Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Arthur, Vanessa e as pesquisas eleitorais

O assunto é recorrente, é o terceiro post que escrevo sobre resultados de pesquisa eleitoral, agora é entre Arthur Neto do PSDB e Vanessa Graziotin do PC do B. Concorrentes ao Senado Federal. E o que dizem as pesquisas ? Aí é que mora o problema.
Durango Duarte, dono da Perspectiva Tecnologia de Informação, diz o seguinte no seu blogdodurango.com.br, comentado pesquisa feita pelo Ibope e divulgada pela TV Amazonas (Globo):
...
"No caso da disputa de senador, Eduardo Braga (PMDB) mantém-se favoritíssimo à primeira vaga, com 86%. Enquanto isso, na disputa pela segunda, Arthur Virgílio Neto (PSDB) abre 10% de diferença em relação à Vanessa Grazziotin (PCdoB), com 43% contra 33%. E na corrida para o cargo de presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) é a preferida de 68% dos entrevistados, seguida de José Serra (PSDB), com 16%, e Marina Silva (PV), com 7%.
Os números são muito parecidos com a pesquisa publicada pela Perspectiva, à exceção das intenções de voto para senador. Em nossa pesquisa, houve um empate entre Arthur e Vanessa, ambos, com 39%."
Ops ! O que que é que isso companheiros ! Que diferença hein !? Dez pontos percentuais. Aí que é mora o perigo, venho escrevendo sobre essas diferenças de resultados bem distintos, obtidas por institutos de pesquisas diferentes. Volto afirmar, e isso é o óbvio irritante, que alguém está errando, e errando feio.

Um comentário:

  1. Há tempos que o Ibope tem a sua credibilidade arranhada por conta desses erros grotescos. Na minha opinião, parecem tendenciosos, fica a impressão de que alguém está querendo confundir o eleitor. Lamentável isso, hoje em dia até enquete de orkut parece mais confiável!

    ResponderExcluir