Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

10 maneiras que Facebook pode arruinar sua vida

Esta semana a respeitada revista americana Newsweek escreveu advertindo sobre os riscos do Facebook. Será que ela está com a razão ou exagerou ? Alguém pode dizer que um bonita faca Tramontina é um perigo porque serve para matar, mas uma dona de casa pode alegar que ela é uma ferramenta e tanto. Então, depende com é usada. Vamos ao texto:

Esta semana Facebook vai registrar seu 500 milionésimo membro [500.000.000ésimo, alguém sabe como se diz isso ?]. É um marco tanto importante quanto sem sentido: sim, é um lembrete quão grande o gigante de mídia social tornou-se; mas realmente precisamos sermos lembrados? Que o Facebook é parte do cotidiano de muitos americanos está claro. Mas como ele está afetando estas vidas ainda está sendo examinado. Sabemos que o Facebook pode ser bom para sua saúde, e que ele pode fazer tudo, desde redes de relacionamento a compatilhamento de fotos mais facilmente. Mas há também um lado potencialmente sinistro, mesmo para além de questões de privacidade duvidosa. Abaixo, 10 maneiras que o Facebook podem fazer mais mal do que bem.

1. Você pode reencontrar com seus pais biológicos. Isso pode ser uma boa notícia, mas nem sempre. Tome o exemplo de Sagala Prince, que encontrou seus filhos biológicos no Facebook, as crianças que ela alega terem sido sequestradas, mais de uma década atrás, por seu ex-marido. A mãe e as crianças estão agora reunidas. O único problema: as crianças cresceram com seu pai e não querem nada com a mãe, que agora tem a custódia. E em uma história ainda mais horripilante, Aimee Sword foi recentemente condenada de nove a 30 anos [ainda não foi não, isso é a variação entre a pena mínima e máxima] de prisão por abusar sexualmente de seu filho biológico de 15 anos de idade, a quem ela rastreou no Facebook.

2. Seus credores podem encontrá-lo. Credores usam o Facebook como uma maneira de acompanhar os movimentos dos devedores e manter seus olhos em quaisquer potenciais ativos (bens) que podem ser aproveitados para cobrir dívidas. Primeiro, os credores podem usar o Facebook para determinar se você é um candidato digno para um empréstimo. Mas se você vier a dever dinheiro a um credor, a empresa pode encontrá-lo e descobrir o seu património, monitorando seu feed no Facebook.

3. Suas seguradoras podem negar suas reivindicações. Lembre-se da mulher que estava recebendo a compensação de trabalhadores com depressão, somente por "ter se mostrado" na foto sorrindo no Facebook ? Seus benefícios de seguro foram cortados, com as seguradoras dizendo que suas fotos mostraram que ela estava pronta para voltar ao trabalho. Isso deixou preocupados os advogados que defendem a sua causa de invalidez. Muitos agora desaconselham informar tanto no Facebook.

4. Seu ex pode usá-lo contra você em um divórcio. Facebook é uma ferramenta popular para os advogados de divórcio, que passam um pente fino nas páginas das esposas de seus clientes em busca de prova da negligência, infidelidade, ou engano. (Um estudo sugere que o Facebook aparece em uma em cada cinco novas petições de divórcio ). Mashable diz que uma mulher perdeu a guarda dos filhos após o seu ex provar que ela foi passar um tempo cuidando da lavoura em Farmville em vez de desfrutar um tempo preciso com seus filhos; enquanto os advogados de divórcio tem dado várias entrevistas exaltando as virtudes do site como uma forma expor roupa suja prejudicial .

5. Poderia fazê-lo ficar deprimido. Pesquisadores da Stony Brook University, em Nova York revelaram que meninas adolescentes que passam mais tempo discutindo suas vidas com os amigos são mais propensas de ficarem deprimidas. Aparentemente, gastar muito tempo falando de fofocas e de seus problemas podem fazer você se sentir pior, e não melhor. Os pesquisadores não estudaram Facebook, em particular, mas indicaram que sites de redes sociais como o Facebook tornou mais fácil para as pessoas de estarem em contato constante com amigos e perpetuar as discussões não saudáveis.

6. Pode custar-lhe o emprego. Uma pesquisa britânica de empregadores descobriu que metade dos pesquisados recusou candidatos a emprego uma vez que algo desagradável sobre o candidato saiu no Facebook. (Os exemplos incluem contos de embriaguez, fotos de uma atividade ilegal e erros de gramática.) Nos Estados Unidos, 20 por cento dos empregadores admitiu usar as páginas do Facebook para potenciais candidatos a emprego, enquanto nove por cento dizem que vão começar em breve.

7. Pode lhe "entregar" para sua família. Mesmo se você é discreto no Facebook, seus amigos fofoqueiros pode não ser, e podem postar comentários que traem seus segredos. Mas também há mais insidiosos "outings" (saindo do armário) acontecendo: alunos do MIT desenvolveram um algoritmo que consegue, com sucesso, identificar usuários gays através da análise de quantos dos seus amigos eram gays.

8. Pode tornar mais fácil para o seu perseguidor ou parceiro violento seguir seus movimentos. Vamos ser honestos: se não houvesse o Facebook, abusadores iria encontrar um outro gatilho para detonar sua raiva. Mas o Facebook tornou mais fácil para essas pessoas manter os olhos em suas vítimas e responder aos seus movimentos, mesmo após a vítima ter cortado os laços. Em um caso particularmente triste, uma mulher que mudou seu status no Facebook para "solteira" foi morta pelo marido, de quem ela tinha se separado. Depois de ver seu status, ele invadiu a casa dela e esfaqueou repetidamente.

9. Você pode ser processado por difamação. Já existem vários casos de processos por difamação sobre o conteúdo postado no Facebook. Na Grã-Bretanha, onde a difamação é mais fácil de provar que nos os E.U., um empresário ganhou £ 22,000, quando um ex-colega de escola criou um perfil falso cheio de informações difamatórias. Nos EUA, uma banda de Ohio processou um "grupo de ódio" [grupos que promovem o ódio por razões de sexo, raça, cor, orientação sexual, etc.] no Facebook e uma empresa de reboque de Michigan processou um estudante que criou uma página no Facebook, alegando que a empresa reboca carros legalmente estacionados. (A empresa diz que essas alegações são falsas). Até agora, a lei parece estar do lado de quem postou. Mas ainda é uma amolação.

10. Seus filhos podem ser alvo de predadores. Depois que uma adolescente na Inglaterra, ser assassinada por um criminoso sexual que dizia ser um adolescente no Facebook, a versão britânica do site acrescentou um botão de "pânico" que permite que adolescentes relatem qualquer atenção indesejada - incluindo bullying cibernético - diretamente às autoridades . Mas o botão não está ainda [disponível] nos E.U. ou em outras versões internacionais do Facebook, e não está claro se a empresa pretende adicioná-lo.

http://www.newsweek.com/blogs/the-human-condition/2010/07/20/10-ways-facebook-can-ruin-your-life.html?GT1=43002

Vídeo: http://itunes.apple.com/us/podcast/newsweek-video/id88000805

Nenhum comentário:

Postar um comentário