Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cala boca, Galvão !

Artigo do jornal espanhol El País sobre a brincadeira que circula na internet: Cala Boca Galvão !

"Cala a boca, Galvão" (Cállate la boca, Galvao) está nos Trending Topics (os temas mais populares) mundiais do Twitter pelo menos por três dias. Alguns dizem que é o novo vídeo clip da Lady Gaga [shut up Galvao], para outros é uma campanha para salvar uma espécie rara de aves no Brasil. A verdade é que "Cala a boca, Galvão" é uma grande piada dos usuários brasileiros no Twitter, o país é o segundo no mundo em número de usuários, atrás dos americanos. Galvão Bueno é um dos comentaristas esportivos mais popular no país do futebol. E 'cala a boca' significa cállate la boca.
O comentarista esportivo brasileiro Galvão Bueno, que gerou o pedido no Twitter é a grande história da imprensa brasileira antes do lançamento da Seleção, hoje, às 20h30 [horário do jogo na Espanha]. Ontem à noite, a TV Globo respondeu de uma maneira engraçada a solicitação dos fãs - que pedem na rede social que Galvão pare de falar tanto durante os jogos - e criou um videogame com as frases mais populares do locutor, que está em África do Sul. O jogo é chamado de Fala, Galvão! (! Habla, Galvão!).
A brincadeira começou na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na última sexta-feira, quando Galvão Bueno, jornalista de TV Globo, não parava de falar durante a transmissão. Os brasileiros começaram a tuitar a expressão. E depois de algumas horas a frase estava no topo dos Trendings Topics. Os usuários que não sabem português, principalmente americanos, começaram a se perguntar o que significava o termo e os brasileiros criaram várias versões, todas falsas.
Uma história das histórias inventadas é que "Cala a boca, Galvão" é o novo vídeo da cantora Lady Gaga. Começou outra enxurrada de notícias e tweets que queria saber onde estaria a versão oficial do vídeo. Então um brasileiro criou uma. Em um dia ganhou mais de 50 mil cópias. A versão mais difundida, porém, é que "Cala a boca, Galvão" refere-se a uma campanha do Galvão Institute, instituto criado para salvar os pássaros galvão, quase extinto no Brasil. Segundo um vídeo postado no YouTube inglês, as aves são mortas na época do carnaval e suas penas são usadas nos trajes. Para cada tweet, o instituto ganha 10 centavos de reais (cerca de 4 centavos). Até agora mais de 180.000 pessoas assistiram o vídeo.

http://www.elpais.com/articulo/tecnologia/Cala/boca/Galvao/elpeputec/20100614elpeputec_4/Tes

http://twitter.com/ShutUpGalvao

Para ver e ouvir "Shut up Galvao": http://www.youtube.com/watch?v=XdJ7_dEJJTk

Nenhum comentário:

Postar um comentário