Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quem será ministro Alfredo ou Eduardo ?

Dona Dilma, o povo quer saber quem será ministro, Alfredo Nascimento ou o Eduardo Braga ? Ou nenhum dos dois. Eis uma resposta que teremos de esperar para saber. Eu acredito que o Alfredo tem mais chances. Mas o que eu penso não conta.
Há quem lembre que se Alfredo se tornar ministro, João Pedro se tornará senador, aumentando a bancada do PT. Concordo plenamente. Mas há quem contra argumente que em termos concretos, na hora da votação, um dos dois no cargo de senador votaria igualmente nas propostas do governo.
Quanto ao possível ministério, Alfredo tem a vantagem de ser o presidente nacional do partido dele, o PR. Somando-se a isso o fato de já ter sido ministro; portanto, a Dilma já conhece o seu trabalho. Lula e ela devem ter gostado da sua atuação no ministério dos Transportes, por isso eles apoiaram sua candidatura ao governo do Amazonas. E se o PR, por pertencer a base aliada, tiver direito a único ministério, por tudo que já foi dito, esse ministério tem muitas chances de ser entregue ao Alfredo. Além de contar a seu favor a gratidão de Lula de ser o primeiro prefeito de capital a apoiá-lo. E o Eduardo ?
Eu ouvi a presidente eleita, quando ainda chefe da Casa Civil, fazendo elogios rasgados ao Eduardo Braga, dizendo que ele era um profundo conhecedor dos problemas da região. Isso foi antes dele e Omar peitarem o Planalto e lançarem candidatura alternativa ao governo do Estado. Mas isso pode ser relevado, principalmente, considerando que Vanessa Graziotin venceu graças ao apoio que recebeu de Braga, deixando o Planalto felicíssimo com a derrota de Arthur Virgílio Neto. Ouvi a nova senadora dizer, em entrevista a CBN Manaus, que "Lula é emoção" e que Dilma é mais razão. Eh! A emoção dele não atrapalhou no seu pragmatismo. Confirme:
Eu pensei que fosse ler isso no futuro, não agora, mais tarde na autobiografia de Lula, mas Zé Dirceu já confessou na TV, na segunda-feira, no programa "Roda Viva": O PT apoiou o Sarney (queimando o filme do partido, recebendo cartão vermelho do Suplicy), para o PMDB não indicar o vice de Serra (sem aspas). Rita Camata do PMDB foi a vice de Serra em 2002, lembram ?
Vocês se Lembram que L&D deixaram a candidatura de Marilene Corrêa no meio da campanha e viraram cabos eleitorais de Vanessa ?
Com tanto pragmatismo, se Omar e Braga peitaram Lula, isso é facilmente superado. Portanto, Eduardo Braga ainda está no páreo, embora acredite que não leve.
Para Alfredo Nascimento se tornar ministro depende somente da vontade da Dilma, para o Eduardo se tornar ministro, depende da vontade dela e do PMDB. Dizem que Eduardo Braga Temer não ser indicado pelo partido dele. Partido de quem ?
Cláudio Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário