Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

FARC tem base em Manaus

ESTADÃO DE HOJE internacional
Domingo 6 de junho de 2010 - Versão Impressa

Ex-guerrilheiro confirma ligação das Farc com traficantes brasileiros
Em entrevista ao ''Estado'', ex-comandante da guerrilha, que trabalhou 15 anos em território brasileiro, diz que País é melhor mercado para a cocaína na região e afirma que, em troca da droga, grupos insurgentes colombianos recebem armas e insumos

Ruth Costas
A base das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desarticulada em Manaus no mês passado é apenas uma pequena ponta da extensa rede que a guerrilha tem mantido no Brasil para vender drogas e abastecer-se de todo o tipo de insumos e produtos - incluindo armamentos, trocados por cocaína com traficantes de São Paulo e Rio.

Poucos meses depois de deixar a guerrilha, um ex-comandante falou ao Estado em condição de anonimato e confirmou que as Farc atuam no Brasil desde os anos 90. Na última década, a guerrilha tem expandido suas operações no País. As informações foram confirmadas por fontes da inteligência colombiana.

"Carlos" - o nome é fictício - passou mais de 15 anos trabalhando para as Farc em território brasileiro ou na região de fronteira, onde era um dos responsáveis pela venda de cocaína e troca do produto por armas. Tinha dezenas de subordinados e diz já ter participado de negociações que envolviam mais de R$ 5 milhões.

Ele chegou a viver alguns anos em Manaus a serviço da guerrilha e conheceu o traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar. Há menos de seis meses, desertou para "viver uma vida normal e rever a família", sendo incluído no programa para desmobilizados ligado ao Ministério de Defesa colombiano...

Leia a reportagem completa no Estadão de Hoje:
http://networkedblogs.com/4yjkU

Nenhum comentário:

Postar um comentário