Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2016

Phryné Maryan

Depois de um ano e meio de sofrimento devido a uma doença pulmonar que lhe consumiu muito e testou sua fé, partiu prematuramente, nesta tarde, uma prima muito querida. Filha da irmã mais velha da minha mãe, tia Cleonice; Phryné era baiana nascida em São Paulo, criada uma boa parte de sua vida em Brasília.

Morava na Bahia. E se não havia partido antes, não foi por causa dos remédios ou oxigênio adicional que recebeu nos últimos 18 meses, em São Paulo, onde estava morando com sua irmã Wladilene. Foi justamente o amor excessivo que recebeu da irmã, e dos outros membros da família que ficaram em Salvador, mas que lhe visitavam constantemente: marido, filhos e irmã, que lhe oxigenaram a vida, e impediam que ela partisse. Retribuindo-lhe o amor que sempre receberam dela.

Phryné era a matriarca dos Maryans em Salvador. Administrava-os com muito amor, carinho e suporte de todos os tipos, inclusive financeiro.

Inteligência privilegiada, era formada em Ciências Contábeis e em Direito. Professora a Universidade Federal da Bahia.Foi por muitos, até se aposentar, funcionária da SEFAZ baiana. Após sua aposentadoria continuou trabalhando, pois seria muito desperdício que uma pessoa tão brilhante parasse para ficar observando a paisagem.

Filha, mãe, irmã, prima, tia, avó, sobrinha, cunhada muito querida. Agora tem uma nova missão: vai continuar olhando pelos seus. Só que agora é full time, tempo integral, orando, rezando por eles.

Deus foi-lhe caridoso, se pararmos para pensar que no período de sofrimento ela se apegou, e se aproximou mais Dele. 

E hoje partiu justamente quando eu estava na missa rezando por ela. E vários amigos e parentes, em Manaus, Salvador, Brasília e São Paulo rezavam, oravam por ela. Desde já invejo por uma partida igual.

Deve ter sido uma recepção e tanto. Estou muito triste e muito feliz. Triste porque ela vai fazer falta para muita gente que lhe amavam muito; e feliz porque Deus lhe deu a oportunidade de refletir sobre sua vida nesse ano e meio. Teve bastante tempo de se arrepender de seus pecados. Arrependeu-se, como me disse há três dias pelo whatsapp.

Muito obrigado Senhor Deus Pai Todo Poderoso pelos 63 anos da Phryné, ou di Phryné, como dizem os baianos.

Vá para perto de Deus nossa querida prima. E não esqueça de interceder por nós que te amamos muito.

Deus seja louvado.


Cláudio Nogueira

6 comentários:

  1. Linda Homenagem. Tive o privilégio de trabalhar por um breve momento ao lado desta guerreira. Enfrentamos uma assembléia de professores que brigavam por seus direitos e levávamos notícias não tão boas da situação financeira do Município. Tenho certeza que seu brilhantismo vai iluminar a morada eterna daqueles que são chamados por nosso Criador Eterno. Que o Grande Mestre conforte a todos e que as boas lembranças da pessoa lutadora, leal, ética e honesta nos ajude a continuar a lutar pelo que há de bom nesta vida. Obrigado Dra. Phryné por seu exemplo, por sua garra.

    ResponderExcluir
  2. Estivemos juntinhos no sábado passado. Abraços, beijos, bençãos e conselhos. Disse-me para ser feliz e amar a vida porque ela fazia intensamente. Que não ficasse triste pois ela sabia do poderia acontecer e Estava preparada para os planos de Deus.
    Saudades sempre é agradecer a Deus pela oportunidade da convivência e aprendizado!

    ResponderExcluir
  3. Descrição incrível sobre uma mulher incrível.Tive o privilégio de conhecer, conviver por pouco tempo, porém tive um aprendizado rico com aquela pessoa inteligente, mãe maravilhosa, esposa exemplar e uma profissional excepcional.Eu era sua fã. Que Deus conforte os corações de cada um dos familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras , esboço de sentimentos que será lembrado por quem em seu privilégio obteve a honra de estar, conhecer , conviver com ela...passageira foi sua estada entre nós ; mas marcantes para quem lhe amou. .."eu sei que vou te amar" ...hino ao amor Eterno

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras , esboço de sentimentos que será lembrado por quem em seu privilégio obteve a honra de estar, conhecer , conviver com ela...passageira foi sua estada entre nós ; mas marcantes para quem lhe amou. .."eu sei que vou te amar" ...hino ao amor Eterno

    ResponderExcluir