Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Eleição 2010: A Globo mente novamente

A Globo está desesperada, assim como a revista Veja, e um bocado de gente que conheço com a possível derrota de Serra. A Veja fez uma reportagem previnindo-nos que o Lula pode ser um ditador disfarçado, que gosta de imitar o Fidel. Escrevi um comentário, mas eles não postaram. Agradeci a revista pela matéria e pelo serviço que prestava advertindo-nos do perigo que estávamos passando. Essa matéria era para ser publicada antes. Se ele tivesse se tornado um ditador de fato, ela teria um pouco de culpa por não nos ter advertido há mais tempo.
A outra desesperada é a Rede Globo. Depois daquela "coisa" atirada sobre Serra, que nem os computadores da NASA foram capaz de identificar o que era exatamente, ela bem que ainda tentou ajudar o tucano. Hoje, 30.10.2010, presenciei uma coisa imediata. Primeiro estranhei o fato de que as margens de erros das pesquisas divulgadas para governadores no JN, nos estados que terão segundo turno, serem de +/-3%. Depois a pesquisa Ibope para presidente tinha uma margem de erro de +/- 4%. Eu nunca vi isso em toda a minha vida. Primeiro, porque são empresas que fazem pesquisa há muito tempo. Se você contratar uma empresa para fazer pesquisa de uma coisa tão importante e ela te der um resultado com a margem de erro de +/-4%, não aceite, procure outra, ela não presta. Até parece uma empresa caboquinha de pesquisa que conhecemos.
Mas meu desconfiômetro não parou aí, fui na página do Jornal Nacional no site g1.com: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/dilma-tem-56-dos-votos-validos-e-serra-44-mostra-o-ibope.html e lá a margem de erro diminuiu para +/- 2%. Nesse mato tem coelho.
Antes que alguém diga que me enganei quanto a margem divulgada no JN, quem assistiu-o pode comprovar. E no momento da divulgação estava ao celular conversando com um irmão que também assistia o jornal, e comentávamos essa margem tão dilatada. Obviamente, é mentira. Como li hoje em vários sites de notícias, os tucanos agora querem ver se conseguem diminuir o prejuízo. Teríamos como saber se a diferença vai aumentar. Bastava mostrar o movimento das estradas de São Paulo rumo ao litoral. Se ela for intensa, o Serra não vai conseguir diminuir nada.
Mas por que a Globo faria isso ? Obviamente para não informar a diferença maior entre os candidatos, que deve ser a realidade, posto que a Dilma está subindo. Desta forma quando for divulgado o resultado das urnas; e se ele for mais dilatado, ela poderá dizer que acertou porque estava dentro da margem.
Havia um senhor, há muitos anos atrás, no Paraná da Eva, AM, que era consultado pela mulheres grávidas para saber qual seria o sexo da criança. Quando perguntado, ele nem pestanejava e respondia: "Menino." E completava: "Vou anotar aqui na minha caderneta o sexo do bebê." E anotava menina. Quando errava e a mãe voltava para tomar satisfação, ele dizia: "Vamos consultar as minhas anotações. Taqui. Tá escrito menina, você é que entendeu errado."
Assim a Globo e Ibope estão fazendo. Uma margem de erro de 4% para mais ou para menos dá um intervalo possível de 8%. Assim companheiro, até eu. Obviamente, uma margem tão grande tem treta, e o Ibope preferiu ver sua credibilidade abalada a ter de admitir a verdade.
Já disse isso em outro post, mas vou repetir agora. Na segunda-feira (já vi isso antes) na maior cara de pau William Bonner ou Fátima Bernardes vai dizer, para as pesquisas "erradas" para governador, que o eleitor mudou de voto no dia da eleição. Acredite quem quiser. Eles já sabiam o resultado, mas tentaram mudá-lo.
Bom! Vamos esperar até amanhã a noite, para a Globo anunciar o resultado verdadeiro, e que teremos a primeira mulher presidente do Brasil. Gostando ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário