Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vinte e cinco anos de saudades


Escrito por Hilário Nogueira

Dia 27 de março (ontem) o papai completou 25 anos de falecimento. Faleceu com apenas 63; eu tinha 17, apesar do pouco tempo, tenho enormes lembranças. Lembro muito bem do meu pai, ele era...
1. Rigoroso e Duro - com ele não existia meia verdade ou papo torto...o que é certo é certo, e o que é errado é errado, independentemente do assunto ou da pessoa, principalmente se você é um dos 18 filhos.
2. Amoroso e Mole - lembro-me de respeito e do carinho que tinha todos os dias pela minha mãe, ela era a rainha da vida dele. Lembro-me que todas as noites antes de dormir ele deitava na rede para cantar comigo. Somos uma família muito grande, mesmo assim, conseguia fazer eu me sentir especial.
3. Sensível a cócegas - eita brincadeira de mau gosto...rsrsrsrss !!!
4. Dedicado à família - quando morávamos na "casa velha" TODAS as mulheres dormiam num mesmo quarto, localizado no andar superior, e eu ainda criança, também dormia, noutro quarto, no mesmo andar; só tínhamos um banheiro que ficava no térreo...eu, juntamente com minhas poucas 11 irmãs íamos ao banheiro TODA noite e todos íamos acompanhados do meu pai. Contaram aí quantas vezes o papai acordava no meio da noite ?
Certa vez ele me levou para ver o desfile de 7 de setembro, mas estava lotado, e eu era pequeno e ele de baixa estatura e gordinho...qual foi a solução ? Fiquei quase 3 horas nos ombros do meu pai...naquele dia eu era a criança mais feliz do mundo e o meu pai o mais quebrado com certeza !!
5. Dedicado aos mais necessitados - minha casa que já tinha um monte de gente, pois somos 18 irmãos, era constantemente "invadida" por pedintes, moradores de rua, deficientes físicos e mentais...aprendemos com ele, que existe sempre alguém mais necessitado que nós, e mesmo que tenhamos pouco, sempre é possível ajudar os outros. Aprendemos a respeitar o próximo e a diversidade. Depois que ele faleceu ainda apareceu gente lá em casa, que nem mesmo minha mãe conhecia, que foram agradecer ajuda que receberam do meu pai.
6. Dedicado a Jesus e a Maria - O único lugar que vi meu pai dividir com a família, foi a Igreja. Para as coisas de Deus ele nunca mediu esforços, missas aos domingos era café pequeno, na Igreja participava de tudo que pudesse; tirava novenas nas terças-feiras, cantava e dava comunhão nas missas, cozinhava nos retiros, foi cursilhista, equipista, oblato redentorista e...e tudo mais que pudesse aproximá-lo da obra de Deus. TODAS as noites reunia a família INTEIRA pra rezarmos juntos, líamos a Bíblia depois cada um dizia o que entendeu do trecho lido. O Cláudio tem até hoje o quadro com a imagem de Jesus que ficava no quarto onde rezávamos.
7. Trabalhador - eu nunca vi meu pai acordar...nunca, sempre que eu acordava ele já estava acordado há muito tempo. Na função de alfaiate acordava sempre de madrugada para costurar, e depois perto das 7:30 ia ao trabalho na delegacia federal de saúde. Quando chegava a noite me pedia para tirar o sapato dele...e às vezes eu ainda reclamava, rsrsrsrs...agora mais velho descobri que além de merecer essa ajuda mínima que eu dava, o quanto é duro pra gordo abaixar pra tirar o sapato hein !!!
8. Especialista em futebol - bastava começar o jogo e em 2 (dois) ele já sabia que o Brasil ia perder...rsrsrsrsrsrs !!!

De todas as lembranças do meu pai...a que mais me marcou é que NUNCA o vi reclamando das dificuldades da vida, ele tinha tido 15 filhos e adotou mais 3 sobrinhas, ou seja éramos 18 pra comer, dormir, vestir, educar, amar, etc, etc, e etc. E ele minha mãe eram SUPER FELIZES !!!
Vocês não acham que ele e eu não merecíamos um pouco mais tempo juntos por aqui ??

QUE SAUDADE QUE TENHO DO MEU QUERIDO PAI !!!

PS1. O Hilário é o caçula dos homens; e dos filhos biológicos é o de número 14.
PS2. Essa imagem de Jesus foi um presente do bispo Redentorista Thomas William Murphy, futuro bispo de Juazeiro, Bahia, e auxiliar de Salvador, em 16 de novembro 1946.

Um comentário:

  1. E os óculos? lembro-me que contava sobre sua nobre miossão de leva-los ao seu pai!

    ResponderExcluir