Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grande Momento do Brasil

Um gigante sul-americano acorda
por Juan de Onis

JUAN DE ONIS é um ex-correspondente do The New York Times e do Los Angeles Times, que vive no Brasil. Ele é o autor de A Catedral Verde: Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Depois de décadas de para-e-recomeça crescimento e da desordem política, o Brasil hoje parece pronto para finalmente cumprir o seu longo-latente potencial como global player. As principais características do despertar do Brasil, são amplamente reconhecidos: expansão das exportações, as descobertas de petróleo, a estabilidade financeira, baixa inflação, crescimento do investimento estrangeiro e doméstico, a demanda de consumo em expansão, a assistência social focada nos mais necessitados, e de coesão política democrática. A economia diversificada do Brasil agora é fundada em setores fortes em petróleo, mineração, agricultura, e, mais recentemente, os biocombustíveis - que se beneficiaram de uma combinação de avanços tecnológicos e fortes incentivos para o investimento privado. O país conta agora com um PIB de 1,58 [2008] trilhões de dólares, que o coloca entre as dez maiores economia do mundo.
A ascenção do Brasil não é o resultado da esparmos de sorte. Embora os fatores globais, como a alta das commodities e acesso fácil ao capital estrangeiro, têm ajudado, não houve nenhuma alquimia tropical ou uma economia de vodu. O segredo do sucesso atual do Brasil está na continuidade da sua boa gestão econômica e política. Nos últimos anos, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula), o Brasil continuou as políticas pró-mercado econômicas iniciadas por governos anteriores que domou a inflação e estimulou investimentos privados.
Ainda assim, o Brasil continua a ser um trabalho em andamento. A estabilidade contínua e o crescimento futuro exigirá evitar os erros do passado e encontrar novas soluções para os problemas que ainda permanecem. Estes incluem corrupção, reformas tributárias e trabalhistas parafisadas, os baixos níveis de poupança doméstica, inadequadas conquistas na educação pública e insuficiência de trabalho altamente qualificados. Se o Brasil tiver sucesso em resolver essas questões permitiria o Brasil a continuar subindo, e o Brasil - há muito tempo considerada como um país periférico - finalmente por se tornaria um player global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário