Pesquisar este blog

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bodas de Caná: O Poder de Maria


O evangelho de hoje domingo 20 de janeiro de 2013 é sobre as Bodas de Caná. O texto abaixo foi escrito em 17.01.2010 para o evangelho daquele dia.

Antes de fazermos uma pequena reflexão sobre o que o primeiro milagre de Jesus representa, vamos rever os primeiros versículos desta passagem bíblica.


Bodas de Caná
 João (Jo 2, 1-11)

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".
6Estavam seis talhas de pedra colocadas ai para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!"
11Este foi o inicio dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação!


Vou abordar o texto acima e outras coisas periféricas; portanto, peço um pouco de paciência, e me permitam certas divagações.


Vamos começar por essa frase: "Mulher, por que dizes isto a mim ? Minha hora ainda não chegou".Essas expressões “mulher” dirigida a Maria e “homem”,“Filho do Homem”, sempre me intrigaram.
Aqui há um problema de tradução. Uma língua reflete, sobretudo, a cultura, o pensamento, as idéias de um povo. Lembro-me de um panfleto da Universidade de Duke que dizia que o nível de inglês dos candidatos estrangeiros era analisado com cuidado, e com certa benevolência, pois uma língua expressa muitas vezes um sentimento coletivo, abstrato e tácito. E quem veio de fora é desprovido desse sentimento, que é obtido e percebido somente, quando se passa a conviver com aquela comunidade, realidade.
Assim, lemos nos Evangelhos, que Cristo é chamado, o Filho do Homem, isto é, Filho do Senhor. Quando Cristo diz: Mulher, na realidade ele diz Senhora.

"Mulher" ! Aparentemente soa como um vocativo desrespeitoso, mas não o é. Em Mateus 15:28, lemos que, quando uma cananeia insistiu tanto para que Jesus curasse a sua filha, Ele exclamou: Ó mulher, grande é a tua fé!.” 

Nesse domingo [17.01.2010], na igreja de N.S. Aparecida, ao ler o Evangelho, o padre Domingos 'Dunga' McCarthy, CSsR, não leu “mulher”, mas disse “mãe”. Corretíssimo ! 
O que ocorreu nas bodas de Caná foi mais ou menos assim:
3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Maria sentiu que os noivos iriam passar vexame pela falta do vinho, e se antecipou. Ele surpreso, aproximou-se dela, curvou a cabeça, quase encostando a sua na dela, falando-lhe ao pé do ouvido, sussurrou: “Mãe, o que é que a senhora está dizendo !?” E baixando ainda mais a voz, completou: “A minha hora ainda não chegou.” 
Fico pensando se essa situação não foi toda planejada por Deus Pai, que no momento exato mandou o Espírito Santo soprar no ouvido de Maria: "Crie coragem e fale para Ele o que você está pensando"; e Jesus, que tudo sabe, participou do teatro. Ou o Espírito Santo não soprou nada, foi ela de moto próprio,antecipando a situação constrangedora, intercedeu pelos noivos. 
Seja como for, foi para deixar bem claro para o resto da humanidade o poder de intercessão, o prestígio de Maria. Quando inspirada pelo Espírito Santo, ela profetizou sobre si mesma: “Todas as gerações me chamaram Bem-Aventurada.” Ela sabia o que estava dizendo. 
Observe que ela se  não se abalou com a resposta de Jesus e nem disse:  “אנא, הבן שלי, meu Filho, por favor. Os noivos vão passar por um constrangimento.” Ela não lhe perguntou: "Sim ou não? Podes fazer isso?" Ela simplesmente disse: "Fazei o que ele vos disser".  Porque sabia que seria atendida. 
Meus prezados, nós que somos imperfeitos, muitas vezes atendemos os pedidos de nossas mães, que para outros já havíamos negados; era impossível o Filho perfeito, não atender o pedido da mãe perfeita. 
“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!" (Lucas 11,13).  
Como não atender esse pedido? Logo Ele que é 100% ela, caso único na humanidade: o DNA dele é exatamente igual ao DNA dela. Maria tem a mesma consistência biológica de Deus Filho, ou Deus Filho é humanamente 100% igual a Virgem Maria.

Tal mãe tal filho - abrindo um parêntese.

Vamos devagar com o andor que o santo é de barro. Isso é meio complicado. Vespeiro puro. Por conta de questões deste tipo foi que as Igrejas Cristãs do Oriente e do Ocidente cismaram. Dividindo-as em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Orthodoxa Oriental, cuja figura principal era o patriarca de Constantinopla, hoje Istambul. 
A igreja de Roma foi fundada por São Paulo e São Pedro, ou Cefas, ou seja pedra. As colunas do cristianismo, por isso o Papa, ou bispo de Roma, era (é) o primus inter pares, primeiro entre iguais. E a igreja de Constantinopla, hoje Istambul, foi fundada por seu irmão, o apóstolo santo André.
Os ocidentais diziam que Cristo era humano e Deus em uma só pessoa, consubstancial com o Pai. Os orientais diziam que Cristo, não era um, era dois. Duas naturezas distintas: divina e humana vivendo no mesmo corpo. 
Agora pergunto ao e-leitor. Será que isso é importante para a nossa salvação? Ou amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo faz mais efeito ? 
Em tempo:no papado de Bento XVI, as duas igrejas fizeram um declaração conjunta reconhecendo que isso não é o mais importante. Mas essa aproximação começou em 1966, com Paulo VI. 

O Primeiro Milagre

Fechado esse parêntese,  vamos refletir mais sobre o local e a situação das bodas de Caná. Esses reforçam o prestígio que Maria tem com Deus Filho. 
O primeiro milagre ocorreu antes do tempo, e não foi em uma situação de calamidade ou urgência, para salvar uma vida ou vidas, perdoar pecados, ou realizar uma cura. Não foi um pedido desesperado: “Por favor, por favor, meu filho, eu sei que não é o momento adequado, mas, por favor, a situação exige.” 
Se essa passagem não existisse no Evangelho, jamais alguém poderia conceber a sua ocorrência, e se por ventura alguém a imaginasse, seria fantasia pura. 
Há uma passagem, em um dos Evangelhos apócrifos [como o de São Tomé]  em que Jesus Menino transforma uma pedra em uma pombinha. Ninguém acreditou nisso. O primeiro milagre ocorreu – pela providência divina - fora de época, numa festa e, pasmem, para  produzir vinho. Uau !!! Isso é impensável. É muito prestígio. Cada elemento desse acontecimento, repito, é planejado por Deus Pai para demonstrar o poder de intercessão de sua Filha Predileta. Se ela não fosse mais mencionada pelo resto dos Evangelhos, a função de intercessora já haveria sido comprovada. 

Estavam seis talhas de pedra colocadas ai para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: ‘Enchei as talhas de água’. Encheram-nas até a boca.” 

O pedido foi atendido, e o foi de forma abundante. Não foram alguns poucos litros de vinhos, foram 600 litros do melhor vinho. Ela quando pede, o Filho atende, e o faz em abundância. Nem era necessário tudo isso. 
Em certa ocasião estava cortando o cabelo no Antônio Barbeiro, o pela-porco, na rua Alexandre Amorim, na Aparecida, perto de casa, e ele ouvindo a rádio da igreja Universal. O pastor se contorcia todo e dava milhões de voltas para explicar o inexplicável, e dizia: “ O vinho não tinha álcool.”  Então era suco de uva ? Será que ele apagou esse versículo da Bíblia dele ? 

“Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom.” 

O texto mostra que Maria está sempre atenta as nossas necessidades, na alegria e na tristeza, basta que a convidemos a participar da nossa vida. Na realidade, até quem não pede ajuda dela, ela está intercedendo. Ela é mãe de todos, dos que querem e dos que não querem ser filhos dela. E é João Evangelista (19, 26-27) que nos representa a todos, quando ao pé da cruz Jesus lhe diz: “Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe.”
  
S. João  viu Maria no Céu 
“ As palavras de Jesus na cruz, na realidade, revelam que o Seu primeiro intento não é o de confiar a Mãe a João, mas de entregar o discípulo a Maria, atribuindo-lhe uma nova missão materna. O termo "mulher", além disso, usado por Jesus também nas bodas de Caná para conduzir Maria a uma nova dimensão do seu ser Mãe, mostra que as palavras do Salvador não são frutos de um simples sentimento de afeto filial, mas têm em vista pôr-se num plano mais elevado.” (site da Canção Nova)

As bodas de Caná é  um sinal simples e altamente significativo do poder de intercessão de Maria. Ela praticamente revela o seu Filho ao mundo, antes que ele mesmo o fizesse. Às vezes fico pensando como há irmãos evangélicos que pregam contra Maria. Dois irmãos, amigos nossos, outro dia alugaram os meus ouvidos para tentar me convencerem da desimportância de Maria. 
Será que eles acreditam realmente que um dia vão se encontrar com Cristo e Ele vai dizer: “Servo bom e fiel, condenaste aqueles que veneravam e amavam a minha mãe, acusando-os de idolatria, não podias ouvir falar que ela era virgem ou intercessora que procuravas provar por  a + b que isso não é verdade; como recompensa vem e senta-te a minha direita.” 
E outros que acreditam que Jesus é Deus, que Maria é mãe dele, mas não aceitam afirmação de que Maria é mãe de Deus. Isso é demais para as cabeças deles. Mas esquecem que foi o próprio Deus, quem a colocou nessa situação. E que não há explicação para tudo. É esse o significado de fé, acreditar no que nem sempre pode ser explicado. Eles explicam, por acaso, como Deus é uno e trino ao mesmo tempo? Afirmam que Maria teve outros filhos. Então, possivelmente, por se dedicar única e exclusivamente ao seu primogênito, e não ter dado atenção aos demais, foi por eles abandonada, não tendo com quem ficar depois da morte de Jesus. Por isso é que Ele a entregou a São João, o discípulo que Ele amava. 
Fico pensando de onde vem que algumas religiões cristãs reneguem o papel importante e intercessor de Maria. Martin Lutero, Calvino, os reformistas, faziam poesias para Virgem Maria. As suas contestações eram de outra natureza; nenhumas delas se contrapunham a veneração a Maria. Possivelmente, foi algum pastor, para que a sua “igreja” se diferenciasse da Igreja Católica, quem inventou isso. Justamente, como hoje a igreja universal do reino do dinheiro, inventa atividades mercadológicas para diferenciá-la e atrair fiéis de outras religiões. Mas felizmente, nem todos os pastores evangélicos são assim. Sou amigo de alguns. Já fui convidado para cultos comemorativos nas igrejas deles, e fui de bom grado, inclusive levei meus filhos. E tenho vários amigos evangélicos que nos damos muito bem, principalmente quando o assunto é religião. Há um pastor, baseado em Atlanta, chamado Dr. Charles Stanley, cujas pregações podem ser ouvidas na internet, que sempre que assunto é Maria, ele lhe diz palavras elogiosas e destaca a sua importância e seu papel na nossa salvação.
Acredito que Maria prefere ser renegada a ver seus filhos brigando por causa dela. Se sua negação é necessária para que ver seus filhos em torno do seu Filho, ela aceita.
Nós temos posturas diferentes em relação a ela, mas ela tem postura única em relação a todos nós.
Um amigo evangélico me disse que na primeira carta de são Paulo a Timóteo (1:5) está escrito: " Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo."  Como explicar isso? É muito simples. São Tomé que caminhou com Cristo, presenciou inúmeros milagres, não acreditou que Ele tinha poder para ressuscitar a si mesmo; como é que são Paulo vai dizer para uma comunidade: " Quando pedirem ao Pai, peçam através do Filho e da mãe, que é de carne e osso, e está bem ali." Como é que o povo ia acreditar nisso, se nem ele acreditava. 
São Paulo esteve em Jerusalém para se encontrar com Pedro, mas isso foi muito tempo depois da morte de Cristo. Será que um dia ele se encontrou com Maria ? Será que foi ele mesmo quem escreveu essa carta? Ou foi escrita por alguém que nunca ouviu falar de Maria? Ela se encontra no rol das chamadas epístolas deuteropaulinas. Ou seja, são cartas que os estudiosos do assunto acreditam que foram escritas por discípulos do apóstolo. São elas: A segunda aos Tessalonicenses, aos Colossenses, aos Efésios, a primeira e a segunda a Timóteo e a Tito. Nelas são refletidas situações e problemáticas diferentes das outras cartas paulinas.
Meus irmãos e irmãs, eu perdi a conta do números de vezes que meus pais, e eu mesmo, recorremos a intercessão de Nossa Senhora e fomos atendidos nos nossos pedidos. Então, como não acreditar ? 
Que nesse dia, pela intercessão da Bem Aventurada sempre Virgem Maria, possamos receber todas as bençãos, proteção e graças, para nós e nossas famílias, de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Tenham todos uma boa semana.

Cláudio Nogueira

“ A fé de Maria excedeu a de todos os homens e a de todos os anjos. Em Belém, viu seu filho no estábulo e  acreditou n’Ele como Criador do mundo. Viu-o fugir de Herodes e nunca a sua fé hesitou em ver n’Ele o Rei dos reis. Viu-o nascer e acreditou que era o Eterno. Viu-o pobre, de tudo desprovido e acreditou n’Ele como Senhor do Universo. Viu-o reclinado na palha e o adoro-o como Onipotente, viu-o sem pronunciar palavra e acreditou que Ele era a sabedoria eterna. Ouviu-o chorar e reconheceu-o como a alegria do Paraíso. Viu-o, por fim, morrendo, exposto a todos os insultos, pregado na cruz e, embora a fé de todos vacilasse, Maria perseverou na crença inviolável de que Ele era Deus.”

( Santo Afonso Maria de Ligório)


Martinho Lutero sobre Nossa Senhora:
[Sie ist die] höchste Frau und das edelste Kleinod im Christentum nach Christus ... Sie ist Adel, Weisheit und Heiligkeit in Person. Wir können niemals ehren genug.
(Martin Luther, Weihnachten Sermon, 1531)
[Ela é] mulher mais importante e a jóia mais nobre do Cristianismo depois de Cristo ... Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós nunca conseguiremos honrá-la o suficiente..


(Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1531)

PS1. Padre Domingos ou Dunga, na realidade, John Mc Carthy, santo redentorista ainda não canonizado: O Anjo Dunga ou Americans are gone II http://nogueiraclaudio.blogspot.ca/2011/02/o-anjo-dunga.html 



PS2. O Cisma de 1054 é o mais conhecido e o maior, mas já no século IV, a igreja do Egito, a Copta, fundada por São Marcos, discípulo de São Pedro já havia se separado.

PS3. Que Nossa Senhora interceda pela alma do Jair Farias, o Alemão, que hoje [17.01.2010] faria 36 anos, como intercedeu pelos noivos de Caná, e que ele receba  graças em abundância..

4 comentários:

  1. FANTASTICA REFLEXAO..PARABENS!

    ResponderExcluir
  2. NOTA MIL NUNCA VI UMA EXPLICAÇÃO TÃO BELA!

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão me ajudará muito na formação de catequista para este ano Mariano.valeu!

    ResponderExcluir
  4. Quem fez o milagre foi Maria ? Me desculpem mas as coisas acontecem no tempo de Deus e a Bíblia me diz o único que intercede pelo homem é Jesus , Maria não tem poder nenhum porque até mesmo Jesus já existia antes da criação mundo !!

    ResponderExcluir