Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Bolsa de Estudos para o Japão




No mês de maio estarão abertas as inscrições para bolsa de estudo do governo japonês, chamada bolsa Monbushô, que todos os anos oferece três vagas para Amazônia Ocidental, em qualquer área do conhecimento.
Para pleitear uma vaga o(a) candidato(a) tem de ter 34 anos até 1 de abril de 2011, formação universitária e disponibilidade para viajar em abril ou outubro de 2011.
A seleção é feita por meio de uma prova de inglês ou japonês, histórico escolar e entrevista. A carta de aceitação da universidade no Japão é necessária.
Desde da década de setenta vários estudantes, professores e profissionais têm usufruído desta bolsa. Eu tive a oportunidade de ser bolsista por dois anos.
A Associação de ex-Bolsistas da Amazônia Ocidental do Japão, com sede em Manaus- AMEOJAPÃO- dá todas as dicas, e ajuda com informações os interessados que desejarem a concorrer para obtenção da bolsa.
O período mínimo é de dois anos, como estudante de pesquisa, mas pode ser extendido para mestrado e doutorado. Se aceito no mestrado, o aluno ficará seis meses estudando a língua, mais seis como pesquisador e dois anos no mestrado. O doutorado tem a duração de três anos. O valor da bolsa é +/- 156.000 ienes, ou quase 3 mil reais, ou quase 1700 dólares. Nada mal, né !?
Para maiores informações ligue para o consulado japonês: (92) 3232-2000, ou mande email para ameojapao@yahoogrupos.com.br ou para mombusho2007@yahoogrupos.com.br
Qualquer faculdade/universidade que desejar, membros da AMEOJAPÃO irão até ela para proferir palestra e dar todas as informações necessárias.
Há também bolsa para quem deseja estudar a graduação no Japão, nesse caso as provas,em inglês ou japonês, são como um vestibular. A duração é de cinco anos.
Essa bolsa é também oferecida em outros consulados gerais japoneses existentes no país.
Para maiores informações acesse o site:
http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/bolsa/bolsa2010.html


2 comentários:

  1. Ótimo, professor. Gostei. Irei passar a informação.
    Como o senhor está? Tudo tranqüilo?
    Espero que sim. Se Deus quiser.
    Xaus.

    ResponderExcluir