Pesquisar este blog

domingo, 9 de maio de 2010

A Mãe do Ano

Todos os anos a D. Glória, minha santa mãe, é escolhida a mãe do ano. Em 1952 os eleitores foram só um, seu marido, que votou por dois, pelo bebê, que nasceria no mês seguinte, mas se votasse com certeza votaria nela. Os anos se passaram e o número de eleitores não parou de crescer, são dezoito filhos (três ela divide a maternidade com uma irmã), cinquenta netos e onze bisnetos. Como os netos têm as mães e vovó para votar, e os bisnetos têm as mães, as avós e bisa para votarem, a D. Glória virou hors concours, ou seja, está fora do concurso, não concorre mais, já foi aclamada por unanimidade, eternamente eleita, a mãe do ano. Só na coluna de Nogar, no Jornal do Commércio foram várias vezes, mais algumas vezes pela rede Amazônia, gentileza dos amigos da família, Joaquim e Dea Margarido.
Por conta disso resolvi fazer uma pesquisa na família, retirando a D. Glória, queria saber quem entre as trintas e tantas mães seria a Mãe do Ano de 2010? Já que a minha mãe está fora da competição, posso ser tranquilamente, totalmente imparcial, e realizar com a maior lisura possível, a pesquisa cujas candidatas são as minhas irmãs, cunhadas e sobrinhas.
Juntei os meus conhecimentos teóricos de professor de estatística, e com ajuda dos conhecimentos práticos, de um conhecido dos anos setenta, quando éramos alunos do CMM, que tem nome de mocinho de filme de faroeste americano, notei à amostra. Dez pessoas escolhidas aleatoriamente entre a população de filhos, netos e bisnetos. Dez ? Essa é uma amostra altíssima, nunca utilizada antes, numa população de 79 pessoas (os genros e noras dos filhos, dos netos e dos bisnetos não votam).
Imagine os senhores e senhoras que o Brasil tem cento e tantos milhões de eleitores e uma pesquisa para presidente, por exemplo,são entrevistados dois mil e tantas pessoas. Escolhendo um amostra com dez elementos, estava extrapolando, era desnecessário, mas também, estava diminuindo a margem de erro.
Considerando que estou hospedado a exatos dez meses na casa da D. Glória, devido a reforma da minha casa, e que diariamente vem filhos netos e bisnetos visitá-las, pensei: vou ficar aqui sentado na sala e a medida que forem chegando, seja quem for, vai virar elemento da amostra. Começando: a primeira que apareceu foi a Rafaela, minha filha; em seguida chegou a Juliana com a Ana Júlia, trazendo a filha para visitar a bisa. Nisso entra a Bia, neta e vizinha. Aparecem na sala João Paulo e Maria Fernanda, esses são meus. Aí a Fabiana chama o Pedro Henrique, que também é meu. Para ser justo não computei, não foi espontâneo, foi induzido. Meia hora depois chegou a Piedade com a Maria Gabriela e a Maria Carolina. O Pedro Henrique que já havia indo embora, volta e entra na sala, aí eu não posso deixar de computá-lo, regras são regras, e aleatoriedade foi obedecida. Às 16:00 chegou a Rebeca perguntando: Cadê a vovó ?
A cada um ao entrarem na sala, eu fazia a seguinte pergunta: Quem você acha que é a mãe do ano de 2010 ? E anotava a resposta.
A Neyla chegou com as duas filhas,mas foi avisada que só uma poderia votar, pois faltava somente mais um elemento para com completar a amostra. Ela reclamou, esperneou dizendo que as filhas delas também queriam votar. Racionalizei: se eu aumentar a amostra, que já está superior a todos os padrões exigidos pela inferência estatística, o grau de erro para + ou para – vai diminuir; então, consenti. O que abunda não prejudica. E para deixar a Melissa e Bianca mais a vontade, já que a mãe delas estava presente, pedi que soprassem ao meu ouvido as respostas delas.
Terminado a computação, peguei as respostas e o meu computador, pluguei os dados no programa Statistics for the Mother of the Year Contest (SMYC) , software customizado desenvolvido pelo pessoal do MIT para eventos específico. O resultado foi o seguinte:
Em Primeiro Fabiana, com 33,33% do votos; em segundo, houve um empate entre a Piedade e a Neyla, cada uma com uma com 16,16% de votos. As duas estão de parabéns, pois, são mães novas e já tiveram uma boa colocação. Em terceiro, com 8,33% dos votos empataram: Jussara, Fátima,Ozenega e Cida. Como é tradição em qualquer concurso desse tipo, só divulgarei até o terceiro colocado.
Está na hora de anunciar solenemente a grande vencedora:
Fabiana Fontoura Nogueira, com um terço dos votos válidos foi escolhida a Mãe do Ano de 2010.
Eu fico até emocionado com esse resultado, para ser honesto, ele não me surpreende, sendo testemunha da mãe maravilhosa que ela é. E pelo visto, pelo resultado da votação isso é percebido nas outras famílias.
Em nome das nossas crianças, eu te parabenizo, meu amor. Que Deus te abençoe. Vamos ter de marcar uma data para a entrega do diploma.
Segundo à Agência Estado, Reuters e CBN, em Porto Alegre, quem venceu o concurso Mãe do Ano foi Selma Farias da Fontoura. Parabéns.
Parabéns a todas as minhas irmãs, primas, cunhadas e sobrinhas. Feliz dia das mães.
PARABÉNS D. GLÓRIA, a Mãe do Século, esse espaço é muito pequeno para lhe dizer tudo que a senhora merece. Deus lhe abençoe e nos ajude a lhe pagar tudo que lhe devemos, porque a dívida é muito grande. Lhe amo muito.
Obrigado Deus Todo Poderoso, porque ainda temos a nossa mãe entre nós.

Um comentário:

  1. Muito obrigada a todas q votaram em mim e, tendo em vista o resultado geral, preciso dizer q sinto-me honrada com meu primeiro lugar!
    Parabéns a todas as mães.

    ResponderExcluir