Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

Para as mulheres que querem dominar o mundo

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Dedico ele as minhas mulheres: minhas filhas e minha mulher; que não é a mulher maravilha, mas é uma maravilha de mulher. Dedico-o a minha mãe, minhas irmãs, minhas sobrinhas, primas, cunhadas e minha sogra. Dedico-o a todas as mulheres. E principalmente - por esse motivo é que essa dada foi criada - a todas aquelas que sofrem ou pagam um preço alto justamente por serem mulheres. E para quem não sabe hoje é o centenário da comemoração desta data.
"O Segundo a ONU, 74% das mulheres no mundo são pobres e esse número cresceu em 7,5 % nos últimos dez anos. Elas representam dois terços dos 900 milhões de analfabetos no mundo. Somente 10% das vagas parlamentares disponíveis são ocupadas por elas. Aproximadamente 17% foram violentadas ou sofreram maus tratos ou abusos sexuais na infância ou adolescência. E seguem sendo as principais vítimas das guerras e conflitos internos nos seus países. Em pleno século XXI a igualdade entre os sexos continua sendo um mito. A mulher continua sendo discriminada e ignorada." Well said by Aggie Silva - primo do blog, que paga imposto para Obama - em seu texto "O Dia Internacional da Mulher", enviado por email.
E os outros dias?
O presidente francês acabou de fazer uma pergunta controversa: "Se hoje é o dia da mulher, então os outros dias são do homem ?"
Mulheres no Comando
Aproveito a oportunidade e transcrevo aqui um texto que recebi por participar de um grupo de brasileiros que vivem em Ottawa, o Grupo Fale, e que já fizemos parte dele. Email enviado pela dona de uma empresa de software:

Meninas,
Antes de mais nada gostaria da dar os parabéns à todas pelo Dia Internacional da Mulher.
Para aquelas que já tem o seu próprio negócio e queira expandir ou para as que desejam iniciar um, aqui está uma excelente oportunidade de crescimento para criar uma grande empresa com possibilidade de se tornar global:
http://www.osbr.ca/ojs/index.php/osbr/article/view/1295/1241
Nos encontramos na LTW2
Um grande abraço e uma ótima semana,

Susana Alfradique

O texto é escrito por Janice Singer e pode ser encontrado no endereço acima. Achei-o interessante porque umas trezentas mulheres receptoras deste blog são minhas alunas, ex-alunas na graduação ou pós-graduação, portanto são mulheres que estão no mercado de trabalho, e de repente, o texto pode interessar. São administradoras, economistas e engenheiras.

8 de Março: Levando as Mulheres ao Topo, por Janice Singer
Hoje, 8 de março, marca o 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher. Como as mulheres do mundo ocidental, temos muito o que celebrar: melhores oportunidades, melhor educação, melhor saúde, mais opções para tudo, realmente. Nós também temos muita coisa para se preocupar - há ainda uma enorme quantidade de trabalho necessário em todo o mundo [países] em desenvolvimento para aumentar o status da mulher. Para definir o foco [do texto] para hoje, logo no início, no entanto, esta coluna não é sobre os nossos sucessos em casa e nem os problemas candentes[importantes] que deparamos a nível internacional.
Esta coluna é sobre uma área de flagrantes, onde as mulheres têm de fazer mais progressos em casa, aqui no Canadá mesmo. Nos últimos dois anos, tenho trabalhado no Programa de Assistência à Pesquisa Industrial do Conselho Nacional de Pesquisas (NRC-IRAP) como Orientadora de Tecnologia Industrial (ITA). Meu papel é trabalhar com pequenas e médias empresas inovadoras, as empresas orientadas para o crescimento. Eu tenho um kit de ferramentas, incluindo serviços de consultoria, contatos e recursos que eu posso oferecer aos clientes para ajudá-los a levar seus produtos e serviços ao mercado, e ao crescimento. É um trabalho que estou apaixonada. Atualmente, estou trabalhando ativamente com cerca de 45 clientes, e eu tenho uma carga de trabalho de cerca de 60-70 clientes a qualquer momento. Destes clientes, apenas 3 fundadores, co-fundadores, ou CEO (CEO= Chief Executive Officer= chefe executivo = presidente da companhia ) são mulheres. Isso equivale a cerca de 4%. Mesmo sendo uma pesquisadora de engenharia de software em um campo dominado por homens, cerca de 15-20% dos meus colegas eram mulheres.
Claro, esse número é baseado na minha experiência pessoal e não pode aplicar em geral, mas em Ottawa, parece ser a opinião dos meus colegas. Além disso, isto não quer dizer que as mulheres não desempenhem um papel importante nos negócios dominado por homens -vemos elas freqüentemente como CFOs (diretor financeiro), chefes de RH, e em posições de gerenciamento e de alto nível técnico. Estes são papéis importantes que levam ao crescimento dos negócios, mas são significativamente diferentes do papel de um executivo (CEO).
Ora aqui está o cerne do problema, e o que eu gostaria de falar hoje. Eu sei que há muita pesquisa nessa área, mas não parece ter aumentado os números. Por que não há mulheres executivas (presidentes-CEO)? Qual a diferença entre uma executiva (CEO) mulher e um CEO do sexo masculino? E o mais importante, como podemos apoiar e fazer crescer o número de mulheres CEOs?
Para tentar resolver estas questões candentes em Ottawa, que começamos a pouco tempo um programa chamado Levando a Vencer para Mulheres (Lead to Win for Women), ou LTW2. Ao construir o modelo de Lead to Win nosso objetivo é oferecer a infraestrutura necessária para ajudar as mulheres a criar e expandir seus negócios. Para ser claro, não estamos oferecendo nossos serviços as mulheres empreendedora só porque elas são mulheres empresárias. Estamos a procura de mulheres que estão interessadas em crescimento significativo, com um roteiro que lhes leve além de suas fronteiras regionais e um fluxo de receita que suporte um número significativo de futuros empregados. Se você deseja abrir uma loja de bolinhos, muito bem [!], mas não é LTW2. No entanto, se você estiver planejando dominar o mundo dos bolinhos, então LTW2 gostaria de ajudá-la a chegar lá.
Nós acreditamos que as mulheres têm as mesmas necessidades essenciais, que os homens quando se trata de iniciar um negócio. No entanto, vamos adequar o programa à medida que avançamos para garantir que ele atraia e apóie mulheres empreendedoras. Agora, LTW2 está se concentrando em cinco elementos chaves:
1. Apoio para validar os primeiros conceitos de produto;
2. Apoio para testar protótipos ou produtos em fase inicial;
3.Acesso a um conjunto de recursos que pode codificar, desenvolver interfaces de usuário, vender & comercializar e desenvolver websites;
4. Um website LTW2 que possa ser usado como uma vitrine e intercâmbio para adequar necessidades/conjunto de recursos.
5. Acesso a uma equipe que pode gerenciar o crescimento das receitas.
LTW2 acabou de ser criado. Nossa data oficial de lançamento é 30 de abril de 2011. Nosso objetivo é fazer de Ottawa o maior centro mundial para as empresas orientadas para o crescimento lançadas por mulheres. E pretendemos evoluir o nosso programa o necessário para satisfazer as necessidades das clientes LTW2.
Nós encorajamos todo mundo a enviar-nos comentários e nos ajudam a dar forma a este programa. Em particular, gostaríamos de ouvir as mulheres empreendedoras de Ottawa, que poderiam se beneficiar com o programa LTW2. Além disso, gostaríamos de ouvir todas as mulheres que criaram uma empresa de sucesso, com seis ou mais empregados - por favor, olhe para trás em suas experiências e comente sobre os cinco elementos que compõem o nosso foco inicial.
Juntas, vamos determinar o que podemos fazer agora, para que em 20 anos, nós marquemos o 120º aniversário do Dia Internacional da Mulher, comemorando duas décadas de um número crescente de mulheres CEOs de sucesso.
Para saber mais sobre LTW2, entre em contato: janice.singer @nrc-cnrc.gc.ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário