbanca palpiteiros e acerta mais um resultado da Copa
Molusco sabe-tudo previu vitória da Espanha sobre seleção alemã e chegou ao sexto acerto no Mundial.

A previsão de que a Alemanha seria derrotada pela Espanha, eu vi no Jornal Nacional ontem a noite; portanto, um dia antes do jogo. Hoje tinha um sujeito com estádio com a seguinte faixa, escrita em inglês: "O polvo pode está errado." Não estava.

Globoesporte.com - 07.07.2010
Um dos personagens de maior destaque na Copa do Mundo vive bem longe dos gramados da África do Sul. Morador do aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, o polvo-profeta acertou, até agora, todos os resultados da campanha alemã no Mundial. E nesta quarta-feira não foi diferente. O molusco sabichão, conhecido como Paul, previu a vitória da Espanha sobre a seleção do país onde reside na partida pelas semifinais do Mundial.

Desta forma, o polvo continua com cem por cento de aproveitamento nos palpites do jogos da equipe alemã no torneio, tendo acertado inclusive a inesperada derrota para a Sérvia na primeira fase. Depois, as vitórias sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina foram todas apontadas por Paul.

A brincadeira é feita da seguinte forma: dois recipientes contendo a mesma quantidade de alimento são oferecidos ao animal dentro do aquário. Em cada pote é colocada a bandeira de uma seleção e o recipiente escolhido pelo polvo é o do 'provável' vencedor da partida em questão. Resta agora aguardar para saber se o animal mais famoso do mundo na atualidade vai acertar o vencedor do duelo entre Alemanha e Uruguai na briga pela terceira colocação da Copa do Mundo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Copa 2010: A Quebra de um Tabu

Com a eliminação de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Copa América virou Eurocopa. Com finalistas unicamente europeus, um tabu vai ser quebrado; até então nenhum país europeu tinha ganho fora do seu continente, e o Brasil perdeu a oportunidade de ser o único ganhador em todos os continentes em que a Copa foi disputada. Ganhou uma vez na Europa (Suécia, 1958), uma na América do Sul (Chile, 1962), duas na América do Norte (México, 1986 e USA, 1994) e Ásia (Japão).
Das seleções que ainda disputam: Alemanha, Holanda e Espanha, a Holanda é a única que venceu todas as partidas. Alemanha e Espanha já perderam uma cada.
Se a Holanda ganhar a Copa será muita ironia do destino, ela foi dona da África do Sul por mais de dois séculos, estaria ganhando de certa forma em casa. É como se Portugal ganhasse uma Copa em Angola ou Moçambique.
A Holanda vai para a sua terceira final, as duas anteriores - contra os donos da casa - perderam: 1974 contra a Alemanha e 1978 contra a Argentina. Duas finais seguidas. Se ganhar o Mundial, fica parecido conosco, que tínhamos duas super seleções em 82 e 86, mas não ganhamos; todavia em 1994, como um time mais modesto, vencemos.
Em 1994, um jornal de Los Gatos, pequena cidade da Califórnia, onde o Brasil estava hospedado, publicou que "a Copa do Mundo sempre encontra o seu caminho"; isto é, não tem surpresas, no final sempre ficam os favoritos. E nessa Copa não foi diferente. Aparte da Argentina que surpreendeu, os três que ainda estão ainda competindo, foram realmente os melhores. E Messi, apesar de não ter feito nenhum gol, para mim, ainda é o melhor do mundo. Isto é, o sujeito é bom de bola. Não fez gol mais ajudou muito o time. Ele me vai ser muito útil nas minhas aulas para explicar a diferença entre eficiente e eficaz. Ele é eficiente mais não foi eficaz. E que um time precisa é de gols, como faz Klose, Sneijder, Villa e Fúrlan. Arriba Fúria !!!
Alemanha está fora da final -07.07.2010
O parágrafo anterior foi escrito antes do jogo Espanha x Alemanha. Jogo em que a Alemanha ficou paralizada e se alesou, se abestalhou. Pode-se dizer muitas coisas: (1) Que eu não entendo de futebol. Foi a Espanha que não deixou a Alemanha joga. Primeiro, eu estava torcendo pela Fúria; segundo, a Holanda foi para cima do Uruguai, mas esse não se medrontou, ele também foi para cima da Holanda, por isso o jogo foi bonito. (2) Parece que a Alemanha estava jogando pelo empate. Mas não existe empate nessa fase. E por que a Alemanha foi tão apática e só expressou uma leve reação depois do gol ? Por que queria correr pouco, ganhar no contra ataque e se polpar para final ? Eu tenho uma teoria sobre a motivação de cada time, mas antes deixa dizer que a Alemanha, que perdeu na final da Eurocopa de 2008 para a Espanha, parece que entrou em campo respeitando a adversária. Eu tenho uma teoria, mas antes deixa eu dizer uma coisa, antes que eu me esqueça. Se a Espanha vencer a Copa, ela repete o feito da França, só que na ordem inversa. Em 1998 a França foi campeão do Mundo, e em 2000 foi campeão da Europa, mas 2002 foi eliminada da Copa na primeira fase.
A minha teoria é o seguinte, e isso pode acontecer ou ter acontecido com o Brasil também. A Alemanha já foi para sete finais de Copas do Mundo, a mesmo número que o Brasil, e ganhou três. A Holanda, o Uruguai e a Espanha estão jogando o jogo da vida deles. São oitenta anos de Copas e nunca a Espanha tinha chegado a uma semi-final. Aquela frase que é atribuída aos mexicanos, também é dita na Espanha: "Jogamos como nunca e perdemos como sempre". Eu gosto de ler os jornais de cada país depois da classificação ou desclassificação, li no El País, em 2006: "Somos sempre assim, nadamos, nadamos, para morrer na praia." Na realidade, eles podem até morrer, mas será a primeira vez que eles chegaram na praia.
Então vejam só, é da natureza humana; nem brasileiros, nem argentinos e alemães estão mais motivados que estavam os uruguaios, que a sessenta anos não ganham uma copa, do que os holandeses, que a trinta e dois anos não chegam a final da Copa, e muito mais os espanhóis que a oitenta anos tenta chegar até o final da Copa. Talvez o que tenha acontecido hoje, foi isso: os alemães querem ganhar, mas o organismo psíquico deles, não querem mais do que os espanhóis.
Arriba Espanha !!! Mas que vai ser pedreira vai. Os holandeses estão igualmente motivados, e duvido que eles venham apáticos, como os alemões hoje. Ainda bem !Graças a Deus !
PS. Bruno jogador do Flamengo se entregou a polícia hoje. Já tem chefão da penitenciária brigado para ter ele no time. Pode até ser que mude de posição. Edinho, filho de Pelé, disse nas páginas amarelas da Veja, que na prisão jogava na linha. Eh ! Em terra de cego quem tem olho é rei. Ou filho dele.
Mas para ser justo com o Edinho, na entrevista diz que não foi provado nada contra ele.

Homem é virgem por sinais na orelha

Mulher diz que descobre se homem é virgem por sinais na orelha
Inexistência de pontos vermelhos indicaria que homem já fez sexo.
Outros especialistas não acreditam em ‘radar’ de Pham Thi Hong.
Uma acupunturista do Vietnã ganhou status de celebridade naquele país ao 'vender' uma técnica infalível de descobrir se um homem é ou não virgem. Pham Thi Hong, de 54 anos, é especialista em medicina tradicional e afirma que pontos vermelhos atrás da orelha indicam que um homem nunca teve relações sexuais. O método da acupuncturista já livrou três jovens da prisão por serem acusados de estupro. A médica reverteu o caso ao conseguir que os processo fossem reabertos e investigados. "Todos tinham um ponto vermelho atrás da orelha. As marcas deveriam ter desaparecido se eles tivessem se relacionado sexualmente com alguém", disse Pham ao canal CBS. "Meus muitos anos de experiência me disseram que aqueles homens eram inocentes". Outros acupunturistas têm tratado com ceticismo a técnica da mulher. Eles dizem nunca ter ouvido falar desse tipo "radar".
Fonte:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/07/mulher-descobre-se-homem-e-virgem-por-sinais-na-orelha.html

segunda-feira, 5 de julho de 2010

'Empire' em ruínas

Lucas Mendes
De Nova York para a BBC Brasil

O império americano vai de mal a pior e o Empire State - Estado de Nova York - vai de pior a muito pior. E não vai sozinho. Quarenta e cinco Estados americanos estão no vermelho mas, por lei, são proibidos de falir ou de ter déficits, um privilégio limitado à União.
O que a lei não proíbe aos Estados é mentir e os números dos políticos mentem, mas até eles tem um limite. E chegamos nele. Em Nova York, o rombo é de mais de US$ 9 bilhões com possibilidades muito piores no ano que vem.
Como a Califórnia, estamos em calamidade fiscal e ambos são Estados com economias maiores do que a da Grécia.
Chocado com aposentadoria aos 50 anos? Ou, com copeiro de Brasília que vai ganhar US$ 9 mil reais por mês no Congresso? Bem-vindo aos excessos americanos.
Em Nova Jérsei, quatro policiais receberam mais de US$ 1 milhão nas aposentadorias por dias de férias e fins de semana trabalhados. Na Califórnia, um bombeiro de 51 anos se aposentou com um salário de US$ 241 mil por ano. Em Nova York, 3.700 funcionários públicos tem aposentadorias de mais de US$ 100 mil por ano.
Há os calotes estaduais e os calotes urbanos. 'Muni bonds' (municipal bonds) já foi investimento seguro. São promissórias das cidades, mas elas devem trilhões e não depositam os pagamentos nos fundos de pensão. O cano vai de US$ 1 trilhão a US$ 3 trilhões.
A próxima bolha? San Diego na Califórnia é uma senhora cidade e não pára de aumentar as aposentadorias dos funcionários, mas há muito parou de fazer os depósitos nas contas deles. Seus próprios economistas dizem que nao é mais uma cidade viável.
Você, turista, ou eu, como residente de Nova York, não percebemos que certos serviços, como linhas de metrô, escolas e assistência médica a pobres e velhos foram reduzidos ou eliminados, mas não vimos nem sentimos nada perto do que vem por aí.
O governador, David Paterson, passou a segunda-feira vetando mais de 600 leis da Assembleia Estadual, que não chega a um acordo sobre gastos e demissões. A cena da assinatura do veto era patética. Cego, o governador colava o nariz no papel para ver onde era a linha da assinatura.
Com o prestígio no fundo do poço, envolvido em escândalos e sem nenhuma chance de se eleger, o governador optou pela verdade sem conchavos parlamentares. O prestígio dele disparou, mas hoje, 1º de julho, não sabemos se a briga entre o governador e a legislatura vai suspender todos serviços não essenciais de Nova York, entre eles a polícia estadual. Como aconteceu na Califórnia, se acontecer aqui, quem tiver dinheiro a receber do Estado vai receber um I.O.U. - I owe you, "devo e não nego".
A artilharia está aberta por políticos estaduais e municipais, muitos deles ex-democratas, contra os sindicatos. Como se o presidente Lula disparasse contra os companheiros do PT. As propostas são de cortes radicais em salários, benefícios e aposentadorias de professores, policiais, bombeiros e burocratras.
De costa a costa, só quatro Estados não estão no vermelho - e o Alasca. Os outros não vão escapar das demissões, de reduções de salários e aumentos de certos impostos sobre bebidas alcoólicas, refrigerantes e tabaco. US$ 11 por um maço de cigarros em Nova York. Vai arrecadar impostos ou incentivar o contrabando?
Nesta fossa vermelha, a solução que ganha terreno nos Estados Unidos anti-Obama é a republicana, como a europeia. Menos estímulos do governo, menos déficits. A iniciativa privada será responsável pela geração de empregos. O plano de Obama já perdia apoio em casa e perdeu apoio no G20 em Toronto. O Brasil foi um dos poucos parceiros dos americanos.
Os irlandeses foram os primeiros a adotar a fórmula da super-austeridade e estão cada dia piores, mas vários países europeus, até a Inglaterra, acham que o caminho é por aí.
Nós nos perdemos nesta viagem. Onde vamos? Nenhum problema. É só seguir a trilha da fossa do Empire.

Lápides da Copa

Circula na internet, e recebi do Cyrino de Manaus, e do Alarção do Rio de Janeiro, os seguintes lápides dos defuntos da Copa.




