Pesquisar este blog

sábado, 28 de dezembro de 2013

Minha Mãe

Escrito por Maria Piedade Queiroz Nogueira Belasque -  28.12.2013

Minha mãe não é uma figura ilustrativa em nosso seio familiar, não é amada e respeitada [apenas] porque é uma velhinha linda de olhos verdes, nem porque esteve grávida por longos 12 anos.
É verdade que o amor não necessita de justificativa alguma, mas existem inúmeras razões pelas quais minha mãe é tão amada e respeitada.
Minha mãe é firme, nunca dura.
No alto dos seus 83 anos ela continua sendo nossa melhor conselheira, incentivadora e crítica. É nosso norte e nosso orgulho.
Se 
você não quiser saber sua opinião sincera, não a pergunte, pois ela não omite a verdade do que acredita; mas se quiser ouvi-la não tenha receio, mesmo que o que ela tenha a lhe dizer não seja do seu agrado, ela certamente escolherá as palavras certas que o farão refletir. 
Por outro lado, se você não quiser mesmo saber a opinião dela, fique tranquilo, ela dificilmente interferirá, nem dará sua opinião sobre você a terceiros, ela jamais fala “de”, ela sempre fala “para”. 
Ela também não desperdiça oportunidades de demonstrar seu amor, sua admiração por você. Palavras gentis de reconhecimento, de apoio, encorajamento e gratidão são ditas sempre que oportuno, com toda simplicidade e sinceridade.
Dizem que devemos fazer limonada dos limões que recebemos da vida; ela fez limonada, torta de limão, maionese e até remedinho para a garganta com os limões que recebeu.
Órfã de mãe aos 5 anos e de pai aos 11, aos 20 casou-se com o grande amor de sua vida, aquele que foi sua paixão, seu pai, seu companheiro, seu tudo, aos seus 41 anos já tinha seus 18 filhos, e aos 55 ficou viúva.
Sem perder a doçura seguiu firme e altiva, como líder nata nos guiou e capacitou. Somos fruto do amor!
Mas essa mulher excepcional e generosa não chegou aqui por acaso ela fez como diz o salmo: “Confia no Senhor e fazes o bem, habitarás na terra
e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também n
o Senhor e Ele concederá os desejos de teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele o fará.”
O Senhor de sua vida a sustentou no momento de dor e aplainou seus caminhos, ainda a abençoou com vários anjos e benfeitores; os primeiros deles foram a vovó Eliza e os irmãos que a vida lhe restituiu e o nosso amado Pai. Vieram então Maria do Carmo e Paulo Feitoza, João e Chiquinha Toledo, Pedro Silvestre, Nuno e Maria Cunha, Altina e Garrido, Amâncio e Clemilda, João Lúcio e Dra. Marília, tia Luíza, tia Dinoca, vovó Hilário, tio Pedro e tia Mimita, e seus amigos de caminhada da igreja, Gama e Amazonilda, Júlio e Auxilium, Lindalva e Velozo, Bebeta e Maurino, Abel e Terezinha, Joaquim e Déia, Stela e Alencar, Graça e Gilmar, Moça e Chiquinho.
Não posso esquecer de nossa amada tia Dadá, anjo e apoio. 
Minha mãe não é santa, tem imperfeições e defeitos, mas seu temor a Deus moldou o seu espírito e atos e fê-la buscar melhorar sempre. 
Como ela sempre diz "nem sempre fui justa, nem sempre fiz o bem, mas foi nessas ocasiões que fui mais feliz". 
Essa é minha mãe. Te amo!
Com amor,


Piedade
 
 

















segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nelson Mandela Prize - Primeira Edição

No dia de sua morte, 5 de dezembro de 2013, esse blog decretou a criação do prêmio Nelson Mandela Prize, para homenagear pessoas que nos cinco continentes fizeram a diferença em 2013, por seus atos humanitários e por seus bons exemplos. Gente que faz a diferença.
Hoje apresentamos os cinco vencedores da primeira edição do prêmio. A escolha foi democrática e online. O resultado foi auditado pela PricewaterhouseCoopers, auditores independentes.
Cada e-leitor tinha direito de escolher cinco nomes. Mais de 100 mil pessoas votaram. O resultado surpreendeu a comissão organizadora. Os vencedores foram dois africanos, dois brasileiros, três latinos, um europeu e um americano. Como isso possível ? Foram oito agraciados ? Não, somente cinco. Como isso é possível ?

1. Nelson Rolihlahla Mandela (in memoriam). África do Sul.
Nelson Mandela é o primeiro agraciado, com o prêmio que lhe homenageia, pelo seu trabalho pacífico, que pôs fim a odiosa segregação racial na África do Sul, e ter sido o criador de uma nova nação. Foi escolhido com 88.456 votos.
PS. Eu escolheria  uma outra pessoa, simplesmente e unicamente, porque ele não precisava disso. Ele é, de longe, o ser humano mais condecorado de todos os tempos, mas respeitamos a vontade de nosso e-leitores. No link abaixo encontra-se a lista das condecorações e prêmios recebidos por ele.

