Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

50 anos de Brasília


Hoje é Bodas de Ouro de Brasília, 510 anos do Brasil, 218 anos de enforcamento de Tiradentes.
Aqui vem a primeira pergunta: Qual é o formato de Brasília ? Essa é fácil. O Plano Piloto de Brasília tem o formato de um avião. Mesmo quem não conhece a história, olhando a foto aérea da cidade e fazendo associação com a palavra piloto, a resposta é moleza: avião.Certo? Errado. Plano Piloto era o que pedia o edital; e o formato do Plano Piloto de Brasília é uma borboleta.
Antes que alguém diga que agora eu viajei na maionese, transcrevo aqui a última entrevista de Lúcio Costa, dada ao Correio Brasiliense em 6 de outubro de 1997, na ocasião tinha 95 anos, e viria a falecer no ano seguinte:
O que aborreceu o "pai de Brasília" foi a comparação feita por várias pessoas, de que a capital foi idealizada como se fosse um avião.‘‘Não tem nada de avião! É como se fosse uma borboleta.Jamais foi um avião! Coisa ridícula! Seria inteiramente imbecil fazer uma cidade com  o formato de avião. Do triângulo da Praça dos Três Poderes, que é a cabeça da cidade, surgiu a Esplanada para receber esses prédios destinados aos Ministérios. Surgiu o Eixo Monumental, não num sentido pretensioso, numa plataforma mais elevada.’’

Pai de Brasília ? Mas quem é o pai de Brasília ?
Apesar de reconhecer que os monumentos do arquiteto Oscar Niemeyer deram características próprias a Brasília, Lucio Costa não divide a paternidade sobre a criação da capital.‘‘Eu criei a cidade, o projeto é meu! Eu comecei pelo princípio: a capital são os três poderes. De modo que essa cidade teria que ser caracterizada, de nascença, por essas circunstâncias, de ser a capital da República. E hoje todo mundo conhece a Praça dos Três Poderes, formada por um triângulo equilátero,equivalente,porque os poderes são independentes e, teoricamente, autônomos. Então, a Praça dos Três Poderes foi o ponto de partida.’’Lembra que nem mesmo o presidente Juscelino Kubitschek deu piteco sobre o projeto urbanístico da nova capital.‘‘Juscelino não deu palpite nenhum,nenhum mesmo! Juscelino deu todo apoio ao meu projeto e o nome da cozinheira se consolidou.’’
O projeto de Lúcio Costa determinou o formato da cidade, ruas, avenidas, os sítios dos palácios, a praça dos Três Poderes, os prédios dos ministérios, os eixos, etc. Coube a Oscar Niemeyer embelezar a cidade com a sua arquitetura. Portanto, Brasília tem um fundador, Juscelino Kubistschek, e dois pais.
Hoje, ter dois pais do mesmo sexo já é mais comum, mas não era há 50 atrás.

A Xícara e o Pires
“Ao traçar as formas [do Congresso Nacional] Niemeyer teria se inspirado num diálogo ocorrido entre George Washington e Thomas Jefferson, na fundação dos Estados Unidos. Durante um chá da tarde, Washington defendia a existência de duas casas, Jefferson argumentava que seria melhor ter apenas uma assembléia legislativa.
- Por que você põe o chá no pires? – teria dito Washington.
- Para esfriar – teria sido a resposta de Jefferson."
Como a República brasileira nasceu bicameralista; com uma casa esfriando os debates calorosos da outra, o Congresso brasileiro ganhou a forma de uma xícara e um pires na sua transferência para Brasília.

A Catedral do Ateu
Comunista de carteirinha e ateu por ideologia, Niemeyer teria usado símbolos cristãos na idealização da Catedral de Brasília. As colunas que a sustentam seriam os dedos cruzados das mãos em forma de oração. Além disso, ela é uma das raras catedrais cuja entrada é feita por um túnel abaixo do nível do solo – o que parece ser uma clara referência às catacumbas romanas que abrigaram os primeiros cristãos.

A Foice e o Martelo de JK
Em pleno regime militar, Niemeyer teria se inspirado no velho símbolo da bandeira da extinta União Soviética para erguer sua homenagem a Juscelino Kubitschek. No Memorial JK, que ocupa o lugar planejado para o legislativo do Distrito Federal, o pedestal com a estátua do presidente que criou Brasília lembra inegavelmente a foice e o martelo.

