Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Copa 2010: A Quebra de um Tabu

Com a eliminação de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Copa América virou Eurocopa. Com finalistas unicamente europeus, um tabu vai ser quebrado; até então nenhum país europeu tinha ganho fora do seu continente, e o Brasil perdeu a oportunidade de ser o único ganhador em todos os continentes em que a Copa foi disputada. Ganhou uma vez na Europa (Suécia, 1958), uma na América do Sul (Chile, 1962), duas na América do Norte (México, 1986 e USA, 1994) e Ásia (Japão).
Das seleções que ainda disputam: Alemanha, Holanda e Espanha, a Holanda é a única que venceu todas as partidas. Alemanha e Espanha já perderam uma cada.
Se a Holanda ganhar a Copa será muita ironia do destino, ela foi dona da África do Sul por mais de dois séculos, estaria ganhando de certa forma em casa. É como se Portugal ganhasse uma Copa em Angola ou Moçambique.
A Holanda vai para a sua terceira final, as duas anteriores - contra os donos da casa - perderam: 1974 contra a Alemanha e 1978 contra a Argentina. Duas finais seguidas. Se ganhar o Mundial, fica parecido conosco, que tínhamos duas super seleções em 82 e 86, mas não ganhamos; todavia em 1994, como um time mais modesto, vencemos.
Em 1994, um jornal de Los Gatos, pequena cidade da Califórnia, onde o Brasil estava hospedado, publicou que "a Copa do Mundo sempre encontra o seu caminho"; isto é, não tem surpresas, no final sempre ficam os favoritos. E nessa Copa não foi diferente. Aparte da Argentina que surpreendeu, os três que ainda estão ainda competindo, foram realmente os melhores. E Messi, apesar de não ter feito nenhum gol, para mim, ainda é o melhor do mundo. Isto é, o sujeito é bom de bola. Não fez gol mais ajudou muito o time. Ele me vai ser muito útil nas minhas aulas para explicar a diferença entre eficiente e eficaz. Ele é eficiente mais não foi eficaz. E que um time precisa é de gols, como faz Klose, Sneijder, Villa e Fúrlan. Arriba Fúria !!!
Alemanha está fora da final -07.07.2010
O parágrafo anterior foi escrito antes do jogo Espanha x Alemanha. Jogo em que a Alemanha ficou paralizada e se alesou, se abestalhou. Pode-se dizer muitas coisas: (1) Que eu não entendo de futebol. Foi a Espanha que não deixou a Alemanha joga. Primeiro, eu estava torcendo pela Fúria; segundo, a Holanda foi para cima do Uruguai, mas esse não se medrontou, ele também foi para cima da Holanda, por isso o jogo foi bonito. (2) Parece que a Alemanha estava jogando pelo empate. Mas não existe empate nessa fase. E por que a Alemanha foi tão apática e só expressou uma leve reação depois do gol ? Por que queria correr pouco, ganhar no contra ataque e se polpar para final ? Eu tenho uma teoria sobre a motivação de cada time, mas antes deixa dizer que a Alemanha, que perdeu na final da Eurocopa de 2008 para a Espanha, parece que entrou em campo respeitando a adversária. Eu tenho uma teoria, mas antes deixa eu dizer uma coisa, antes que eu me esqueça. Se a Espanha vencer a Copa, ela repete o feito da França, só que na ordem inversa. Em 1998 a França foi campeão do Mundo, e em 2000 foi campeão da Europa, mas 2002 foi eliminada da Copa na primeira fase.
A minha teoria é o seguinte, e isso pode acontecer ou ter acontecido com o Brasil também. A Alemanha já foi para sete finais de Copas do Mundo, a mesmo número que o Brasil, e ganhou três. A Holanda, o Uruguai e a Espanha estão jogando o jogo da vida deles. São oitenta anos de Copas e nunca a Espanha tinha chegado a uma semi-final. Aquela frase que é atribuída aos mexicanos, também é dita na Espanha: "Jogamos como nunca e perdemos como sempre". Eu gosto de ler os jornais de cada país depois da classificação ou desclassificação, li no El País, em 2006: "Somos sempre assim, nadamos, nadamos, para morrer na praia." Na realidade, eles podem até morrer, mas será a primeira vez que eles chegaram na praia.
Então vejam só, é da natureza humana; nem brasileiros, nem argentinos e alemães estão mais motivados que estavam os uruguaios, que a sessenta anos não ganham uma copa, do que os holandeses, que a trinta e dois anos não chegam a final da Copa, e muito mais os espanhóis que a oitenta anos tenta chegar até o final da Copa. Talvez o que tenha acontecido hoje, foi isso: os alemães querem ganhar, mas o organismo psíquico deles, não querem mais do que os espanhóis.
Arriba Espanha !!! Mas que vai ser pedreira vai. Os holandeses estão igualmente motivados, e duvido que eles venham apáticos, como os alemões hoje. Ainda bem !Graças a Deus !
PS. Bruno jogador do Flamengo se entregou a polícia hoje. Já tem chefão da penitenciária brigado para ter ele no time. Pode até ser que mude de posição. Edinho, filho de Pelé, disse nas páginas amarelas da Veja, que na prisão jogava na linha. Eh ! Em terra de cego quem tem olho é rei. Ou filho dele.
Mas para ser justo com o Edinho, na entrevista diz que não foi provado nada contra ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário