Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vale do Silício é bem ali

Pré- texto de Vicente Gioielli para o UOL Tecnologia

Os estereótipos atribuídos ao sertão nordestino são dezenas e muito conhecidos. Os mais difundidos remetem à imagem de rostos e corpos magros, maltratados pela dura vida na seca que racha em milhares de pedaços o chão e os sonhos sertanejos. No entanto, uma pequena cidade encravada no Sertão dos Inhamuns, no Ceará, mostra uma realidade diferente daquela que estamos acostumados a ver e ouvir.

Tauá, município localizado a 340 km de Fortaleza, é pacata como tantos outros recantos do interior cearense. Ficou bastante conhecida pela produção de cabras, ovelhas e bodes, e há poucos meses foi surpreendida por uma novidade cujo nome foi inspirado pelos pastos locais: o Bodefone.

À primeira vista, trata-se de uma cabine telefônica de acrílico, que leva a imagem do caprino. Mas a tecnologia da telefonia deste "orelhão" exige grande conectividade em Internet banda larga - o que o município, surpreendentemente, possui. O sistema utilizado pelos Bodefones é o VoIP (Voice over Internet Protocol), que barateia muito os custos das ligações telefônicas.

Vale do Silício é bem ali
Publicado em 30 de outubro de 2011 no Diário do Nordeste
Por Mauro Oliveira - ex-sec. Telecomunicações do Ministério das Comunicações

Steve Jobs "partiu pra sua nuvem", recentemente, sem a autorização de seus 5 milhões de admiradores (youtube.com/watch?v=66f2yP7ehDs). "Menino danado" do Vale do Silício americano, ele se tornou um ícone de inovação tecnológica para os terráqueos cibernéticos. Entretanto, Malcolm Gladwell em seu instigante best-seller "Outliers" (Fora de Série) argumenta que o talento inato é apenas uma parte do sucesso. Segundo Gladwell, sem formação, oportunidade e ambiente cultural favorável, Steve Jobs, Bill Gates e outros famosos passariam, provavelmente, despercebidos no "international digital jet-set".

Ou seja, ser a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo e numa cultura favorável é fundamental para o "self-made man". Shakespeare, talvez não tivesse a mesma notoriedade se nascido na terra do Cafita, o querido animador da sociedade itapipoquense durante várias décadas e que inspirou a criação da RUI (www.maurooliveira.com.br), a primeira "rádio na Internet", em 1992.

O município de Tauá, no Ceará, dá ares de ter compreendido cedo o mundo de Gladwell.

O futuro de seus jovens talentosos será afetado pela cultura digital que o município inaugurou no início desse século, que já se vai rápido demais.

Tendo a universalização da Internet "no rumo da venta", Tauá tornar-se-á, em novembro deste ano, o primeiro município digital do Brasil com 100% de cobertura de Internet gratuita em seu território.

Não é por acaso que o item banda larga é um dos considerados pelo Fórum Econômico Mundial que avaliou a Suiça como o país mais competitivo do planeta. Na Finlândia, mais de 96% das residências têm banda larga (100 Mbps, assegurados por lei), o que certamente contribui para que ela seja a nação mais próspera do mundo, segundo o Legatum Prosperity Index de 2009, publicado na famosa Economist.

A primeira aplicação (uso) em grande escala do nosso Cinturão Digital deverá acontecer em Tauá, experiência que poderá ser reaplicada para o restante do estado.

Trata-se do projeto LARIISA, uma solução para apoiar a tomada de decisão na área da saúde cujo protótipo está sendo iniciado.

Antes, o município já tinha marcado presença no cenário eletrônico nacional com vários projetos de inclusão digital, tais como os quiosques digitais em lugares públicos e o Teletauá, popularmente conhecido como Bodefone, orelhões que permitem ao cidadão comum fazer chamadas telefônicas gratuitas, via computador.

A agenda Tauá 2020 prevê, em breve, o lançamento do conceito de cidade universitária em Tecnologia da informação (TI) com a instalação de cursos de graduação e mestrado profissional em TI.

Paralelamente, um parque tecnológico em TI se inicia com a consolidação de empresas do projeto Incubadoras Digitais e com a cooperação técnico-cientifica firmada com a Microsoft e com o LDS, Laboratório de Desenvolvimento de Software do IFCE (Instituto Federal Cearense).

Que a ousadia de Tauá em quebrar velhos paradigmas econômicos, por vezes ineficazes no semiárido, inspire outros municípios a investirem na democratização da TI como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico.

Quem sabe, em 2020, quando "gringos" chegarem no Pinto Martins a procura do Vale do Silício Cearense, qualquer "cabra da peste" saiba responder: é bem ali, lá em Tauá!

Mauro Oliveira - ex-sec. Telecomunicações do Ministério das Comunicações

Um comentário:

  1. Sou Rodolfo Bessa neto do Orotiles Bessa, por favor me adicione scott.scott@hotmail.com, pretendo conhecer mais a familia e suas origens. Os moreiras , Queirozes e Bessas c\Andrades da vida se jutam com muita força. Abraça primo distante...

    ResponderExcluir