Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

Os Jogos Olímpicos do Rio e a Nova Manaus Moderna

Volto a tocar nesse tema novamente: a revitalização da área em volta do porto de Manaus, mas precisamente a região do mercado Adolpho Lisboa e daquela bagunça chamada Manaus Moderna. Citei, anteriormente, o que foi feito na cidade de Yokohama, no Japão. Mas, o noticiário nos lembra de uma outra cidade que também restaurou a sua área portuária: Barcelona. E o seu prefeito, Pascal Maragall, por ocasião das Olímpidas de 92, está no Rio para passar sua experiência. Vale lembrar que até então tudo ocorreria num dos mais lindos cartões postais do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca.

"O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou nesta terça-feira [18] à comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) a proposta de transferência do Centro e da Vila de Mídia dos Jogos Olímpicos de 2016 para a Zona Portuária da cidade. O projeto inicial previa a instalação desses equipamentos na Barra da Tijuca, na zona oeste, e, com a mudança, eles ficariam próximo à Avenida Francisco Bicalho.

Para Paes, a ideia de transferir esses equipamentos é de aproveitar a oportunidade da realização das Olimpíadas para deixar um legado ainda maior para o Rio, com a revitalização de uma área degradada como a Zona Portuária.”

Foi assim que fizeram em Barcelona. Maragall afirmou ontem, em entrevista a Globo News, que para as Olímpiadas foram construídos cinco hoteis, e agora na área existem mais de cem. Não zona portuária, ele construiu a vila olímpica e Barcelona nunca mais foi a mesma. Nós não estamos nos preparando para sediar uma Olímpiada, mas seremos uma cidade-sede da Copa do Mundo.

“A Vila Olímpica de Barcelona foi a primeira área marítima [??] de Barcelona e tem uma nova marina, uma avenida grande e boa seleção de bares e restaurantes... A Vila Olímpica foi construída com dois objetivos, para modernizar o setor urbano e satisfazer as necessidades de alojamento dos Jogos Olímpicos.”

Uma das expressões mais usadas na mídia española foi: “ La ciudad de Barcelona se abrió al mar.”

Ops! Por quê ? Eles viviam de costas para o mar ? Parece uma cidade que eu conheço. Qualquer coincidência e mera semelhança.


PS. Um abraço ao meu amigo Chico Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário