Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

NYTIMES: O Brasil assusta os vizinhos


Brasil, ou a República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul em área e população, com cerca de 200 milhões de habitantes. Durante a última década tornou-se também uma das potências econômicas que mais rapidamente crescem no mundo.
O sucesso do Brasil é o resultado de uma confluência de sorte e tendências econômicas globais, com países como a China famintos por suas commodities, que incluem minério de ferro e soja, para não mencionar o petróleo recentemente encontrado em abundância no seu litoral. A onda de fazer negócios e da resiliência da moeda do Brasil, o real, tem atraído banqueiros e investimentos estrangeiros, gestores de fundos hedge e investidores de risco. Brasileiros qualificados estão voltando do exterior. Vantagens pagas a alguns executivos rivalizam-se com pagas em Wall Street.
Ascensão meteórica do país ocorreu sob a liderança tranquila de Luiz Inácio Lula da Silva, um ex-trabalhador de uma fábrica de automóveis, que foi presidente do Brasil de 2002 até 2010. Popular, o Sr. da Silva - conhecido como Lula dentro do Brasil - presidiu o país durante um período de crescimento econômico significativo que solidificou o Brasil como o centro de gravidade na América Latina e um player cada vez mais importante no mundo.
O Sr. Silva fomentou este crescimento através de uma combinação de centro respeitando os mercados financeiros e focando em programas sociais, que tirou milhões da pobreza e diminuiu a grande diferença de renda entre ricos e pobres. Em outubro de 2011, foi anunciado que o ex-presidente tem câncer na garganta. A divulgação de sua condição veio em um momento quando ele ainda era admirado como o mais imponente líder político contemporâneo do Brasil.
Em janeiro de 2011, o Sr. da Silva foi sucedido por Dilma Rousseff, o primeiro (sic) presidente do país, do sexo feminino. Sua eleição foi vista como um chamado para continuar as políticas econômicas e sociais de seu popular antecessor. Dilma atuou como chefe de gabinete de Lula e ela é o seu 'candidato foi escolhido a dedo'.
Cada vez mais exercitando seu poder
Como domínio americano na região declina, o Brasil cada vez mais exercita seu recente poderio político e econômico, ele começou a experimentar as armadilhas desta função também: reação contra o poder crescente no hemisfério.
Mais de um século atrás, antes de se tornar uma república, o Brasil era um império com investidas ocasionais no território dos vizinhos, muitas vezes servindo como um árbitro em disputas na América Latina. O Brasil agora conta com um corpo diplomático sofisticado, aumentou os pagamentos de ajuda estrangeira, e os bolsos cheios do seu banco de desenvolvimento [BNDES] - um gigante financeiro que supera o volume de empréstimos feitos pelo Banco Mundial e tornou-se o principal meio para o Brasil projetar o seu poder na América Latina e mais além.
Mas os esforços do Brasil estão sendo recebidos com cautela em vários países da América Latina. Uma proposta, para construir uma estrada através da selva da Guiana até a sua costa, está parada por causa de temores de que o Brasil possa tomar conta do seu pequeno vizinho com a migração e comércio.
Na Argentina, as autoridades suspenderam um grande projeto por uma empresa de mineração brasileira, acusando-a de não contratar operários locais o suficiente. Tensão no Equador sobre uma usina hidrelétrica levou a uma difícil batalha legal, e protestos de índios Ashaninka na Amazônia peruana ter colocado em cheque, um projeto da represa brasileira.
Mas talvez nenhum projeto brasileiro na região provocou a ira tanto quanto um na Bolívia.
Financiado pelo banco de desenvolvimento nacional do Brasil [BNDES], o plano era construir uma estrada através do remoto território indígena boliviano. Mas provocou uma revolta de combustão lenta; centenas de manifestantes indígenas empreenderam uma extenuante marcha de 520 quilômetros desde das terras baixas centrais da Bolívia até La Paz, a capital, denunciando o seu ex-lider, o presidente da Bolívia, Evo Morales, por apoiá-lo.
Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia e um ambientalista confesso, de repente viu-se em desacordo com uma parte importante da sua base política, defendendo um projeto brasileiro que poderia aumentar o desmatamento. Ele finalmente cedeu às exigências dos manifestantes e descartou a estrada.
O Brasil continua financiando uma variedade de planos na Bolívia, incluindo vários projetos hidrelétricos e de uma ambiciosa política antidrogas que envolve a implantação de aeronaves teleguiadas na fronteira, treinamento e fornecimento de equipamentos para as forças de segurança bolivianas.
Mas a disputa sobre a estrada colocou o Brasil em observação aqui.

Um comentário:

  1. Cláudio estamos no aguardo das novas publicações. Sempre é bom ler seus estudos. Um abraço.

    ResponderExcluir