Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Os amigos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro.


  Hoje, o que era a festa somente de Santa Marta, tornou-se, por determinação do Papa Francisco, a festa dos três irmãos amados por Cristo: "Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro" (Jo.11,5). Para quem não se lembra, "Maria foi quem ungiu o Senhor com óleo perfumando e lhe enxugou os pés com os cabelos" (Jo.11,2) e Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Isso que é amigo, meu irmão!
  Quando Jesus encontrou Maria e viu a sua tristeza devido a morte do seu irmão, Jesus também chorou (Jo.11,35). Isso impressionou os judeus que disseram: “Vede como ele o amava!” (Jo.11,36).
  Você consegue imaginar ser amigo de Cristo? Onde eles se conheceram ? Eram amigos de infância ? Se for verdade, por que chamam Jesus de Senhor? Por que sabiam quem Ele era ou porque Ele era mais velho? Jesus tinha entre trinta e trinta e três anos. Não era um senhor.
   Para a primeira parte da pergunta a resposta é sim. Marta disse: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.” (Jo.11,27). Então eram cientes que Ele era Filho de Deus.
 Será que se conheceram na Sinagoga? Jesus era catequista e eles eram catequisandos ? Teriam se conhecido no grupo de jovens ou simplesmente eram vizinhos?
   Um belo dia Jesus deu uma pausa na sua missão e foi tomar um café com os seus amigos; mas chegou meia hora antes do combinado, pegando-os de surpresa. Marta, já tinha feito o café e o bolo, mas ainda estava com os pasteis de nata e os pães de queijo no forno; e a mesa ainda não estava completamente arrumada. Ela tinha separado a melhor toalha e a louça que só usava em dia de festa. Ficou meio agoniada.
  Jesus entrou, sentou-se e Maria prontamente correu e sentou-se aos seus pés. Marta vendo aquilo disse a Jesus: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. Jesus respondeu-lhe: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. (Lc.10,39-42).
   Marta havia esquecido o que ela disse na sua profissão de fé citada acima: ali na sua frente estava o Filho de Deus. Ele igualmente Deus. “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito”. (Jo.1,3). “Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele”.(Col.1,15-17). Nada é mais importante do que Ele; por isso Maria escolheu a melhor parte. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”.(Mt.6,33).
   Diferente da samaritana a quem Jesus disse “Dá-me de beber” ao vê-la tirando água do poço de Jacó (Jo.4,7), Marta sabia quem estava ali na sua presença. Essa situação é uma parábola viva. As nossas atividades, às vezes, nos ofuscam, e nos impedem de procurar primeiro a Deus.
   O que Jesus disse para Marta de forma mais branda, pois ela era uma amiga querida, Ele disse de forma mais contundente e direta quando escolheu um discípulo: “Segue-me”. Mas ele pediu: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Jesus disse-lhe: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus”.
    É o mesmo raciocínio: o escolhido estava na presença de Deus vivo; em carne e osso, mas queria fazer outra coisa? O que seria mais importante do que seguir a Cristo ? Quem O segue está vivo, quem não O segue está morto.
    Ele é o caminho, a verdade e a vida. Segui-Lo deve ser a nossa prioridade, todo o resto virá por acréscimo.
   A boa nova é que nós também podemos sermos amigos muito amados de Cristo. Na realidade, podemos ser muito mais. Podermos ser a mãe, o irmão, a irmã de Cristo. Foi ele mesmo quem disse: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (Mt.12,50).
    Essa é a boa nova.