Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Time: Lula é o Político mais Influente do Mundo



A famosa revista americana TIME, publicou hoje as figuras mais influentes em diversas áreas: os lideres, os pensadores, os hérois, os artistas, etc.
Lula foi escolhido o político mais influente do mundo. Barack Obama ficou com o quarto lugar. O texto abaixo foi escrito pelo cineasta Michael Moore, aquele que odiava o Bush, e autor dos filmes "Tiros em Columbine" e "Farenheit 11 de Setembro".
"Quando os brasileiros elegeram pela primeira vez Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002, os barões do roubo no país checaram nervosamente os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles tinham transformado o Brasil em um dos lugares mais desiguais da Terra, e agora parecia o tempo da recuperação. Lula, 64 anos, era um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina - na verdade, um membro fundador do Partido dos Trabalhadores – tinha sido preso uma vez por liderar uma greve.

Quando Lula finalmente conquistou a presidência, após três tentativas fracassadas, ele era uma figura familiar na vida nacional brasileira. Mas o que o levou para a política em primeiro lugar ? Foi seu conhecimento pessoal de quão difícil, muitos brasileiros têm de trabalhar para sobreviver ? Ser forçado a abandonar a escola depois da quinta série para sustentar sua família? Trabalhar como engraxate? Perder parte de um dedo em um acidente de fábrica?

Não, foi quando, aos 25 anos, viu sua esposa Maria morrer no oitavo mês da gravidez, junto com seu filho, porque não podia pagar assistência médica decente.

Há uma lição aqui para bilionários do mundo: deixem que as pessoas terem bons planos de saúde, e elas causam muito menos problemas para você.

E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da presidência de Lula - ele foi eleito para um segundo mandato em 2006 até o final deste ano - é que, mesmo enquanto ele tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo com programas sociais do governo como o Fome Zero (Zero Fome), visando acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os E.U. parece mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia.

O que Lula quer para o Brasil é o que costumamos chamar de sonho americano. Nós, nos E.U., pelo contrário, onde os 1% mais ricos possuem agora mais riqueza financeira do que os 95% inferior combinado, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando mais parecido com o Brasil."

Leia na revista:
http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984864,00.html

Veja como foi feita a lista:
http://www.time.com/time/video/player/0,32068,81960884001_1985769,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário