Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Nossa Senhora de Itapiranga

A vida de Maria, Nossa Senhora, não tem sido muito fácil não. De saída ouviu do velho Simeão que "uma espada de dor traspassaria sua alma"( Lc. 2, 35). E antes de Jesus completar dois anos, José sonha com o anjo do Senhor lhe dizendo:"Levanta-te, toma o Menino e a mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para matá-lo"(Mt. 2: 13-18). Você  já pensou que aflição no coração ? Teve mais: com 12 anos Jesus desaparece por três dias (Lc. 2: 41-46). 
Meu caro e-leitor, minha cara e-leitora: você tem filhos ? Eu perdi um dentro do supermercado, procurei-o por alguns minutos, e entrei em pânico; o outro, se distraiu, não viu que entramos em um prédio e passou direto. Perdemos-nos em uma rua em Montreal. Foi encontrado aos prantos. Procuraram Jesus por três dias ? Uma eternidade.
Mas tudo isso era muito pouco o pior estava por vir: " Maria vê Jesus sofrer em seu corpo. Segue passo a passo o triste cortejo no caminho rumo ao Calvário. Assiste à horrível cena da Crucificação. Que dor se compara a de uma mãe em ver seu próprio filho sofrer calúnias, ironias, traições? E ainda mais: uma cruel flagelação, com grande número de pancadas, que suas carnes dilaceradas caiam aos pedaços, até se lhe descobrirem os ossos e ainda não basta, dolorosos espinhos hão de atormentar a sua Sagrada Face.
Maria olhava Jesus sofrer e sentia em sua alma as mesmas dores. A aflição da Santíssima Virgem aumenta ainda mais ao ouvir seu filho dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes. Maria não abandona por um só minuto Filho agonizante, não perde de vista um só de seus sofrimentos. Quando Jesus morre, Ela está lá."(1)
Nesse momento, representados por são João, ela se torna mãe de todos nós: "Mulher, eis aí o teu Filho." Depois disse ao discípulo:"Eis aí a tua mãe."( Jo. 19, 26-27).
Nas Bodas de Caná: O Poder de Maria (aqui nesse blog)  ela já tinha mostrado que seria nossa intercessora. "Faça tudo o que Ele mandar." Sempre preocupada que nos levar até o seu Filho e fazermos o que Ele mandar. 
Nesses dois mil anos, ela tem nos visitado diversas vezes. SEMPRE querendo que a vontade de seu Filho seja feita. Sempre querendo nos aproximar dele.
Sempre apareceu por algum motivo. Sempre para o nosso bem. Uma vez perguntada por que apareceu muitas vezes na França, ela respondeu mais ou menos assim "Porque lá estava nascendo à ideia de comunismo e a negação da existência de Deus". Em 1858 apareceu a pequena Bernadete para confirmar que era toda pura, criada por Deus sem mácula. Que era a Imaculada Concepção. Há cem anos, em 1917, ela apareceu em 13 de maio, em Fátima, para pedir que rezássemos pelo fim da guerra e nos advertir do perigo do comunismo que se aproximava; que na realidade se instalou na Rússia, em outubro daquele ano.  Mas nem Bernadete, nem os três pastorinhos portugueses tiveram a vida fácil ao anunciar que viram e receberam mensagens de Nossa Senhora. Foram ameaçados de diversas formas. Até de serem postos num calderão de óleo fervendo; mesmo assim não negaram o que viram e ouviram. Somente em 13 de outubro de 1930, o bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, declarou que as aparições eram dignas de crédito e autorizou o culto mariano.  
De que a Igreja tem medo ? Não seria medo exatamente , mas prudência. A Bíblia nos adverte sobre os falsos profetas:
 22 Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. 23 Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo. (Mc 13: 22, 23).
3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” ( 2 Pedro 2:1-3).

Aparições de Itapiranga

Qual por qual motivo estou abordando esse assunto agora ? 
O motivo é a seguinte mensagem divulgada pela Prelazia de Itacoatiara, a qual a Igreja de Itapiranga, no Amazonas, está subordinada:

Aos  meus queridos amigos que me mandaram aflitos essa mensagem, eu vos aconselho a se queixarem ao bispo. Entendam-se com ele, como se entenderam com Dom Carillo Gritti. 
" Mas Itacoatiara está sem bispo, D. Carillo morreu". A boa nova é que o novo bispo de Itacoatiara já foi escolhido, padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, da Congregação dos Padres Vocacionistas, deverá assumir em breve. 
"O Concílio de Trento (1545-1563) estabeleceu que o bispo local seja a primeira e principal autoridade para julgar a autenticidade de uma aparição mariana; quer dizer, se reconhece que sua mensagem não é contrária à Fé e a moral, a Virgem Maria pode ser venerada de uma maneira especial. Aqui a aprovação do Vaticano não é necessária para assinalar que a aparição é autêntica, mas, depois de uma aprovação episcopal, este pode realizar uma declaração oficial, ou, após um tempo, efetuar uma visita papal coroando a imagem ou presenteando com uma rosa de ouro."
Meus queridos amigos: paciência. De mais de 2 mil aparições marianas registradas, só 16 foram reconhecidas pelo Vaticano; e 28 contam com aprovação do bispo local. O bispo, chefe da Igreja local, tem autonomia para isso. Vocês encontram mais detalhes em The Miracle Hunter (www.miraclehunter.com). 
"Entre as aparições marianas que contam com reconhecimento da Santa Sé, se encontram a da Virgem de Guadalupe, no México (fato ocorrido em 1531); a de Nossa Senhora de Siluva, na Lituânia (1608); a Virgem da Medalha Milagrosa na França (1830); Nossa Senhora de Sión em Roma, Itália (1842); a Virgem de La Salette (1846) e Lourdes (1858) na França; Nossa Senhora de Gietzwald na Polônia (1877); a Virgem de Fátima, Portugal (1917), e a Mãe do Mundo de Kibeho, Ruanda (1981), para mencionar algumas.
E onde está a mais longeva de todas, Medjugorje ? 
Veja aqui no nosso blog: Trinta e cinco anos de Medjugorje.
As aparições de Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina tem dado muito que falar. Como escrevi no texto citado acima, já estive duas vezes lá. E vi em cada celebração - e ocorrem várias por dia - centenas de padres e dezenas de bispos. E porque o Vaticano não reconhece (nem desconhece) as mensagens? Por que o pronunciamento do bispo é soberano. 'A Igreja se mantêm prudente seguindo o parecer dos bispos da Iugoslávia (país que se dividiu após as guerras), que em 1991 assinalaram que “não é possível estabelecer que houve aparições ou revelações sobrenaturais”.
As autenticidades dessas aparições são confirmadas pelas curas comprovadas que lá ocorreram; pelas mensagens e exigências feitas por Nossa Senhora: jejum toda quarta e sexta-feira; três horas diárias de orações, com missa, do povo, dedicadas a Deus e a seu Filho; penitência e arrependimento dos pecados. 
Há vinte anos, voltando de uma peregrinação a Itapiranga, dei carona de volta para Manaus, no barco que alugamos para levar os fieis, ao padre Danilo Cappelleto ( será que ele é parente da Julieta ?), PIME, da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Havia ido a mando do arcebispo de Manaus, Dom Luis Vieira, a aparição em Itapiranga. Na ocasião houve uma procissão pela cidade conduzida pelo Edson de Souza. A bordo do barco, eu lhe perguntei: qual é a sua posição ? O senhor acredita ? Pois, houve também, no dia anterior, uma aparição de Nossa Senhora. Ele me respondeu: "Vi muita seriedade no rapaz. Ele não disse nada que vá contra a Igreja; muito pelo contrário. As mensagens pedem o arrependimento, o jejum, a penitência; que nos voltemos para Deus enquanto podemos. E, sobretudo, não vi nenhum messianismo, nem culto à pessoa dele. Ele não se põe como o centro das atenções. Mas Nossa Senhora e seu Filho."
Portanto, povo que segue as aparições de Itapiranga, se aquilo lá - que já acontece há mais de vinte anos - for coisa do diabo, com o tempo isso será descoberto, mas se for obra de Deus, não há proibição que a faça parar. Paciência e muita fé.
Como é dito de Medjugorjie: se é coisa do diabo, ele se converteu.
Nossa Senhora da Rosário e da Paz de Itapiranga, rogai por nós.

E não esqueçamos o próximo domingo é o da Festa da Divina Misericórdia.


Cláudio Nogueira


1. A Jesus por Maria. 
http://amigoscatolicos.blogspot.com.br/2010/09/uma-espada-de-dor-transpassara-tua-alma.html

2.  Santuário de Itapiranga. 
 http://www.santuariodeitapiranga.com.br/

3. Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga.  
http://itapiranga0205.blogspot.com.br/

4. Lista da Aparições de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja.
 https://servosdarainha.wordpress.com/2009/02/18/lista-das-aparies-de-nossa-senhora-reconhecidas-pela-igreja/

Um comentário:

  1. Amigo.sou católico e Mariano.posso dizer que as aparições foram proibidas pela igreja e nós como seus filhos devemos obedecer. O senhor Glauber dever obedecer e manter silêncio sobre as aparições

    ResponderExcluir