Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2016

Porque acredito que Dilma não cai.



Ao ler esse título 120 pessoas deixaram de ser meu amigo no face. Calma. Lê até o final. 
Ouvi até um que disse: “parece que é abestado.” Isso é apenas um prognóstico político baseado nos últimos acontecimentos.
A maior casa de apostas do mundo Ladbrokes, localizada em Londres, está pagando 100 por 1 para quem aposta na queda da Dilma. Isso significa que se você apostar na queda da Dilma e ela cair, para cada 100 libras apostada, você recebe uma libra. Se ela não cair, para cada uma libra apostada, você recebe 100 libras. Há vinte dias a aposta era 300 para 1.
Se lá estivesse, apostaria que a Dilma não cai, porque não gosto de perder dinheiro. 
Quem se lembra, no Fantástico, do sujeito que recebeu 5 mil reais porque acertou que a Alemanha ganharia de 7 a 1 do Brasil? Ele era contra o Brasil ? Não necessariamente. Ele apenas, apesar de torcer pelo Brasil, analisou friamente as duas seleções.
Quais são os meus argumentos ?
Primeiro quero dizer que a queda da Dilma não me tira o sono; mas estou tão preocupado quanto o ministro do Supremo, Luis Roberto Barroso, quem irá sucedê-la. Querem tirar o galo (tive de usar o galo. Galinha ficaria muito feito) da administração do galinheiro para entregá-lo para a raposa.
Vamos ao que interessa. Porque a Dilma não sai?
Quando só havia nas ruas os que desejam a saída dela, que são dezenas de milhares, tirá-la do cargo - já que os políticos são movidos pela opinião pública - era mais fácil do que empurrar bêbado em ladeira. Mas o Moro (já escrevi sobre isso) deu aquela mãozinha levando o Lula a depor na marra. Resultou que 1.300.000 pessoas foram para as ruas para defender o governo. Em seguida apareceu a lista da Odebrecht com políticos de todos os partidos; aí as coisas enfraqueceram mais um pouco para o lado da oposição. Ontem (31/03) 75 cidades e 850.000 pessoas foram para as ruas defende o governo (observe a redução. Isso é efeito “ Lula injustiçado”). 
Aqui e ali apareceram grupos de intelectuais, professores universitários e artistas apoiando a Dilma. Ok. Mas isso é o suficiente ? No lo creo. Mas que começa a equilibrar as forças começa. Ops ! Perdi mais 100 amigos no face.
A oposição precisa de 343 deputados para demitir a Dilma. É muito, mas pelo que se ver na mídia, parece que a presidente está com os dias contados no cargo. Principalmente agora como desembarque do PMDB. Mas paradoxalmente, essa saída e somado ao apoio popular podem salvar Dilma. E digo que vai salvá-la. Perdi mais 50 amigos no face.
A Câmara dos Deputados não tem poder para sozinha impitimar a Dilma. E pelo que percebo a bancada do PMDB no Senado, e principalmente o Renan Calheiros, seu presidente, não estão lá muitos empolgados em tirá-la do cargo. Concluo isso pelas últimas declarações dos seguintes senadores, que criticaram a decisão do partido deles de sair do governo: Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eduardo Braga e Roberto Requião. Alegaram precipitação, e até mesmo que isso poderá provocar racha no partido. E vale lembrar que a posição do presidente da Casa Legislativa e muito importante. O Renan simplesmente pode adiar o quanto quiser a votação no Senado.
Mas o argumento mais forte vem agora. O PMDB tinha diversos cargos no governo dividido entre deputados, Temer e senadores. A quantidade de cargos continua a mesma para ser dividida entre um número menor de pessoas. Comenta-se que os partidos nanicos na Câmara estão querendo cargos, mas se a Dilma achar que perde na Câmara, aí sim é que cada senador vai receber uma fatia maior no governo. O PMDB tem 18 senadores, o PT tem 13 e o PC do B tem 1. Aí são 32 senadores. São no total 81 senadores, sobram 49. O governo precisa de 54 (se estiver errado, por favor me corrijam) para tirar a Dilma. Onde está o erro desta conta ? Quem disse que todos os 18 peemedebistas vão votar a favor da Dilma. Mas também não foi computado outros senadores aliados.
Na Câmara ou no Senado a função impitima é a seguinte: I = f (O, S, C, P, V). Lê-se o impitima da Dilma é função do número de deputados da Oposição, número de deputados da Situação, Cargos recebidos do governo, População nas ruas e Votação aberta ou secreta.
E se a Dilma ficar o que acontece com o PMDB ? Vira governo de novo. Exceto o Temer e os derrotados que o acompanharam. Aí até acabar o governo ele vai ficar no ócio, que é o pai de todos os vices.
Pelo exposto acho que a Dilma não sai. E pelo que falou o ministro Barroso, acredito que o Cunha sai antes. Basta o pedido de impitima feito pela OAB e as denúncias do Procurador Geral entrarem na pauta do Supremo.
É isso que temos para hoje. Amanhã é outro dia. Não revogam-se as opiniões em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário