Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

18 de julho de 1947

Nesta data nasce "de fato" o Estado judeu e o professor José Ribamar Bessa Freire, no beco da Bosta, na Aparecida; hoje beco da Indústria, onde vivi 40 anos. A mãe dele tinha quatro filhas; a avó Marieliza, em visita a são José de Ribamar, no Maranhão, fez uma promessa ao santo. A promessa foi tão forte que nasceram, na sequência três homens. José Ribamar, ou simplesmente Babá, é o mesmo (veja o post abaixo) da "A Jabulani Brasileira". A ironia nessa história é que existe um outro José Ribamar, que o primeiro detesta, mas que o nome tem a mesma origem: José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, ou simplesmente José Sarney, presidente do Senado.

O nascimento do Estado judeu:

"18 de julho, 1947: um navio da Haganá, rebocado pela marinha britânica, aporta em Haifa. a bordo estavam 4.554 sobreviventes do genocídio nazista, todos determinados a viver em Eretz Israel, a terra de Israel, único lugar no mundo que aceitavam chamar de "lar".

Yossi Harel, que liderou o Mossad na década de 1950, assim reportou o evento: "O Estado de Israel não foi criado em 1948, quando foi formalmente declarado no Museu de Tel Aviv. Nasceu mais cedo, em 18 de julho de 1947, quando um antigo navio americano, bastante danificado, o "Exodus 1947", arrastou-se para dentro do porto de Haifa".


O navio se tornou símbolo da luta dos judeus, muitos deles sobreviventes do Holocausto, para emigrar para a Terra de Israel, na época, sob mandato britânico. O incidente mostrou ao mundo as catastróficas conseqüências da política britânica para a Palestina, em vigor desde a publicação do Livro Branco, em 1939, que restringia a apenas 1.500 o número de judeus que podiam entrar legalmente no país. O sofrimento dos passageiros do "Exodus 1947" e a injustiça contra eles perpetrada pelas autoridades inglesas causaram protestos mundiais contra a Grã-Bretanha, resultando em maior apoio nas Nações Unidas em favor da criação de um Estado Judeu...
http://www.beitfortaleza.com.br/artigos/ver_artigos.php?id=47

Um comentário:

  1. Claudio,
    Ei cara o Beco da Bosta, nao e´o Beco da Industria, mas sim o Carolina das Neves.
    Geraldo

    ResponderExcluir