Curiosidades
- Do início da obra até a inauguração foram 42 meses. Do Rio para Brasília, JK fez 365 viagens.
- Em 1813, o jornalista Hipólito José da Costa, fundador do Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, editado em Londres, redigiu artigos em defesa da interiorização da capital do País, para área "próxima às vertentes dos caudalosos rios que se dirigem para o norte, sul e nordeste".
- "O modelo dos táxis deve ser previamente estabelecido. Deve ser o DKW CINZA ESCURO, de preferência de quatro portas..." Lúcio Costa, em carta ao presidente da Novacap.
- "(...) A via de comunicação W-3 não deve ser intensamente iluminada. Trata-se de via secundária. (...)" Lúcio Costa, em carta a Ismael Pinheiro, construtor de Brasília.
- “O presidente voava para Manaus com alguns ministros. Pretendia fazer uma rápida parada em Goiânia, e assinar o documento (propondo ao Congresso à abertura da Novacap, empresa pública responsável pela construção da capital.) No aeroporto, o governador Juca Ludovico (de Goiás) e uma multidão o esperavam, mas o mau tempo impediu que o avião da comitiva pousasse. Sobrevoaram a área por mais de duas horas e resolveram mudar o rumo. Foram para uma pista de pouso em Anápolis, perto de Goiânia. Chegando lá, a única coisa aberta era um botequim. Nele, Juscelino assinou a mensagem junto a uma comitiva de cerca de 25 pessoas. O que deveria se chamar ‘Mensagem de Goiânia’ entraria para a história como a ‘Mensagem de Anápolis’. Só deixaram de fora mesmo foi o botequim.”
- Numa viagem a Brasília, um repórter mineiro, ao ouvir o presidente falar sobre o Lago Paranoá, comentou:
“Presidente, não há água para encher esse lago que o senhor fala...”
Obstinado e cansado de pessimismo, JK retrucou:
“Não tem importância, se não houver água encheremos no cuspe”.
- O escritor Gustavo Corção, crítico ferrenho a Brasília, aproveitava-se de seu diploma de engenheiro para escrever artigos dizendo que, por ter o solo muito poroso, o Lago Paranoá nunca seria cheio ( e a água seria absorvido por ele).
Um dia chega à sua casa um telegrama da presidência da República com a singela mensagem: “Encheu, viu?”.
Derrotado no Lago, Corção passou a dizer que devido à localização de Brasília os cabos telefônicos do Rio de Janeiro não chegariam à capital.
No dia 17 de abril de 1960, quando os cabos chegaram, JK pediu a um assessor que ligasse para a casa do escritor: “Os fios chegaram. Viu?”
- Se fosse um pais, o Plano Piloto seria tão rico quanto Luxemburgo. Com PIB de R$ 99,9 bi em 2007, a cidade estaria na 65ª posição no ranking mundial, à frente de nações como Uruguai e Bulgária e próximo a Luxemburgo e Eslovênia.
- A idéia da mudança da capital, do Rio de Janeiro para o interior, é bastante antiga. Hipólito José da Costa já a defendia no início do século passado. José Bonifácio apresentou projeto para mudança da capital, na Constituinte que acabaria dissolvida por Dom Pedro I. Todas as constituições da República (de 1891, de 1934, de 1937 e de 1946), previam a mudança.

Brasília faz 50 anos. Cresceu e mudou muito. Em vários aspectos mudou para melhor. No início veio muita gente honesta para trabalhar muito e ganhar pouco, hoje tem muita gente que vem de fora para trabalhar pouco e ganhar muito.
Contudo, pode-se afirmar, que apesar de seus políticos, Brasília foi um sonho que deu certo.

Cláudio Nogueira


Fontes: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasilia50anos/2010/04/13/os+seis+projetos+que+poderiam+criar+uma+nova+brasilia++9457126.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia
http://www.infobrasilia.com.br/bsb_h1p.htm
Veja também : http://www.brasilia50anos.com.br/ Brasília, a cinquentona mais charmosa do Brasil.

3 comentários:

  1. Estranha esta história da borboleta. Eu tenho um livro aqui, que são textos do próprio Lúcio Costa reeditados (Lúcio Costa: sobre arquitetura) e ele mesmo escreve:
    "...vejamos como nasceu..:
    1 - Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz ..."
    Tem até um desenho de cruz ao lado, que ele mesmo rabiscou.
    No documentário "A vida é um sopro", o Niemeyer fala isso também: que era uma cruz.
    Nunca ouvi falar de borboleta. Essa é nova.

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar que a localização de Brasília surgiu em um sonho de Dom Bosco, existe algum fundo de verdade nisso? E sobre a vocação mística da região, tem algum comentário?
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que o desenho do Plano Piloto teria sido inspirado no símbolo comunista Foice e Martelo.

    ResponderExcluir