Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O PT optou por Alfredo e embaralhou tudo.

Na política amazonense, apesar de ter algumas figuras bastante conhecidas e respeitadas profissionalmente, o PT local nunca foi um protagonista. Mas na eleição deste ano, apesar não ter candidato próprio para governador e nem para senador, o partido, com a sua decisão, ontem, de apoiar o senador Alfredo Nascimento para o governo do Estado, causou uma reviravolta no cenário político e na vida de muita gente. E ponha gente nisso. Há quem diga que os cargos de filiados do partido em diferentes orgãos e secretarias estaduais, bem como na UEA chegam a 500 pessoas. Cargos que vão de titular de secretaria de Estado, passando por vários níveis até chegar à atendente de portaria de repartições.
Mas a reviravolta mesmo será nos planos de gente mais graúda. A começar pelo atual e ex-governador.
Para onde vai o Omar agora ? O candidato do Lula é o Alfredo, e o candidato do Alfredo é a Dilma. Quem é o candidato do Omar ?
A Dilma terá dois palanques, se o Omar não abandonar o convívio do Planalto, esperando não ir de contra a popularidade do Lula no Estado. Ou irá se aliar ao Serra ? Se essa última opção acontecer, o senador Arthur Neto, vai correr para o abraço. Não só conseguiu um palanque para o Serra, como turbinou a sua própria candidatura. Nesse caso o DEM de Pauderney, também, ficaria muitíssimo grato, acabando com a crise existencial.
E o PC dos Bezerras ? Se Omar continuar pró-Dilma, Vanessa e Eron ainda têm chances. Ela mais do que ele ( mas não muita também). Agora, se o governdor mudar de lado, aí a situação complica para os dois; principalmente, considerando a mais recente pesquisa feita pelo Durango Kid. Eron não está dentro da lista das vagas disponíveis para deputado federal. Aí o plano B será continuar tudo como dantes, o patrão concorre para deputado estadual e a patroa para federal.
E o Eduardo Braga ? Agora companheiro o bicho pegou. Com quem ele fica ? Novamente a opção zero, e a menos provável: Omar apoiar Dilma, nesse caso Braga continua na mesma apoiando Omar. Mas se o governador mudar de palanque ? Acho muitíssimo difícil Eduardo mudar junto, principalmente se o vice na chapa de Dilma for do PMDB. A situação, para Eduardo, é bastante complicada. Creio que o partido dele entenderia o seu apoio ao Omar, sem apoiar José Serra, mas nesse caso, ele não subiria no palanque da Dilma, para não fazer campanha para o Alfredo. Mas ele não quer ser ministro dela ? Então teria de montar um palanque separado.
E o Amazonino ? Esse sem ser candidato está num situação difícil também. Se for confirmado o Serafim na chapa do Alfredo, irá ele fazer campanha para o Sarafa se eleger? Os petistas vão querer a companhia dele? Bom! Essa é a parte mais fácil. Embora, o PT não esteja no governo municipal, tem petista em cargo de confiança trabalhando no município. Mas mesmo assim, acho que não vai dar samba.
E se ele apoiar Omar, chateado com as novas companhias do Alfredo ? Vai receber o dinheiro que o Planalto prometeu ?
Não vou esquentar a cabeça com isso, o problema não é meu, vou ficar espectando para ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário