Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

UEA faz doutorado para apenas dois alunos

No post O PIM perde Centro de P & D, foi comentado sobre a situação do PIM e a necessidade de se ter uma massa crítica de engenheiros e mão de obra especializada. Na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorreu em Brasília, no final do mês passado, isso, também, foi mencionado. Então, todo curso de doutorado, na nossa região, é bem vindo. Mas fazer um curso de doutorado para apenas dois alunos é desperdiçar dinheiro. Em 2000, a UFRJ ofereceu em parceria com a UFAM e a SUFRAMA um doutorado interrinstitucional em engenharia de produção. O objetivo era formar doze doutores, para tanto foram selecionados 18 candidatos que cursaram os créditos juntos. Mas como em quatro anos muita coisa pode acontecer... e aconteceu, dez chegaram a defender a tese. A meta foi alcançada. A agora nas mesmas condições a UFRJ oferece doutorado interrinstitucional junto com a UEA, mais foram selecionados apenas dois alunos. O curso, certamente, não foi desenhado para dois alunos, o erro foi não ter sido aceitos mais candidatos. Isso é um desperdício muito grande de oportunidade... e de dinheiro. Por que não foram aceitos mais alunos ? Deve ser um dos cursos de doutorado mais caros do Brasil, o de maior custo per capita. Gasta-se com o pagamento dos professores - no mínimo seis; com passagens aéreas, hospedagem e alimentação deles; paga-se o coordenador da UFRJ, paga-se o coordenador residente, orientadores auxiliares, etc. Tudo isso tem o mesmo custo fixo para dois ou quinze professores. Esse doutorado tem mais professores que alunos. Isso é um absurdo! Vou usar lugar comum aqui: é um desperdício com o dinheiro do contribuinte. Vamos supor que haja 100% de aproveitamento, é muito investimento para pouco resultado. E se em quatro anos um desistir ? Aí o desperdício é pior ainda. O que foi que aconteceu ? Não tiveram candidatos o suficiente ? Quantas vagas foram oferecidas ?
No doutorado de desenvolvimento sustentável interreinstitucional UnB/UEA, por exemplo, foram aceitos 12 alunos. É realmente, uma coisa lamentável. É um caso de polícia, ou de TCE, não sei. E uma coisa imoral.
Nomes dos alunos:
Flávio Machado Moita e Ubirajara Ferreira da Silva (Grande Bira!)

3 comentários:

  1. É REALMENTE UMA FALTA DE RESPEITO, PARA DIZER O MÍNIMO.SAIRIA MAIS BARATO AOS COFRES PÚBLICOS SE OS DOIS TIVESSEM SIDO ENVIADOS PARA ESTUDAR FORA.

    ResponderExcluir
  2. É nisso que dar em colocar um diretor que não entende nada de engenharia. Vem aí a eleição direta para diretor, para cabar com essa presepada.

    ResponderExcluir
  3. A UEA é uma máfia,,,,,,só entra quem eles querem,,,,,,,e com a "benção" dos padrinhos. Isso é um desperdício do dinheiro publico.

    ResponderExcluir