Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Formatura em Harvard

Nessa próxima quinta-feira, 26, na Harvard University é o Commencement Day. O que isso significa? É o dia da formatura. E no meio dos formandos, estará se graduando em Ciências Políticas, uma amazonense, que fez 22 anos essa semana, Daniela Lima Nogueira. Lá também estuda a sua irmã, Heloísa Lima Nogueira.
Daniela é filha do meu brother Geraldo Nogueira, que trabalhou vinte e tantos anos na Philips. Inicialmente trabalhou na Philips da Amazônia, depois foi enviado para Piracicaba, posteriormente para São Paulo, e depois voltou para Manaus. A Dani, a irmã e o irmão, foram alfabetizados em Frankfurt, Alemanha; para onde o pai foi transferido para trabalhar... Lá e na Hungria. Ia e voltava de um país ao outro.
Um belo dia Dani chegou em casa dizendo que a professora falava português. Nada disso. O fato de ela começar a entender alemão, a fez pensar que a professora estava falando sua língua. Depois de morarem dois anos na Alemanha foram transferidos para El Paso, no Texas, bem na fronteira com o México, separada da Ciudad Juarez pelo rio (nem tão) Grande. Seu pai atravessava a fronteira, e a ponte de tráfego intenso e lento, todos os dias, era o plant manager da fábrica da Philips localizada na cidade mexicana. Em El Paso moraram por dez anos, até o Geraldo sair da Philips, e se mudarem para Raleigh, capital da Carolina do Norte.
Daniela que desde pequena dizia que iria estudar em Harvard, também havia sido aceita com bolsa de estudo completa para toda a graduação na North Carolina University, na cidade de Chapel Hill. Ou seja, a universidade tem campi por todo o Estado, mas é a de Chapel Hill que é famosa pela qualidade do ensino, uma das melhores do States. Taí o Google que não me deixa mentir. O sonho de estudar em Harvard fez Daniela recusar a bolsa.
Estamos muitos orgulhosos disso. Daniela chegou lá porque se esforçou muito, ralou muito. Ninguém entra ou conclui um curso em Harvard sem muito esforço pessoal. Um grande beijo para a Dani, a picorruxa. Que Deus lhe abençõe. Pois pelo que sei, vai precisar da proteção dele. Seu próximo assignment será trabalhar em Israel. Poderia ser Paris, pois teve a oportunidade de escolher, e escolheu ir para Israel.
Não obstante o esforço da Daniela (somente ela, e ninguém mais poderia fazer isso por si mesma), não posso deixar de registrar e de lembrar os esforços dos seus pais para que esse dia acontecesse. Geraldo - que não nasceu em berço nenhum, foi ajudante de pedreiro, pedreiro amador (ajudou a levantar algumas paredes da nossa casa) e vendedor de côcos na feira ambulante de Aparecida - é Master of Science in Management (MScM), engenheiro eletrônico formado pela UTAM, com cursos de pequena duração no MIT, os quais ajudou a deslanchar sua carreira. É também um ex-aluno de Harvard, onde estudou num programa onde somente são admitidos presidentes ou vices- presidentes de companhias, o Advanced Business Management Program. Um curso de 12 meses com carga de 14 horas por dia. Na época ele era o vice-presidente da Global Supply Chain (Cadeia Mundial de Suplimentos), da multinacional inglêsa Invensys. Voltou para o Brasil (SP) em janeiro de 2010 para trabalhar na Gradiente. Como!? Isso mesmo na Gradiente, que já anunciou sua volta para muito em breve. Parabéns Geraldo.
A mãe de Daniela, Mônica Lima Nogueira, é Ph.D em engenharia de computadores, formada em engenharia elétrica pela UFAM.Quando professora ajudou o curso de Computação a se tornar um dois mais qualificados da instituição, motivando os alunos a fazerem mestrado e doutorado. Ela é filha de Ivens Lima, que o mais antigos devem conhecer, porque foi radialista no Amazonas e, posteriormente, delegado da Receita Federal no Estado. Parabéns para eles também.
Não poderia de deixar de parabenizar as vovós Maria da Glória e Maria do Carmo. Não há espaço suficiente para lembrar aqui a contribuição dada por elas, que além dos bons exemplos, o carinho e amor que deram a Dani e ao seus irmãos, deram também apoio logístico pessoal tomando conta deles em determinadas ocasiões.
É um grande momento para agradecermos a Deus por tantas graças recebidas.
Muito obrigado Deus todo poderoso por esse dia. Deus de Isaac, Abrahão e Jacob. Essa com certeza, seriam as palavras de seu avô paterno, Brígido Torres Nogueira, se vivo estivesse.

PS1. No dia do aniversário da Dani, 19 de maio, sua prima Luciana Sarah Jacob Nogueira concluía o mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e embarcou em seguida para trabalhar na Holanda. Parabéns Lulu.
PS2. "Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar no homem.Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar nos grandes da terra." (salmo 117)."Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor." (salmo 39)

2 comentários:

  1. Cláudio, irmão do Geraldo, amigo de todos, companheiro de fábrica de Tião, vizinho da Vila Rezende, próximo a Dr. Aprígio, um Indústria de gente boa e de muitas saídas para o mundo.
    Esta história é linda e cheia de trajetórias, traz saudades e dá mil festas regadas de fé e memória de nossos pais e irmãos. Viva os nossos filhos que sabem ralar e levar a vida com esforço e beleza!
    Bom saber e dar graças por tantas boas notícias. Abraço forte pro mano Geraldo!

    ResponderExcluir
  2. Claudio,,,,,na tua família só tem gente estudiosa e inteligente. Agora essa tua sobrinha de Harvard,,,,,vai para Israel casar com um judeu rico,,,,,,,,rsrsrs....absss

    ResponderExcluir