Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Em Pesquisa Eleitoral, Tamanho não é Documento

Hoje a noite o Jornal Nacional divulgou a mais recente pesquisa da Globo/Estado/Ibope para presidente da República, e o resultado confirmou que a Dilma Roussef está na frente de José Serra. O portal IG comentou:

"Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. No dia 23 de julho, a pesquisa Vox Populi/Band/IG já colocava a candidata à frente de Serra, com uma vantagem de 8 pontos percentuais e fora da margem de erro. A pesquisa Datafolha, divulgada no dia seguinte, apontou empate técnico entre os dois candidatos, com vantagem de 1 ponto percentual para o tucano.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Dilma venceria com diferença de seis pontos percentuais. A petista aparece com 46% das intenções de voto, contra 40% de Serra, de acordo com a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Os votos brancos e nulos somam 6% e 8% se disseram indecisos."

Agora caro e-leitor tire as suas próprias conclusões:

"O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 de julho em 174 cidades de todas as regiões do País."
"O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho."
"A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os Estados, exceto Roraima."

Quais são as suas conclusões ? A primeira é que elas foram feitas em períodos muitos próximos. Então, as divergências de resultados deveriam ser insignificantes. A segunda é que a pesquisa correta é a da Datafolha porque teve um número maior de pesquisados. Certo ? Não necessariamente. Não é isso que torna a pesquisa Datafolha mais precisa. Veja o comentário sobre isso logo abaixo no post "Voto Obrigatório, Facultativo e a Pesquisa Eleitoral", para entender porque tamanho não é documento. Particularmente, achava a pesquisa do Datafolha muito suspeita; a impressão que dar, como já disse antes, é que foi lançada para fazer frente a pesquisa Vox Populi/Band/IG, afim de evitar estragos na campanha de Serra, e com a divulgação da pesquisa Globo/Estado/Ibope, a pesquisa Datafolha ficou mais suspeita ainda. Afinal Vox populi, Dei vox est.

Sobre isso Ricardo Kotscho escreveu no seu blog:
30/07/2010 - 21:50
Ibope desempata pró Dilma: como fica o Datafolha?
"Não sou especialista em pesquisas _ aliás, como vocês sabem, em coisa alguma _, mas são números tão divergentes estes apresentados pelos três maiores institutos do país que, neste momento, o Datafolha fica mal na fita. Talvez seja o caso de repensar a sua metodologia, baseada em entrevistas nas ruas nos pontos de grande fluxo de pessoas (os outros ouvem os eleitores em suas casas)."

Falando de pesquisa suspeita és aqui mais um exemplo:

Agência Brasil - 27/10/2008
Belo Horizonte - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito eleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), criticaram, no domingo, o Instituto de Pesquisas Ibope, ao comentarem o resultado final da apuração, no qual Lacerda atingiu 59% dos votos válidos contra 40% de Leonardo Quintão (PMDB). Na noite de sábado, o Ibope divulgou pesquisa que apontava empate técnico entre os dois candidatos.
“O Ibope deve uma explicação à população de Belo Horizonte. Nós não estamos falando de equívocos naturais de avaliações, mas de um erro crasso, que eu jamais tinha visto numa campanha eleitoral”, criticou Aécio.
Em sua primeira entrevista coletiva como prefeito eleito, Lacerda reforçou as queixas do governador, utilizando-se praticamente das mesmas palavras."

Afinal em quem devemos acreditar ? Já se vai o tempo que de barriga de mulher, cabeça de juiz e de urna eleitoral não se sabia o que iria sai de dentro. Saber antecipadamente, o que vai sair da cabeça de juiz, é dos três o mais danoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário