Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Anjo Dunga ou Americans are gone II

Who's Rev. John McCarthy ? Nobody Knows.


[O] "Rev. John (Jack) Frederick McCarthy, C.Ss.R., faleceu pacificamente no Clement Health Care Center ,Liguori [Missouri], na manhã do domingo, 13 de fevereiro de 2011, com 75 anos idade. Professou os votos em 02 de agosto de 1957; foi ordenado sacerdote em 02 de julho de 1962. Pe. McCarthy era um missionário no Brasil desde 1964." 
Assim noticiou o site da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R) da província de Denver, Colorado, Estados Unidos.
Os padres Redentoristas da Vice-Província da Amazônia (Manaus,Manacapuru, Coari e Codajás) são ligados a de Denver. Os padres americanos chegaram por essas terras em 1943, e em 1947 construiram a igreja de Nossa Senhora Aparecida, provocando a mudança do nome do bairro de Tocos para o atual. O, hoje, Santuário é bastante conhecido pelas suas novenas nas terças-feiras, quando mais de 20 mil fiéis vão ao local de todas as partes de Manaus.
Um dia a Amazônia - incluindo as cidades citadas, mais Anori e Belém, onde havia um enorme seminário da congregação (Benevides) e a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - era cheia de padres Redentoristas americanos; eu conheci vários, mas lembro-me com saudades dos que partiram lá pra cima: padres Geraldo, Daniel e Marcos com quem convivi. Temos ainda outros vivos que voltaram para os Estados Unidos, espontaneamente ou por problemas de saúde. No momento existem apenas dois na ativa, Miguel Thomas Macintosh e Carlos Bill Steiner, e dois aposentados (estou falando dos americanos), George Nakamura e James Fisher que por aqui criaram raízes.

O Padre Risadinha - esse todos conhecem
Apenas um em cada cem (se muito) e-leitor deste blog saberia dizer quem era o reverendo McCarthy. Agora, pergunte na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, ou em Coari, Codajás e Manacapuru quem era o padre Domingos ou Dunga, que milhares de pessoas vão responder que era o padre que estava sempre sorrindo. Um anjo que se fez carne e habitou entre nós, e agora voltou para de onde veio.
Se tinha 75 anos e chegou aqui em 64, considerando que foi embora ano passado, acometido de câncer nos rins, podemos dizer que padre Domingos, ou padre Dunga viveu 46 anos como brasileiro e 29 como americano. Foi padre em sua terra natal por menos de dois anos.
Meu amigo, minha amiga. Se hoje a situação no interior do Amazonas ainda é difícil, imagine nos anos 60. É preciso vocação para deixa os States e pregar no mato. Sim, concordo com você, ele não foi o único, outros missionários fizeram isso. Mas a falta de luz, os carapanãs, o risco de malária, a leishmaniose ( pe. Carlos que o diga), nada disso era problema: o bom mesmo era a vida pacata, o povo simples, o rio correndo, a mata, as desobrigas, as missões; comprovando a presença de Deus. Como ninguém é de ferro, o jaraqui frito com pirão e o tucupi eram bem vindos. Quando pe. Dunga morava em Codajás - morou muitos anos no interior - o molho da
Pe. Domingos, nos anos 60 em Codajás
salada de alface era açai, como me confessou um dia. Era uma gringo, mas virou caboco.
Como jogador de futebol que ao bater o pênalti gosta de dar uma paradinha antes de chutar, pe. Domingos, antes de começar a missa, segurava o microfone, abria um sorriso, olhava para a direita, para a esquerda e começava: "Meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs em Cristo." Estudava o Evangelho antes da missa; para a homília trazia a sua "cola". Foi assim na missa que celebrou em homenagem ao padre Marcos Winnegar, redentorista que partiu em agosto de 2009. Fez um sermão bonito, depois da missa pedi seu texto. Não havia texto, somente frases, lembretes, falou de coração sobre um colega que trabalhou no Brasil por mais de 50 anos e com quem viveu por muitos anos. Agora mesmo os dois estão sentados colocando o papo em dia sobre a paróquia. Pe. Domingos informou para o espanto do pe. Marcos que em breve a igreja vai ser climatizada.
- Mas ela não é muito grande e alta ?
-É, mas o trabalho está quase todo completo. Você lembra do padre Ronaldo ? Está fazendo um bom serviço.
Padre Domingos estava sempre com um sorriso no rosto; segunda a Fabiana, parecia um bebezão, ou um anjão. E ria não porque estivesse de bem com a vida. Tem muita gente que anda de bem com a vida e ri à toa, mas anda muito mal com Deus. Rico ri à toa, diz o ditado.
Padre Domingos não andava de bem com a vida, ele andava de bem com a morte. Chegasse o dia que chegasse, avisando ou de surpresa, ele estava preparado. Seu rosto sempre risonho passava paz, intimidade com o pessoal lá de cima, os mesmos que ele encontrou "almamente" no último domingo. Domingos, domingo. Que outro dia iria partir ? No domingo é claro, que é o dia do Senhor. Domingo é sunday, dia do sol, e lá se foi mais uma estrela para o céu.
É uma pena que o padre Dunga tenha partido dia 13, e não tivesse esperado mais dois dias, teria chegado lá hoje, no dia do meu aniversário. Assim pelo resto da minha vida, nesta data, seria a festa de um santo que conheci pessoalmente.

Testemunho
Nelson Peixoto, hoje em Brasília trabalhando com as crianças sem lar nas Aldeias SOS dá o seu testemunho:
"Posso igualmente confirmar a santidade humana do Pe. Domingos. Moramos juntos alguns anos, me precedeu nas comunidades/cebs rurais da Paróquia de Coari. Dedicação de todas as horas, disponibilidade valente para atender os doentes, e jamais sem vacilar deixaria para depois ou para cuidar de si primeiro.
Bom combate com o terço na mão e as orações das horas fielmente seguidas, no seu quarto ou fora dele, com um bom romance ao seu lado também quando quieto á espera de um novo momento de serviço.
Sorriso que sempre chegava a gargalhar como canção de criança a balbuciar a linguagem dos anjos. Riso e fala mansa de quem sabia dizer com carinho sem deixar de ser tão humano, e tão humano assim o Pai o amou primeiro e agora o recebeu nos braços.
Obrigado Pai do Céu pelo que deixou nas beiras dos rios, nas mãos que apertou, no abraço que nunca findou naqueles que vai reencontrar."

O Padre Mano

Padre Domingos vai e deixa muitas saudades, mas ainda bem que não demorou a ir, pois segundo relatos a doença o tinha deixado bastante debilitado. Era grande e gordo, "mas emagreceu rapidamente, secou em pouco tempo". Fico contente que tenha partido. Nós perdemos, mas ele, agora, deve está dizendo e rindo : "Mano, por que é que eu não vim antes ?"
Era o padre "Mano", coisa de amazonense. Lembro-me de receber a comunhão das mãos dele: "Corpo de Cristo, mano"
É muito bom saber que ele agora pode está na companhia dos apóstolos, na presença da Virgem Maria, recebido por santo Afonso, atualizando Brígido Nogueira, Eliza Bessa, Rosa Feitoza, pe. Daniel, pe. Marcos, Dom Thomas, pe. Clemente, Dom Jackson e muitos outros sobre as coisas da paróquia.
Santo Afonso faz as honras da casa: "Aquele alí é Moíses, o de barba de costas é Abrahão, sentado a direita está o rei David conversando com Isaías." E acrescenta: "Aquele grupo alí é dos santos padres, o seu é aquele outro, os dos padres santos."
Ah! Deus seja louvado, morre é muito bom ! Eu tento convencer a minha mãe disso. Não que eu queira que ela se empolgue e vá agora, quero que viva muitos e muitos anos, mas que não tenha medo de ir.
Queira Deus e com ajuda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que o dia mais feliz de nossas vidas, seja o dia da nossa morte.
Pe. Domingos intercedei por nós, pelos nossos pecados, e para que possamos amenizar a dor que sentimos por sua partida.
O site dos Redentoristas de Denver também pede que rezemos pelo repouso de sua alma e "que ela descanse eternamente com o nosso Senhor e Redentor." Rezaremos. Mas para onde ele foi, tem tudo menos descanso, o que tem é festa todos os dias.


Cláudio Nogueira

PS. Na missa da ressurreição , 19/02/2011, no final, D. Luís Vieira, arcebispo de Manaus disse ter ouvido a seguinte história do próprio Pe. Domingos: "Uma vez ele foi a uma farmácia tomar um injeção, mas que não poderia ser dada no braço, a injeção foi nas nádegas. Quando a enfermeira estava dando a injeção, ela perguntou: 'O senhor é padre ?' Ele respoondeu; Por que está escrito aí ?"

5 comentários:

  1. Claudio,
    Conheci muitos padres ao longo dos 10 anos que passei no seminário e muitos outros na minha trajetória de vida, porém poucos Padres Santos como o nosso querido "Dunga" que eu batizaria como o " Padre Sorriso". Que suas gargalhadas continuem sempre badalando em nossos ouvidos como a mais bela arma de alegrar os corações que Deus ensinou aos homens.
    Um fraterno abraço

    Zito (S.Ss.R - de 1970 a 1980)

    ResponderExcluir
  2. Mano Cláudio,
    Acompanho você que com sensibilidade do coração e olhar além das coisas, sabendo decifrar e dizer com humor o que permanece da flor, do riso, da dor e da beleza da amizade com as pessoas que Deus colocou no nosso caminho e nos espera na estação festeira do REENCONTRO que será um dia terno, fraterno e eterno. Abraço de todos nós!
    Nelson Peixoto (www.aldeiasinfantis.org.br)
    http://rededca.blogspot.com/2011/02/forum-social-do-paranoa-e-itapoa.html

    ResponderExcluir
  3. Cláudio,
    Grato. Morrendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Cláudio,
    Fiquei extremamente feliz em ver sua homenagem ao Padre Domingos, ele que com toda certeza, merece muitas outras, sempre.
    Hoje ao visitar seu blog, percebo que não sou só eu, ou não era só eu, que via no Padre Domingos um Santo, ironicamente, sem saber de sua doença não contava que ele nos deixaria tão rápido, porém, comentava sempre com amigos próximos, no dia em que o Padre Domingos morrer, ele virará Santo, pois, nunca conheci um Padre de Coração tão Puro e Bom, com a Expressão de uma criança, que se expressava nos muitos contos, lúdicos e de uma pureza sem igual, para, muitas das vezes tornar tangível a interpretação das crianças em seus sermões.
    Ele que tanto amava e homenageava "Nossa querida Mãezinha", como ele assim carinhosamente chamava Nossa Senhora, teve em comum com o Papa João Paulo, exatamente isso, faleceu no dia 13, dia, que sempre marcou as aparições de Nossa Senhora!
    Que todos lembrem-se de ao menos rezar uma Ave Maria pelo nosso querido e admirado Padre Domingos!!!
    Um abraço a todos!
    CM

    ResponderExcluir
  5. Soube ontem no dia 31 de maio,um dia antes do aniversário do meu filho,fui a novena com meu esposo e perguntei para Renilda uma moça muito boa de coração que é da igreja perguntei se o Padre Domingos já estava melhor e quando voltava! Nossa quando ela me falou me derramei em lágrimas eu meu esposo e depois em casa com meu filho, pois Padre Domingos era um Anjo para nós, sempre sorrindo, quando iamos a igreja ele lembrava do nossos nomes era incrivel! Fez o batismo até a crisma do meu filho e a minha também. Sempre cobrava de mim e meu esposo nosso casamento! Meu Deus! Que dor no meu coração!!Que vazio! Tenho fotos videos do seu carinho por nós! Ficava tão feliz quando iamos a igreja! Meu Deus como deixei passar 3 meses!!! Tantos problemas! E nos distanciamos de Deus! Do Nosso Anjo!! Agora ele se foi! Tenho o Padre Domingos até na minha geladeira com recorte de um jornal sobre o assunto Dengue em Manaus,com a iamagem de nossa Senhora do lado direito e Cristo do lado esquerdo! Sinto um vazio e ao mesmo tempo a saudade!!Vamos cumprir o casamento que tanto queria! Nunca é tarde, pois sei que com certeza ele vai sorrir outra vez! Sentiremos muitaaaaassss saudadesssss Nosso Anjo,Santo!!!Deus colocou o senhor Padre Domingos nas nossas vidas e para sempre estará nos nossos corações.

    1 de junho de 2011 09:34 Patricia Martins

    ResponderExcluir