O do Dunga foi censurado.


domingo, 4 de julho de 2010

Mandela Day 2010 - um dia de solidariedade

O Mandela Day é uma chamada à ação para todos os povos assumirem a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez, assim como Nelson Mandela fez.
Nelson Mandela passou mais de 67 anos servindo a sua comunidade, seu país e o mundo em geral. No Mandela Day as pessoas são chamadas a dedicar apenas 67 minutos de seu tempo para mudar o mundo para melhor, em um pequeno gesto de solidariedade para com a humanidade, e em um pequeno passo para um movimento contínuo e global para o bem.

Esse ano o Mandela Day será domingo 18 de julho.

http://www.nelsonmandela.org/index.php/foundation/mandela-day/category/mandela_day_2010/

sábado, 3 de julho de 2010

Sul Americanos Go Home

O que é bom para os sul americanos é péssimo para os sul africanos. Das seleções que chegaram nas oitavas de finais, 50% era sul americanas. A torcida anfitrião era nossa.
Mas nem tanto. Para a hotelaria, restaurantes, etc. foi péssimo a desclassificação dos americanos, ingleses, italianos, franceses, japoneses,ou seja, os turistas ricos. Quem ficou dos ricos foi apenas Alemanha e Holanda. A Espanha está passando por uma crise econômica braba. Obviamente, turistas paraguaios, ganeses (?), uruguaios e brasileiros, que agora voltam para casa, não se comparam com o poder de gasto dos europeus. Hoje até os camêlos africanos estão com raiva do Brasil, camisas e outras mercadorias Brazil ficaram encalhadas.
Será mesmo que foi bom para a South Africa tem um representante africano até nas oitavas de finais ? Gana, o orgulho do continente, mandou para casa as seleções dos Estados Unidos e Austrália. E as más notícias, sobre a segurança na África do Sul, poucos dias antes do início da Copa, fizeram dezenas de milhares de turistas europeus e americanos cancelarem reservas de hotéis. Foi por esse motivo que a FIFA fez aquela venda inesperada e generosa de ingressos para os nativos.
Se o povo torce pela Argentina, Uruguai e Paraguai, com certeza os empresários estão torcendo que a Alemanha e Holanda fique até a final.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Melhores frases no Twitter sobre Felipe Melo

# Por causa do Felipe Melo, os melhores momentos da copa vão ser editados pelo Tarantino.

# As namoradas de Felipe Melo têm medo de pedir carinho a ele. Ele pode entender carrinho.

# Milhares de pessoas no mundo deram entrada no hospital após assistir à atuação de Felipe Melo em transmissão 3D.

# O cantor Roberto Carlos e o apresentador Wagner Montes já entraram numa dividida com Felipe Melo...

# Felipe Melo não é bom de matemática mas gosta de dividir sem deixar restos.

# O cartão de visitas do Felipe Melo é o vermelho.

# No jogo de xadrez: Cristiano Ronaldo é a Dama; Kaká é o Bispo; Julio Batista é a Torre; Felipe Melo, o Cavalo.

# Uma vez Felipe Melo foi jogar JoKenPo com o presidente Lula. Ele tinha uma tesoura, e o Lula, 5 dedos.

# O Michael Jackson morto faz muita falta. O Felipe Melo vivo faz mais ainda.

# Após os treinos, alguns jogadores treinam cobranças de faltas, já Felipe Melo treina como cometê-las.

# A lenda da mula sem cabeça começou depois de um pé alto de Felipe Melo.

# Todas as seleções têm volante... nós temos para-choque.

# Felipe Melo é o único jogador que você encontra no FIFA 2010, no Winning Eleven e no Mortal Kombat.

# O saci tinha duas pernas até ser atingido por Felipe Melo

# O Felipe Melo não é o Dunga JR, ele é o Dunga Junior Baiano

# O Corcunda de Notre Dame era um modelo famoso até conhecer Felipe Mello

# Felipe Melo não nasceu, foi expulso do útero

# Aquiles uma vez dividiu uma bola com Felipe Melo, seu calcanhar nunca mais foi o mesmo

# Felipe Melo e Chuck Norris entraram numa dividida o resultado criou o universo

# Propaganda do Gillete Mach 3 com Felipe Melo: o 1º faz sock, o 2º faz splat e o 3º faz créu!