2. Glen James. Boston, Estados Unidos.
Sem-teto, morador de rua. Deu um exemplo extraordinário ao mundo ao entregar a polícia um pacote que achou dentro de um saco contendo 42 mil dólares. "'Mesmo estando desesperado por dinheiro, eu não ficaria um centavo sequer do dinheiro encontrado. Deus tem sempre cuidado muito bem de mim.” Declarou  James a imprensa.
PS. Para mim esse seria o primeiro lugar. Foi escolhido com 64.789 votos.
http://www.foxnews.com/us/2013/09/17/homeless-man-in-boston-honored-by-police-for-turning-in-backpack-full-cash/

3. Irmã Alcinete Cardoso e suas companheiras da Congregação das Missionárias da Imaculada. Camarões, África.
Alcinete Batista Cardoso é uma freira católica, natural de Maués, AM, que trabalha nos Camarões. Vive na região de Yaoundé, num lugarejo chamado Djalingo, onde não tem nada além de pobreza extrema e histórias tristes. Há seis anos irmã Alcinete mudou-se para os Camarões. Foi escolhida por 56.322 e-leitores.
PS. Entramos em contato com ela, por telefone, para lhe informar do prêmio. Ela fez o seguinte comentário: “Nessa localidade tem muitas crianças que tem diversas deformidades físicas. Quem mais sofre são as crianças, os jovens e as mulheres porque muitas vezes não tem as condições necessárias para viverem. No Centro Josefina Rodolfi, o que nós fazemos é sem fins lucrativos, é um trabalho social, humano e cristão. Atendemos todos sem distinção de raça, de tribo, de religião.... um desafio é a aceitação desses indivíduos, falta de escola para serem inseridos. Muitas vezes não são considerados como gente. Este trabalho sempre foi em frente por causa das ajudas dos benfeitores... e até agora vive e precisa viver com ajuda daqueles que são generosos.”  

4. Papa Francisco. Cidade do Vaticano, Itália. O papa Francisco, segundo as justificativas de votos apresentadas por alguns e-leitores, foi lembrado por ter pedido a todos homens e mulheres de boa vontade um dia de oração para que o Prêmio Nobel da Paz de 2009 não bombardeasse a Síria.
PS. Premiar algumas autoridades públicas, algumas vezes , parece desacreditar a premiação; mas com 47.625 votos o quarto lugar vai para papa Francisco primeiro e único. O bombardeio não ocorreu. Graças a Deus. A Síria cedeu e entregou as armas químicas.
Eu, particularmente, se isso tivesse ocorrido, gostaria que a primeira bomba fosse jogada na cabeça do presidente da Síria Bashar Al-Assad. Espero que o Santo Padre agora convide o mundo para um dia de oração pedindo o fim da guerra.
O entrega das armas químicas gerou um problema grande: onde destruí-las sem contaminar o ambiente? Isso faz lembrar-nos de uma famosa frase de Mikhail Gorbachev sobre o fim da União Soviética: “Matar o elefante é fácil, difícil é remover o cadáver.”

 5. Nelson José de Castro Peixoto. Manaus, Brasil. Foi escolhido com  36.271 votos pela sua luta por uma sobrevivência digna de crianças sem lares que residem nas Aldeias Infantis SOS, em Manaus.
PS. O segundo amazonense da lista; o que nos deixa muito honrados. As Aldeias Infantis SOS de Manaus estão localizadas à rua Professora Cacilda Pedroso, 600  Manaus – AM, CEP 69048-000, (na frente do Conselho Regional de Medicina). Telefones (Manaus 92) 3342-7520  e 3342-7521. As Aldeias Infantis SOS, onde abrigam-se  centenas de crianças, passa por uma situação financeira muito delicada, devido o fim de alguns patrocínios. Luta para se manter aberta e não desalojar crianças que não têm para onde ir. Nelson Peixoto está lutando bravamente para que isso não aconteça. Ele pode ser contatado pelos telefones acima ou pelos emails:  csmanaus.am@aldeiasinfantis.org.br ou  manaus.am@aldeiasinfantis.org.br
As Aldeias Infantis SOS  existem desde 1949. Foram criadas pelo educador austríaco Hermann Gmeiner, em Imst, com o objetivo de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Hoje atuam em 134 países. No Brasil são 20 casas em 12 estados e no Distrito Federal. Maiores informações podem ser obtidas no seguinte site:
http://www.aldeiasinfantis.org.br/Pages/default.aspx

Isso completa a lista da primeira premiação do Nelson Mandela Prize. Somando ao espírito natalino - que nos enche de paz e alegria com o nascimento do Menino Jesus – os exemplos desses agraciados, nos lembra que sempre devemos praticar o bem; vivermos mais para o próximo e pensar nos desfavorecidos,para quem o Natal pode ser uma data muito triste.

Um Feliz e Abençoado Natal para  todos. E paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade.

Claudio Nogueira,  curador do Nelson Mandela Prize.

PS1. A Menção Honrosa vai Públio Caio Bessa Cyrino e Jerusa Castelo Branco Cyrino e seus familiares, pelo trabalho na comunidade do Julião, localizada na margem esquerda do igarapé do Tarumã Mirim.

PS2. Menção Desastrosa para quem esquece o que é o Natal, e pensa somente em se auto presentear.